Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Crítica página

Caso edificante da política paraense foi, sem dúvida, a "conversão" ideológica de reservas morais de nossa melhor estirpe de políticos, como Guilherme Carabina, Vanderlan Quaresma, Marília Crespo, entre tantos outros,  a um insólito neo cabanismo na Câmara Municipal de Belém, sensibilizados que eram por milhares de motivos revolucionários para cerrar fileiras nesse levante beato-incendiário.
É cada cara de pau que aparece!

O monstro... e o monstro

Enquanto Zé Pedágio Serra jurava para a urubóloga Mírian Leitão, na Globo News, que havia se convertido em Robin Hood prometendo que vai até devolver dinheiro a quem paga imposto,  seu assecla Alberto Goldman tramava o aumento no preço do pedágio pago nas rodovias do estado de São Paulo, por sinal, já passando a vigorar a partir da meia-noite de hoje.
É o típico caso da execução pela mão cega, mais que depressa, da sentença que se anuncia bruta, para que o coração mole não perdoe. Uma malta de farsantes! Revoltante!

Antas em ação

É um primor de burrice e canalhice a manchete de hoje da futrica barbálhica(Diário do Pará) mostrando, mais uma vez, que seus escribas pensam ser os leitores tão idiotas quanto os redatores daquele desastrado papelucho.
Como podem "denunciar" uma fantasiosa privatização da COSANPA, companhia estadual, decidida em uma votação na Cãmara Municipal de Belém, que evidentemente não tem competência legal para tal? Com tantos cursos de alfabetização de jovens e adultos espalhados por aí, submeteram-se por pura resignação os pascácios escrevinhadores da infeliz reporcagem a esse mico cinematográfico.
Paciência! Essa é a índole da futrica(Diário). Em primeiro lugar está o fígado do patrão. Se ele está furibundo porque a conjuntura política não se moldou às suas vontades, fabrique-se alguns culpados e atire-os ao fogo dos infernos de seu grupo de comunicação. Fatos? Jornalismo? Danem-se! Não significam coisa alguma perto da vontade do patrão. Lamentável!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Tira esse cara daí... tira esse cara daí!

Deu na coluna "Panorama Político", do jornalista Ilimar Franco, "O candidato do PSDB ao governo do Pará, o ex-governador Simão Jatene, não quer saber do senador Flexa Ribeiro(PSDB) como vice. Teme que usem na campanha foto dele preso e algemado pela Operação Pororoca da Polícia Federal."
Quer dizer, o Zenaldo não quer o ex-detento na presidência do partido, Simão "Pescador" não o quer como vice e o povo certamente não o quererá como senador. Égua, Flexa, ninguém  te ama, ninguém te quer, perdeste até a mulher?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Escalação duvidosa?

Pela chapa apresentada sábado pelo PMDB, que concorrerá a deputado estadual, tem o nome do radialista Luís Eduardo Anaice, aquele que passou a maior parte do mandato de licença médica para dar vez ao escorregadio Parsifal.
Será que o homem do chicote do povo tem saúde para concorrer à reeleição, ou irá novamente guardar vaga para alguém que não tenha voto, mas atende as vontades do coronel Barbalho?

Ninho pemedebista

Pelo jeito, a rejeição nacional dos tucanos aos demos, não sendo diferente aqui no Pará, não deixará ao casal Pires Franco, que comanda o partido por essas bandas, outra alternativa que não a de se "aliançar" com o PMDB de Jader Barbalho e Almir Gabriel.
Ainda que Barbalho não queira concorrência em sua própria chapa, não é crível que ele tenha receio do potencial de votos da sra. Pires Franco, aliás, derrotada até por Priante nas últimas eleições municipais, daí tudo levar a crer que o máximo conseguido por ela nas próximas eleições é justamente ajudar a turbinar a volta de Jader ao Senado.

Cadê a estátua de Estácio de Sá?

Esse era o título de um samba, cantado por Miltinho, que fez muito sucesso na década de 60, não lembro o nome de quem compôs, falava da falta de uma estátatua no Rio de Janeiro que homenageasse o fundador da cidade.
Lembrei desse samba ao ver as fotos da convenção do PMDB e notar a falta de um dos "estácios" partidários, naquele evento que decidiu a candidatura juvenil do partido dos Barbalhos. Trata-se do deputado Wladimir Costa, um verdadeiro campeão de votos, que muito tem contribuido para que a legenda pemedebista tenha grande representatividade na Câmara Federal. Se não foi motivado por algum contratempo, fica a pergunta: o que terá tirado Wlad da convenção juvenil?

domingo, 27 de junho de 2010

Jornal cara de pau

O Globo é de uma cara de pau que seria risível, não fosse revoltante pela costumeira empulhação que recheia seu jornalismo vira latas. Hoje vem com uma que demonstra bem o histórico da famiglia Marinho de manipulação e patifaria.
Fala de um suposto constrangimento da candidata petista Dilma Rousseff, pela companhia que terá de políticos mal afamados, todos, diga-se, eleitos pelo voto direto e com histórico de apoio aos tucanos, durante os oito anos de FHC.
Só isso já seria argumento suficiente para poupar o leitor de sandices dessa natureza, pois se trata de fato decorrente da conjuntura política do país, que blinda certas figuras garantindo-lhes a permanência na cena política, independente de Dilma, PT ou quem quer que seja.
Depois, ao citar meia dúzia, o abominável porta-voz da ditadura omitiu o nome de mais de uma dezena de apoiadores de Serra, inclusive o famigerado Roberto Jefferson, mestre de cerimônias que agora anuncia as principais decisões tomadas pelo comando da campanha tucana.
É por conta desse comportamento delinquente que os jornais ditos de grande circulação mal atingem 1/4 da população brasileira. Integrantes da elite nefasta deste país, seus proprietários sempre estiveram na linha de frente de todos os golpes tramados contra os interesses populares, por isso o único sentimento que inspiram à nação é o desprezo.

sábado, 26 de junho de 2010

PHA tinha razão

Há cerca de dois anos atrás, quando ouvi pela primeira vez o jornalista Paulo Henrique Amorim dizer que era mais fácil o Vesgo, do humorístico "Pânico", eleger-se Presidente da República do que o tucano José Serra, achei um pouco exagerada tal afirmação, embora não ignorasse a tremenda antipatia que o ex-governador de São Paulo desperta até em aliados, dada sua indisfarçável arrogância.
Porém, ao ler as declarações do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia, furioso pela escolha do tucano paranaense Álvaro Dias para companheiro de Serra, tirei o chapéu para a acurada percepão de PHA, que sabia muito bem o que falava e de quem falava. A respeito da escolha atrapalhada e na surdina, Maia não escondeu de ninguém que isso terá como resultado o fracasso e sapecou, "a eleição nós já perdemos, não podemos perder o caráter..." Tudo porque o porta-voz desse arranjo político é ninguém menos que Roberto Jefferson, excentricidade em demasia para quem tenta ludibriar o eleitorado com o discurso da moralidade na política. Que enrascada!

Finalmente?

Ao que tudo indica, o decreto governamental publicado ontem no Diário Oficial do Estado, desapropriando mais de 160 imóveis e 68 boxes de uma feira no bairro do Castanheira, significa a retomada das obras da Av. 1º de Dezembro. Com isso, pode-se novamente sonhar com a 2ª via. Não política, mas outra alternativa de entrada e saída de Belém desafogando, assim, o tráfego no corredor BR-316/Almirante Barroso.
Aos poucos, o Ação Metrópole vai mudando a fisionomia da nossa cidade e com a alvissareira perspectiva de espraiar-se pela área metropolitana, fazendo virar realidade anseios represados por décadas, além da saudável aplicação dos recursos públicos, outrora considerada excessiva apenas porque seus projetos não saíam do papel.

O gato comeu?

É urgente que a Câmara Municipal de Ananindeua resgate a dignidade do seu papel fiscalizatório dos atos do Poder Executivo e vá fundo na análise dos motivos que propiciaram a paralisação das obras de prolongamento da Av. 3 Corações. Não é suficiente que a Prefeitura declare simplesmente que houve rescisão de contrato por abandono da empresa executora da obra. A quebra de contrato não previa multa à parte não cumpridora?
Uma obra parada há dois anos certamente causou inúmeros prejuizos ao erário, da mesma forma que causou aos moradores da área, advertidos pelo poder municipal a não realizar melhoramentos em seus imóveis, pois seriam remanejados e indenizados.
No entanto, até agora , nem remanejamento e muito menos indenização, só restando a suspeita do desvio dos recursos destinados à dita obra terem sido desviados para outras finalidades. E é isso que a população espera da Câmara, na medida em que esse zelo resultará tanto em dar um ritmo adequado aos trabalhos, quanto garantirá a transparência necessária ao bom andamento desses.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

"O saco do chefe é o corrimão para o sucesso"

Depois de parar o trânsito terrestre, conforme relataram exultantes o escorregadio Parsifal e o zeloso Bacana, mestres em ordenha escrotal, espera-se que o coronel Barbalho agora congestione o trânsito de informações, pois que isso o poupará do trabalho da distribuição de bordoadas em repórteres, bem como tesouradas em programas incovenientes. Égua!!!

A vontade dos coronéis

A tentativa de fazer Priante prefeito de Belém é manobra torpe que desrespeita a vontade popular. Em dois turnos, o pemedebista mal ultrapassou os 30% de votos, o que demonstra não ser ele o preferido.
Aí inventa-se uma chicana jurídica, coloca-se um jornal futriqueiro e descompromissado com a verdade para bombardear o leitor com matérias sensacionalistas e cria-se um clima golpista para beneficiar o perdedor.
Penso que D. Costa ofereceu todos os motivos jurídicos para ser apeado do poder, mas nada justifica que não se faça outra eleição. E em respeito à vontade soberana do povo.

É hoje o Dia Sem Globo

É hoje: #DiaSemGlobo


Hoje é dia de baixar a bola da Globo, e assistir o jogo na Band ou ESPN.

A Globo acha que é dona da Seleção, e que entra e sai na concentração, nos treinos, dando carteirada, na base do "você sabe com quem está falando?"

Acha que tem que dar as cartas, entrar e sair na hora que quiser, entrevistar quem quiser na hora que quiser, colocar jogadores como "figurantes" de sua programação. E quem contraria a emissora, é detonado no noticiário da TV, seja técnico ou jogador.

Aliás a emissora acha que é dona do futebol brasileiro, a ponto de mudar o horário dos jogos dos clubes brasileiros para depois da novela, prejudicando o trabalhador que tem que acordar cedo.

É hora de dar cartão vermelho na Globo.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sem traumas e sem arroubos autoritários

Todos os elogios devidos já foram feitos ao programa do governo estadual "Ação Metrópole", que está mudando a fisionomia outrora angustiada da nossa Região Metropolitana, por conta dos inúmeros problemas vividos pela população durante décadas, resultado de um crescimento desordenado e desigual.
Mas há um aspecto que precisa ser ressaltado, justamente por ser subliminar à execução de obras físicas, porém, sem o qual dificilmente se teria o êxito que se vem obtendo.
Toda a movimentação do Governo do Estado vem ocorrendo sem que se tenha provocado qualquer arranhão na autonomia dos municípios onde ocorrem as obras. Antes, ao contrário, algumas são antigas reivindicações das populações dessas cidades, que o PTP contemplou.
Bem ao contrário do que ocorreu, quando o PSDB era governo do estado e o PT governava Belém. Para manietar politicamente a administração petista, até um parlamento metropolitano chegou a ser cogitado, como forma de isolamento. Hoje, o feitiço virou contra o feiticeiro e aquela tunga dos recursos legalmente pertencentes a Belém, como parte desse ardil de isolamento, é exatamente a chave que fecha o isolamento e o fim da carreira política daquele que perpetrou a barbaridade que atrasou o desenvolvimento da RM por uma década pelo menos.

Spa eleitoral

Pelo isolamento que se desenha para os tucanos, sua bancada na Assembléia Legislativa tende a passar por um processo de "faquirização", a partir de 2011, que a deixará tão fininha que caberá confortavelmente em um fusquinha.
Algumas alianças proporcionais, atualmente em cogitação, permitirão, por outro lado, uma pulverização tamanha da representação parlamentar que muito mais partidos terão assento naquela Casa de Leis. A aliança cogitada entre PSCxPDT, por exemplo, é daquelas que, se consumada, causará estragos incauculáveis na hoje robusta bancada tucana. E por aí vai. Tá feia a coisa!

É Denorex (parece, mas não é)

O escorregadio Parsifal sofisma, a propósito do afastamento(pero no mucho) do PMDB do Governo do Estado, "...As circunstâncias só jogaram Almir Gabriel na mesma sala do PMDB, porque o PT não providenciou e o PSDB não preveniu.
O PT, por ter passado três anos de sua existência governamental, com atitudes de puberdade grosseira, mostrando a porta da rua ao PMDB..."
Não é bem a da rua a porta da discórdia, mas aquela que fica em compartimento recôndito e que não pode ser aberta com a frequência desejada por alguns pemedebistas. Zelar mínimamente por isso não se trata de "puberdade grosseira", e sim de madura seriedade no trato da coisa pública.
Além disso, à margem do que pensa Parsifal, constitui-se ausência de bons modos políticos, principalmente com mulheres, constrange-las com atitudes chantagistas e alarmistas, tentando demonstrar a elas que "sem um homem pra chamar de seu" seus projetos tendem ao fracasso. O desenrolar dos fatos demonstrou que não é bem assim. Para azar do machismo e da imprecaçao políticos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Virada

A primeira pesquisa eleitoral, feita após a oficialização das candidaturas, mostra a candidata Dilma Rousseff à frente do tucano José Serra acima da margem de erro. A referida pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria ao IBOPE é, também, a primeira deste instituto que  coloca Dilma na liderança. Eis os números:
DILMA ROUSSEFF- 40%
JOSÉ SERRA- 35%
MARINA SILVA- 9%
Como projetava o comando da campanha petista, em junho já estamos vendo a ex-Ministra à frente, constituindo-se em acerto da metade do projetado. Agora, para que a correção seja total, é necessário que Dilma atinja um patamar que a soma das demais candidaturas não alcance, o que resultará em vitória no 1º turno. Quem viver conferirá.

Censura

O CQC é o programa de maior audiência da Rede Bandeirantes de Televião em todo o Brasil. No entanto, não é em qualquer lugar que sua exibição integral brinda os telespectadores.
Em Belém, por exemplo, já se tornou surto virótico sua podagem para atender arroubos autoritários do proprietário da emissora que retransmite a programação da Band, a RBA do coronel Jader Barbalho. Há cerca de uma semana, segundo conta em seu twitter o apresentador Marcelo Tass, o programa passou mutilado em nossa capital porque levou ao ar matéria em que Barbalho agredia a reportagem que lhe abordava de forma sarcástica, querendo saber dele, como enforcado, o que achava da corda, ou melhor,  qual sua avaliação a respeito da lei comhecida como Ficha Limpa. Furibundo, Jader transformou-se em general Figueiredo, quase arrebentando quem o abordava; depois, transmutado em Armando Falcão, passou a tesoura no programa, "zelando pela manutenção da moral e dos bons costumes". Vá ser democrata assim lá no Perecal do Tapanã!

A Internacional da direita

É isso que Serra busca, conforme demonstra o Carta Maior,
CONEXÕES INTERNACIONAIS DE SERRA
Enquanto exuda veneno contra Morales, o Mercosul e o Itamaraty, por conta da  orientação soberana da diplomacia brasileira, Serra estreita laços internacionais que antecipam o que seria a política externa de um eventual governo da coalizão demotucana. Um exemplo ilustrativo:  o candidato do conservadorismo brasileiro é um dos convidados de honra do encontro internacional marcado para o dia 8 de julho, em Madri, organizado pela FAES , a Fundação de Análise e Estudos Sociais, do Partido Popular (PP), do direitista José Maria Aznar, classificado pela VEJA, em dezembro de 2002, como ‘a figura mais destacada da direita moderna'. Dois anos depois, os espanhóis demonstraram não compartilhar a avaliação da revista que hoje apóia Serra com o mesmo entusiasmo, tendo apeado Aznar e o seu PP do poder.  Na origem do Partido Popular encontra-se a Aliança Popular,  uma federação de agrupamentos de direita e de extrema direita, muitos deles dominados por egressos do franquismo. No poder pela primeira vez em 1996,  Aznar - à semelhança de Serra um personagem arestoso, que sempre manteve uma relação belicosa e agressiva com sindicatos e movimentos populares-  deflagrou um programa muito semelhante ao adotado pelo PSDB de Serra e FHC quando governaram o Brasil nos anos 90. Aznar privatizou serviços públicos, arrochou o orçamento do Estado, vendeu empresas como a Ibéria e ‘desregulou' mercados, como o da telefonia móvel, além de ensaiar cortes no auxílio-desemprego quando 11,5% dos espanhóis estavam sem trabalho. Serra talvez não possa comparecer ao convescote da direita franquista, por conta da campanha. Mas deve enviar um representante seu que apenas reafirma certo recorte  ideológico no plano  interno e externo: José Carlos Aleluia será a voz de Serra junto à direita espanhola, a mais radical da Europa.  Não poderia haver um sinal de apreço mais significativo em em relação ao Partido de Aznar: o DEMO Aleluia, final, é o mais forte candidato a ocupar a vice na chapa do conservadorismo brasileiro.
(Carta Maior; 23-06)

Sem novidade no front

Como já era esperado, o labiríntico Parsifal cerra fileiras com aqueles que não são contra a lei da ficha limpa, mas não suportam sua aplicabilidade. Natural, ela fere mortalmente o coronel que ministra a ordem unida que Parsifal obedece cegamente.
E aí vem aquela falação empolada, tipo engana trouxa, de que a lei não retroage para prejudicar, que é preciso respeitar o princípio da anualidade, enfim, manobras protelatórias que permitam que se continue a viver sob o império da impunidade. Pura balela. O entendimento jurídico a respeito da aplicação da lei é de que ela não pune ninguém. Apenas evita dar campo a quem cometeu delitos e, nesse sentido, ela é preventiva. Certo!

Complicada

É como está a venda do Baenão. No momento, tem o vendedor mas não tem o comprador. Segundo o colunista Carlos Ferreira, a Agre acaba de desistir da dita compra por conta da incerteza causada pelo processo de tombamento.
É um momento difícil, em que saem perdendo tanto quem é favorável à venda, como o presidente do clube, Amaro Klautau, quanto quem é contra como alguns conselheiros. Percebe-se que toda a programação financeira da atual diretoria foi feita contando com os recursos dessa venda. Frustrada esta, certamente haverá perda de patrimônio assim que recomeçarem as execuções judiciais. Tudo indica que sem união não há solução. Incerto é saber o que é mais inalcançável em termos de Clube do Remo.

3ª Via

Pelo caminhar da procissão, a tal Terceira Via tende ir a pique prematuramente. Seu mais ilustre articulador está em apuros, depois que o MP Eleitoral manifestou entendimento de que quem renunciou o mandato para escapar da cassação está inelegível para o próximo pleito.
Restam dois braços cansados e dois imaturos em demasia, pela juvenilidade, insuficientes para realizar a travessia nessas águas turvas. Tão turvas quanto o futuro político de quem por décadas foi o mais terrível coronel desses rincões e agora vislumbra o naufrágio antes da outra margem. Curiosamente, afundará abraçado com outro coronel que se pretendeu inesquecível, mas que o povo encarregou de demonstrar que no rio da política também não nos banhamos duas vezes na mesma água. Salve a Lei Nº 135/2010.

terça-feira, 22 de junho de 2010

DungaxRede Globo

Segundo o UOL, conforme aborda Luiz Carlos Azenha em seu blog Vi o mundo, a polêmica entre o técnico Dunga e a Rede Globo teve origem na proibição, determinada pelo treinador, de atletas concederem entrevistas exclusivas. Como todos sabem, entrevista exclusiva sempre foi privilégio restrito à Venus Platinada, por isso, soa estranho ver outros veículos de comunicação, que sempre choraram baixinho pelo privilégio global, agora investirem furibundos contra o treinador. Talvez seja porque ninguém sabe o que vai acontecer no dia de amanhã.
A gota dágua foi no domingo, quando o presidente da CBF tinha acertado a participação especial de três jogadores, inclusive Luís Fabiano, no programa Fantástico, o que foi vetado por Dunga para desespero de Alex Escobar, que teria dito ao telefone para o repórter Tadeu Schmidt mais ou menos o seguinte, "insuportável bicho, insuportável. Já havia acertado tudo com o Rodrigo(assessor de imprensa da CBF) e ele vetou, valeu Tadeuzão". Daí vindo o entrevero que azedou de vez o relacionamento.
A Globo agora parece torcer por um "afastamento branco" do treinador, através de uma punição imposta pela FIFA, como forma de mostrar a desimportância do treinador e abreviar sua carreira na seleção. Fizeram até uma comparação, descabida, entre o episódio de domingo e a punição de dois meses de gancho e mais multa de U$$ 25 mil, imposta ao treinador argentino Diego Maradona que, logo após o jogo que classificou los hermanos,  mandava os jornalistas "chuparem" e apontava para baixo. Como a associação é descabida, parece que Dunga está livre dessa punição tão ansiada pela Rede Globo.
Mas, pelo visto, se a imprensa opta pelo corporativismo, a população mostra-se, mais uma vez, contra a Rede Globo, conforme se constata pelo assunto mais comentado  no serviço de microblogs do Twitter, ontem, ter sido a frase "Cala boca, Tadeu Schimidt"- superando até a "Cala boca, Galvão"- por aquele ter lido um editorial no dito programa global espinafrando Dunga. Este, mesmo que perca o título, já prestou um grande serviço ao país quando mostrou que a seleção pertence a todos os brasileiros, e não ao monopólio arrogante da informação e seus negócios privados.

Empregos em alta

Há dez anos que o Pará não gerava tanto emprego como está gerando atualmente. Só nos cinco primeiros meses deste ano, foi gerado um saldo de 13 798 postos de trabalho com carteira asssinada, o maior desta década.
Com isto, estão bem próximas de serem atingidas as projeções de que teremos, em 2010, um saldo de 30 mil postos de trabalho criados, principalmente porque a construção da ALPA está prestes a iniciar e só com ela veremos gerados quase a metade desses postos projetados. 

Atrasado no debate

O editorial do jornal O Liberal, de hoje, é um primor de anacronismo. Repete a velha cantilena neoliberal de "Quanto mais o Estado for desobrigado de bancar atividades que poderiam ser transferidas à iniciativa privada, mais sobraria dinheiro para o Estado firmar-se como o agente responsável para prover o bem-estar geral."
Trata-se de exortação a distância para que o candidato José Serra adote o programa desenvolvido por FHC, do qual o candidato tucano foge como o faz o diabo da cruz, após Serra declarar dissimuladamente "não haver muito espaço para novas privatizações".
Não precisa nem recorrer ao exemplo da própria organização midiática que produziu o tal editorial, que por anos vampirizou equipamentos públicos para expandir-se pelo interior do Estado, e ainda subtraía vultosos recursos do erário para tal. Pegue-se os indicadores sociais dos oito anos de Lula e seu estado provedor do bem estar social e compare com os oito anos de demotucanismo e seu receituário neoliberal baseado, entre outras coisas, na venda de patrimônio público.
Compare-se, ainda, como FHC deixou 52 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, enquanto Lula e seus programas sociais elevaram para melhor a condição de vida de mais de 30 milhões de brasileiros. E porque Lula é aprovado por mais de 80% da população brasileira, enquanto o ex-presidente tucano é escondido pelo comando da campanha serrista por tratar-se de ícone da antipatia do povo brasileiro.
O debate está atrasado, reconheçamos, mas, felizmente, já está em curso. E não se pauta pelos parâmetros oferecidos pela imprensa brasileira, que ao longo dos séculos demonstraram cerrar fileiras sempre em prol dos muitos modelos geradores de miséria que as elites impuseram ao povo brasileiro.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A hora da forra

Em 1966, o Brasil vinha mal na Copa do Mundo da Inglaterra, ganhando da Bulgária por 2x0(Pelé e Garrincha, ambos de falta) e perdendo para a Hungria por 3x1. Então, foi enfrentar a invicta e já praticamente classificada Portugal, um simples empate já servia pros lusos.
Sem dó nem piedade, os portugueses massacraram os brasileiros não só no futebol, mas no quesito truculência com o zagueiro Vicente dando duas entradas violentas em Pelé que o fizeram sair de campo em condições semelhantes a do Elano ontem.
Que isto seja lembrado, na próxima 6ª feira, não para os brasileiros praticarem qualquer vingança, mas para jogar pensando na vitória, não importando se isso pode favorecer a Costa do Marfim, afinal, Portugal construiu uma vantagem considerável hoje. Se a atirarem no lixo, é problema deles, não nosso.

Gosto discutível

Elio Gaspari amava Geisel, que era um ditador; e ama Serra que é um déspota. No entanto, dissimula essa paixão pela truculência apelidando Lula de "Nosso Guia". Por sinal, ficou tão desnorteado quando o Presidente recusou a proposta de disputar um terceiro mandato, certamente não seria uma eleição, seria uma consagração, que até inventou um famigerado artigo acusando o governo brasileiro de deportar pugilistas cubanos que aqui disputaram o Pan-Americano e estavam apalavrados com empresários europeus para se profissionalizarem, o que acabou não dando certo e os atletas foram reconduzidos ao seu país, não sem antes agradecerem ao Brasil o tratamento a eles dispensado, agradecimento este mostrado no dominical global "Esporte Espetacular".
Por isso, é oportuna a cutucada dada no colunista serrista pelo jornalista da revista Carta Capital, Maurício Dias, ilustrada com os termos empregados no jingle do tucano, "bom", "mais competente", "melhor preparado", "boa gente", "mais seguro" e por aí vai a louvação levando Dias a concluir ironicamente que esse é "um candidato capaz de nos guiar". Leva pra ti, Gaspari, e bom proveito. Égua!

Decreto revogado

Graças à pressão da sociedade organizada, o prefefeito de Ananindeua acabou revogando o abominável decreto que limitava o uso da meia passagem. Felizmente, chamado à razão, o alcaide ananin teve um ato de grandeza não apenas por seu gesto revogatório, mas, também, por demonstrar humildade reconhecendo publicamente que voltou atrás considerando o relevante  papel desempenhado pelos estudantes na luta pela preservação de sua conquista.

domingo, 20 de junho de 2010

Pra onde eu vou?

Se não está blefando e caso consiga resgatar o encanto que sempre despertou nos ex-comunistas do PPS, tirando-os de junto de Jatene, Almir terá consumado uma vingança realmente maligna deixando o seu ex-pupilo falando só, como diz o velho ditado popular.
Parafraseando a Bíblia, do poste vieste e à poste voltarás. Sem direito sequer a uma mísera luminária. Égua!

Pará em alta

Segundo estudo da Consultoria IPC Target, publicado hoje em O Liberal, o Pará já possui 52% de sua população fazendo parte da classe C, aquela que tem rendimento familiar de até três salários mínimos. Até cinco anos atrás, este percentual estava concentrado nas classes D e E, aquelas cujo rendimento familiar é de até 1 salário mínimo e meio. Ainda, segundo o estudo, por conta dessa melhora nos seus rendimentos, os paraenses injetarão, só neste ano, R$52 bilhões na economia, o dobro do que a população amazonense injetará na economia daquele estado. E isso sem termos zona de livre comércio, como nossos vizinhos têm.
Já somos o 11º mercado consumidor do país e "disparado o mais relevante da Região Norte". Como aduziu Joy Colares, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém, definindo em poucas palavras o grande momento vivido pelo Pará, "Nunca teve isso. Só lá nos anos 70, na época do milagre econômico". Para aquela malta de pascácios, que vive a clamar por "grandes obras", tendo como modelo dessas biroscas de luxo, talvez isto pouco signifique. Porém, se pensamos em construir um Pará próspero, solidário e justo pode-se afirmar, como afirma o senhor Joy Colares, que estamos vivendo um momento ímpar de nossa história.

Baile da Saudade

A 3ª Via barbálhicoalmirista carrega o ineditismo dessas canções que tocam nos bailes da saudade que enlevam os corações apaixonados d(a)os coroas que os frequentam, sempre de olho no retrovisor de suas vidas e dos fatos que a rechearam.
No caso dos "bailes da vida", o combustível é o lirismo. No caso da dança eleitoreira desse inusitado terceiro movimento, a música que a embala é um réquiem macabro a fazer a apologia da destruição, desnudando a monstruosa nostalgia por aquilo que se quer soterrado. Patético!

sábado, 19 de junho de 2010

Dunga estava com a razão

Quando saiu a convocação da seleção brasileira, houve grita geral pela ausência do nome do jovem meia santista Paulo Henrique Ganso. A simpaticíssima e competente repórter Trisha Guimarães, em comentário postado no blog do Claudio Puty, chegou a dizer que era um risco muito grande levar o Kaká "baleado", sem um reserva com o talento semelhante para dar garantia à criação das jogadas do meio de campo.
O tempo mostrou que Dunga estava certo, pois, embora não sabendo da lesão de Ganso, sabia das condições atléticas daqueles que com ele tinham trabalhado durante três anos. Por isso optou pelo que era mais seguro: levou Júlio Batista, que treina normalmente e está apto a jogar, caso seja escalado; enquanto o xodó da torcida paraense submeteu-se a uma cirurgia no joelho, no início desta semana, e ficará cerca de um mês fora de combate, vale dizer, peso morto, caso tivesse sido convocado. 

Los hermanos

Para quem curte a teoria conspiratória aplicada ao futebol, desenha-se um quadro preocupante. Alemanha, Inglaterra, Espanha, França quase eliminados da próxima fase da Copa deixam praticamente Argentina, Brasil e Holanda como as únicas candidatas reais ao título, disputando com um punhado de azarões.
Como a Holanda tem um histórico de morte sistemática na praia, após fulgurante largada, e a Itália cai aos pedaços, com um time envelhecido e perseguido por constantes lesões musculares, sobram apenas os dois eternos rivais sulamericanos na briga pelo título. Aí entra a temida "teoria", a nos martelar a cabeça com a situação de favorecimento à Argentina agora, pois a próxima copa será realizada no Brasil e, ao menos teoricamente, em casa, nossa seleção será imbatível. Será?

Recado maroto

Através de sua mídia futriqueira, o PMDB paraense manda um recado enviesado ao DEM. Não há outra alternativa viável além do apoio à troupe barbálhica aqui, assim como os pemedebistas catarinenses apoiaram os demos.
Por essa "armação", Juvenil voltaria às origens parlamentares, Valéria seria a candidata ao governo e Jader Barbalho candidato único ao Senado Federal. Essa dobradinha DEMxPMDB, nos mesmos moldes catarinenses, repita-se, teria um tempo, um grande tempo de televisão, um palanque sob controle de Jader e tiraria a sra. Pires Franco do caminho do coronel pemedebista. Resta saber se isso será tolerado nacionalmente ou merecerá o mesmo tratamento dispensado a Santa Catarina.

De olho nela

A deputada federal Elcione Barbalho posando ao lado de ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde à Prefeitura de Ananindeua constutui-se em flagrante atitude de promoção pessoal, logo, merece do MP Eleitoral uma ação inibitória à essa transgressão.
Por sinal, a citada deputada age costumeiramente dessa forma sem ser incomodada, o que é estranho pois temos visto um sem número de punições a candidatos, justamente por alegada propaganda ilegal e tudo que fizeram foi tal e qual faz Elcione.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

A morte desse grandioso escritor português deve ser profundamente lamentada, pois ele ainda tinha muito a escrever e a declarar. No entanto, torna-se uma grande oportunidade para celebrarmos sua passagem pela vida e a enorme contribuição que deixou à reflexão contra os grilhões ideológicos que aprisionam a inteligência e restringem a luta pela conquista de um mundo fraterno. Por um ano, ao menos, o "Ensaio Sobre a Cegueira" devia ser lido e debatido em praça pública, contra o "branco" que acomete as sociedades demasiadamente tecnológicas, mas carentes de humanismo.

Todos contra a ignomínia

É bonito ver toda a estudantada mobilizada contra o malsinado ucasse do inoperante e nefasto alcaide ananin. Não é mais tolerável que eleitos pelo voto popular voltem-se contra este priorizando interesses escusos, em prejuízo do interesse coletivo. Mais do que uma atitude obscurantista, a restrição à uma conquista histórica vem revestida de sérias dúvidas a respeito de sua legitimidade. Por que um município tão desleixado com a cultura decide privar seus jovens do direito de ir e vir em busca dessas ferramentas que lhes permitirão ser cidadãos dignos?
Evidentemente, o maior beneficiário dessa excrescência é o segmento empresarial que é concessionário desse serviço público. Mas isso constitui-se em uma inversão degenerada da lógica que preside  essa relação. Se é um direito fundamental da população, não pode estar subjugado ao lucro de quem o explora já sabendo que prestará um serviço essencial. Aqui, no caso, agravado pelo fato de atingir negativamente a formação intelectual de crianças e adolescentes, ao dificultar sua locomoção na busca por melhores opções.
Famigeradamente, esse estúpido prefeito inscreve seu nome na galeria  dos grandes inimigos da população de Ananindeua, notadamente em uma época de busca incessante por instrumentos culturais, pedagógicos e laborais a fim de evitar o risco da trilha da criminalidade. Na contramão, a PMA exime-se de contribuir. Lamentável!

Lisura ameaçada

A vice-procuradora geral eleitoral Sandra Cureau tem sistematicamente trabalhado sem a isenção que seu cargo exige, fazendo pender a balança para um dos lados, no caso , para o lado de José Serra.Depois de aplicar sucessivas multas no presidente Lula, por alegada manifestação extemporânea em favor de Dilma Rousseff, embora tenha silenciado sempre sobre as incursões de Serra, caso mais flagrante foi o acontecido no 1º de Maio, quando Dilma e Serra participaram de eventos alusivos, mas só a petista foi molestada pela sra. Cureau. Agora, tenta tirar do Google o blog "Amigos do Presidente Lula", mais uma vez, sem molestar os assemelhados do lado tucano, demonstrando despreparo e falta de isenção na condução de suas atribuições.
Recentemente, participou de um Seminário na Associação Nacional dos Jornais e saiu-se com uma "pérola" que demonstra inequívocamente sua parcialidade, quando declarou-se contrária à punição de orgãos da mídia que deem mais espaço a candidatos cuja posição " exerça mais poder de atração sobre a imprensa".
Certamente, isto deve ter soado como música aos ouvidos da sra. Judith Brito, presidente da ANJ, que, recentemente, tinha dado uma declaração igualmente preocupante por exortar a imprensa a assumir o papel da oposição, considerando estar esta atualmente muito fragilizada.
Quando imprensa e justiça tentam impor ao eleitor suas vontades, algo pode estar errado com as nossas instituições democráticas. O antídoto a esse golpismo deve ser a mobilização social, a grita da população, para fazer valer a sua vontade à margem de pressões espúrias.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Freud explica. Explica?

Do ressentimento ao recalque, acabou vindo à tona o desejo incontido da fonte em embarcar na canoa Juvenil, pilotada pelo velho "capitão" Barbalho. E nessa nau não há espaço para motins, embora caiba delação.
Silêncio total a respeito do decrépito decreto que o inoperante alcaide ananin impôs à estudantada daquele município. Lembra do movimento estudantil? Não.Lembra do DCE? Não. Quando foi mesmo?
Mas há bastante agilidade para expor os problemas petistas, atitude sorrateira de mostrar serviço ao novo "líder" político que precisa de munição para continuar bombardeando a quem lhe contraria os planos. Lamentável!

Credibilidade e decadência

Segundo pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, apenas 24,7% dos brasileiros leem jornais diariamente, enquanto a internet já é acessada por 46,1% da população brasileira. De cara, isto sugere que tem razão quem disse, certa vez, ser a eleição hoje decidida menos por aqueles que leem jornal, e mais por aqueles que o utilizam para outras finalidades, inclusive aquelas, digamos, relacionadas à higiene pessoal.
De qualquer maneira, se formos examinar o histórico dos ditos jornalões do país, percebemos que suas estreitas ligações com o poder, sua defesa dos interesses das elites e sua proximidade com governos golpistas fizeram deles veículos inconfiáveis aos 3/4 da população que os ignoram por não ver neles instrumentos seguros de informações verazes que a sociedade tem o direito de ter.

Tá no olho!

Na Copa de 1994, Maradona se entregou na comemoração de um gol. Olhos esbugalhados, expressão alterada, quase em transe. Foi só encaminhá-lo ao exame antidoping e lá estava o astro argentino fora do Mundial.
Se a organização desta Copa tiver a mesma perspicácia, destino semelhante ao de Maradona pode ter o defensor Heinze, também atleta da Argentina e cujo estado de fúria em que entra a cada gol dos hermanos sugere que pode haver algo de anormal com aquele atleta. Conferir não ofende.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

São Paulo fora da copa?

Até o momento, o mais rico estado da federação brasileira está fora do grupo de estados que sediarão a Copa do Mundo de 2014. O Morumbi teve o novo projeto, bem mais barato do que o anteriormente apresentado, rejeitado não tendo até o presente momento outra alternativa.
Tudo indica que o Pacaembu será a bola da vez, afinal, é propriedade da prefeitura de São Paulo o que facilita a drenagem de recursos públicos para sua reforma, justamente aquilo que deve ter faltado ao clube proprietário do Morumbi, que se cacifou com um projeto de R$600 milhões e agora tentou "vender" um de pouco mais R$200 milhões. É sempre assim: essa elite reclama do tamanho do Estado, mas está sempre à sombra das benesses deste. Será que foi isso que aconteceu com o São Paulo Futebol Clube?

Não basta

O inoperante e deletério alcaide ananin recuou parcialmente na limitação do uso da meia passagem, talvez, por conta das pressões feitas pelos estudantes que não engoliram a antipática medida e, ao que parece, continuarão mobilizados até reverter a situação.
É preciso que mais atores sociais engrossem esse movimento, pois não se trata apenas da manutenção de uma conquista assegurada a um segmento social, mas é parte de um fato histórico que marcou a sociedade paraense na luta pela consolidação da democracia, sendo inconcebível que um eventual alcaide o seccione. 

terça-feira, 15 de junho de 2010

Há sempre uma primeira vez

O escorregadio Parsifal desdenha da possibilidade de intervenção da direção nacional pemedebista no diretório regional do Pará, caso não se concretize uma aliança com o PT. Não sei, não, mas o alquimista que faz desaparecer dinheiro da educação pode estar laborando em equívoco. Basta ver as expressões furibundas, usadas por Michel Temer, contra uma possível aliança DEMxPMDB em Santa Catarina, "Molecagem! Prespada! É grave. Estou estarrecido. Ficou mal para mim", em seguida articulando uma reunião da Executiva Nacional para intervir no diretório catarinense.
Portanto, que se acautele o Pontes e não enverede pelos caminhos do blefe, trilhados por Flexa e suas desastradas tiradas bíblicas, pois isto pode dar em apertos piores do que buraco de agulha.

Cresce o olho

Segundo informa o Repórter da Ditadura(70), dos R$4.800 milhões arrecadados com os jogos do último Parazão, R$500 mil foram parar nos cofres da Federação Paraense de Futebol. Como essa dinheirama toda sai quase intacta, dado que as despesas da FPF são mínimas, os clubes já se mobilizam para reduzir o percentual de repasses à entidade, dos 10% atuais para 5%.
De fato, a redução procede se lembrarmos das polêmicas a respeito das bolas adquiridas pela Federação no início do Parazão 2010, consideradas por todos os clubes como de segunda categoria ao que respondeu o titular da FPF que, se os clubes quisessem bolas de grife, abrissem seus cofres para comprá-las. Logo, que os 5% tirados do percentual a que tem direito a Federação sejam destinados à compra de bolas de qualidade eliminando-se, assim, a ameaça de um derrame futuro de "jabulanis", encalhadas desde o fim da desta Copa do Mundo, para a tranquilidade de Zé Augusto, Landu e outros bocudos que só querem um motivo para transferir a terceiros a responsabilidade que lhes cabe.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tá feia a coisa!

O DEM parece que radicalizou e só aceita apoiar Serra se indicar o vice. A coisa tá tão braba que até o nome de Valéria Pires Franco, que ficou em quarto lugar na eleição para a prefeitura de Belém, em 2008,   já foi lembrado para o cargo.
Quando ainda dava sustentação à ditadura militar, esses caciques que dirigem o DEM davam a impressão de firmeza na defesa de seu candidato. Bastou perceber que o barco afundaria para pularem fora, fundar o PFL e aderir à oposição. Hoje não chegarão a tanto, provavelmente. No entanto, nada indica que seguirão até o fim com o candidato tucano, podendo optar por Marina caso esta se mostre em melhor situação que o ex-governador.

B(S)acanagem

Não é "bacana" a futrica(Diário) e o próprio, mestres em achaques e chantagens, imaginarem que são paradigmas de comportamento a ditar moda.Vira mexe, fabricam um fato escandaloso e inventam protagonistas , que supostamente agiriam como os vigaristas em tela.
Na verdade, tudo não passa de tentativa de mostrar serviço para faturar algum, nessa época em que o apetite desses lobos famintos fica mais aguçado por visualizar banquetes em forma de recursos financeiros que custeiam campanhas eleitorais. Lamentável!

domingo, 13 de junho de 2010

Mudança de tom

Após ver referendado o nome de Michel Temer como parceiro na chapa presidencial da petista Dilma Rousseff, Jader Barbalho, tudo indica, mudará o tom do seu discurso proporcionando, consequentemente, a mudança no tom das críticas desvairadas da futrica(Diário) contra o governo Ana Júlia.
Ainda que termos fortes, como "intervenção", continuem no vocabulário barbálhico isto não significará necessariamente a manutenção do tom belicoso e sensacionalista até aqui adotado. Principalmente se o bom entendimento entre PTXPMDB no nível nacional refletir cá no Pará, aliás, como indicam as mais recentes movimentações. 

Perereca invadida

Agora que o pererecal da ex-senhora Barbalho transformou-se em propriedade coletiva, certamente voltará à baila o debate a respeito da facilidade e a frequência com que o coronel pemedebista penetrava nos cobiçados labirintos burocráticos daquela autarquia e conseguia recursos. Só nesse malsinado financiamento anfíbio, consta que R$6 milhões desapareceram no trajeto do banco à fonte de produção, suspeitando-se que tenham ido efetivamente para o brejo enquanto recursos públicos, mas devem estar fazendo mais polpudo o patrimônio pessoal de alguém.
Como constataram os atuais ocupantes do referido pererecal, o local é a própria imagem do abandono só remanescendo alguns girinos que, pelo visto, embora portadores de avantajadas cabeças, não representam capacidade de reprodução que justifique o gasto dessa fortuna.

sábado, 12 de junho de 2010

Verdadeiro papel

Até a futrica barbálhica(Diário do Pará) reconhece que o principal papel de Helder é como presidente da FAMEP, sendo a condição de prefeito do segundo maior município do estado mero acessório político.
E nesse papel principal, o inoperante alcaide ananin privilegiou a corrida atrás de recursos para o erário de determinados municípios, principalmente aqueles ligados ao clã Barbalho, viabilizando a montagem de uma máquina eleitoral que produza votos preferencialmente para a reeleição da deputada Elcione Barbalho. Foi esse procedimento que presidiu o comportamento da maioria pemedebista na AL, durante a votação do empréstimo de R$366 milhões concedidos pelo BNDES,  constatando-se isto através da observação da postura do labiríntico Parsifal, ao desviar a administração dos recursos para as prefeituras, embora a obrigação de saldar o empréstimo seja do executivo estadual.
Por isso a deputada Elcione Barbalho deixa-se fotografar em cima de tratores transmutando-se em integrante do Poder Executivo, apesar de ser detentora de mandato parlamentar, em clara atitude de promoção pessoal e populismo desvairado; daí as frequentes angústias manifestadas pela futrica(Diário) a respeito da "demora" da liberação dos recursos, em flagrante atitude de ignorância do que determina a legislação, sobre a anterioridade de projetos como fator de dispêndio de recursos para sua viabilização. Por sinal, tensão que deve se agravar quando Lula vetar a emenda Ibsen-Simon, caso a Câmara Federal a mantenha, aquela que distribui dinheiro a rodo pelos quatro cantos do país, e que faz brilhar os olhinhos famintos de Helder. 

Incoerência

É totalmente descabido o comentário do colunista Carlos Ferreira, a respeito de uma suposta saia justa da governadora entre o ponto de vista pessoal de seu pai e uma decisão institucional, manifestado hoje em sua coluna publicada n'O Liberal, envolvendo o tema venda ou tombamento do Baenão.
Tanto a postura do benemérito Arthur Carepa quanto o parecer do IPHAN não estão, em momento algum, obrigados a uma decisão governamental. Pelo que foi até aqui externado, os técnicos do instituto não veem motivos para proceder o referido tombamento, posicionamento que deve, através de laudo, ser enviado ao titular da SECULT e daí ao conhecimento do Ministério Público, para que este decida se mantém ou não sua posição de buscar o tombamento daquele imóvel na justiça, sendo provável que desista por ausência de embasamento.
Em relação ao que pensa o pai da governadora, já manifestado publicamente, inclusive através de voto no CD azulino, a interferência da governadora está restrita a eventuais conversas familiares, evidentemente, sem o condão de constituir-se em peso considerável na balança da decisão significando, com efeito, desvio para a trilha da fofoca qualquer hilação que superestime esse tipo de conversa no âmbito privado. 

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aridez verbal

Até hoje, a futrica barbálhica(Diário do Pará) ainda não tinha ajustado a lábia enganadora para vender a tunga que o inoperante alcaide ananin promoveu contra os estudantes daquele município.
Talvez porque a "sutileza" de elefante em loja de cristais, demonstrada na redação do decreto, não deixe margem de manobra aos vassalos por mais labiosos que estes sejam. Afinal, "direito a 60 meias passagens em qualquer ponto da cidade..." e "Se houver necessidade ainda, o aluno poderá adquirir um outro cartão de créditos comuns..." não comporta sutilezas conotativas, é simples e direta: a bolsa ou o futuro. Lamentável!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pole position

Leio no blog do deputado Carlos Bordalo que o IBOPE atestou, mais uma vez, a preferência do povo brasileiro pelo Partido dos Trabalhadores. Chama a atenção que esse índice de simpatia chegou a 29%, na última pesquisa que tive conhecimento, esse percentual era de 25%. E, em se tratando de IBOPE, os 29% anunciados devem ser mais de 30% na real.
Constata-se, assim, que o PT continua comandando a conjuntura nacional e qualquer eleição para presidente da república terá sempre e necessariamente um candidato petista no 2º turno, no mínimo. No caso atual, em que Dilma sobe e Serra desce, e levando-se em conta os mais amplos palanques montados, fica cada vez mais claro que as chances da ex-titular da Casa Civil liquidar a fatura já no 1º turno são iminentes.

Retrocesso

Amanhã, os estudantes de Ananindeua farão manifestação em frente a prefeitura daquele município, contra um decreto municipal que limita o valor da meia passagem a duas viagens diárias no tranporte coletivo. Caso esse nefasto ucasse se consolide, Ananindeua poderá ficar conhecida como a capital brasileira do atraso intelectual na medida em que nenhum município desse porte, mais de meio milhão de habitantes, até hoje, ousou fazer tanta bonomia ao empresariado que explora esse serviço, às custas da queda da qualidade do ensino público ofertado aos estudantes , por sinal, já funcionando precariamente em razão da péssima gestão municipal que não constroi, não reforma escolas, corta conquistas históricas dos docentes e agora retrocede aos tempos da ditadura, fazendo os discentes de hoje viverem as agruras vividas naqueles tempos sombrios.
É preciso que o MEC, Conselho Federal de Educação, SEDUC, Conselho Estadual de Educação, UNESCO e demais entidades nacionais e internacionais sejam cientificadas desse torpe decreto e pressionem por sua anulação, nem que para isso seja necessário impor restrições para repasses constitucionais ao orçamento municipal, condicionando-os à correta aplicação do percentual constitucional em educação.
Afinal, depois de surrupiar o vale alimentação dos professores, restringir a locomoção dos estudantes de um município que não tem um cinema sequer, um mísero teatro ou uma modesta companhia de dança é dar uma enorme e lamentável contribuição para que os jovens munícipes chafurdem na ignorância e tornem-se "mão de obra" a serviço do crime organizado. Vade Retro Hélder!

Caiu o tombamento

O Ministério Público recomendou e, tudo leva a crer, a SECULT seguirá a  recomendação de não promover o tombamento do Baenão deixando, assim, o terreno livre para a venda daquele imóvel. Pelo jeito, nem a fachada será preservada e o destino do estádio será simplesmente o de virar um retrato na parede, doa em quem doer.
Daqui pra frente, resta ao torcedor azulino  viver sob o signo da ambiguidade, entre a esperança da chegada de uma arena moderna e o temor de constatar que o clube entrou para o rol dos CSE ( clubes sem estádio). Que espera angustiante!

Amizades coloridas

A coluna de circulação nacional, de responsabilidade do jornalista Ilimar Franco, destaca hoje a flexibilidade da direção nacional do DEM, em relação à sua resolução que proíbe coligação com o PT, abrindo uma exceção no Pará após as conversas do final da semana passada entre o Chefe da Casa Civil, Everaldo Martins e o deputado Vic Pires Franco.
O colunista ressalta que essa inusitada aproximação "é uma reação à negociação de uma aliança informal entre o PSDB e o PMDB." Como se percebe, não é apenas uma ficada, um flerte, ou uma paquera o sentimento político que rola entre Jader Barbalho e Simão "Pescador": trata-se de uma amizade colorida construída nos tempos em que o amor livre na política não estava submetido às regras rígidas da fidelidade atualmente vigentes, só possível de ser violadas por mestres do adultério como os dois volúveis em tela.

"Limpeza" social

Segundo o Informe 2010, da Anistia Internacional, no capítulo destinado ao Brasil, "Grupos de sem-teto urbanos foram submetidos a ameaças, agressões e ao uso de força excessiva pela polícia.
No dia 18 de junho, a polícia de choque de São Paulo investiu contra um grupo de 200 famílias que viviam à beira de uma estrada por terem sido despejadas, no dia 16 de junho, de um edifício público abandonado. A polícia usou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e cassetetes contra os moradores, que montaram barreiras incendiárias na estrada.
Em agosto, a polícia de choque usou balas de borracha, gás lacrimogêneo e helicópteros durante despejos na comunidade Olga Benário, no distrito de Capão Redondo, zona sul de São Paulo".
Ainda, segundo a Anistia, essas ações espetacularmente violentas sugeriam a adoção de uma política de "limpeza" de áreas de favelas, para dar lugar a grandes projetos imobiliários, que estão sendo levados adiante sem considerar os direitos de quem ficasse desabrigado em consequência disso.
Essa parecer ser a essência do programa tucano de combate a pobreza. A eliminação física dos pobres.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Consolidação da aliança costurada

Amanhã, blogueiros e colunistas mais bem informados estarão abordando os detalhes da aliança, já consolidada, entre PT e PR. Assim, o partido presidido no Pará por Anivaldo Vale passa a ser o oitavo já fechado com o projeto de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa.
Como o PDT, do ministro Carlos Luppi, parece estar seguindo a tendência nacional, de aliança com o PT  e o PTB local indicando a intenção de rumar junto com o PR, provavelmente, até o fim desta semana, a governadora tenha ao seu redor um leque de dez partidos, assumindo o claro favoritismo para as próximas eleições, pelas condições privilegiadas à sua disposição na disputa.

A patifaria continua

Nelson Justus é mais um demopatife encrencado com a lei. Na verdade, o meliante já está em apuros há meses, mais precisamente desde que foi descoberta uma grossa bandalheira patrocinada por ele na Assembléia Legislativa do Paraná e que levou uma multidão às ruas para pedir cadeia a esse e a outros gatunos participantes do mesmo assalto. Certamente, trata-se de um descendente político de Justus Veríssimo, aquele personagem de Chico Anísio símbolo da safadeza nacional.
Como um político arredio aos anseios da população, é natural que tenha conseguido reunir em praça pública 30 mil manifestantes contra ele, pois é a hostilidade mútua a marca registrada nas conturbadas relações entre sociedade e essa gangue nacional, há décadas.

Despropósito

Pelos dados divulgados hoje pela SEAD, a gestão do "Pescador" realizou concursos públicos apenas para inglês ver, pois, nada menos que 11138 aprovados em concursos promovidos pelo governo anterior, foram nomeados no atual governo. Em contrapartida, o governo tucano deixou para o atual a tarefa de distratar mais de 20 mil temporários.
Por isso lágrimas de crocodilos, abraços consoladores de amigos ursos, receitas à base de traíra servidos por oportunistas para eventuais consolos e outras manifestações zoológicas e oportunistas devem ser solenemente ignoradas por passarem ao largo do que realmente conta no fortalecimento da meritocracia como critério para ingresso no serviço público: a realização do concurso, seguida da posterior nomeação dos aprovados. 

Bruxo por acaso

Querendo ou não, o presidente do IBOPE Carlos Augusto Montenegro tornou-se para as próximas eleições o que foi a folclórica Mãe Dinah em outras oportunidades. Montenegro começou afirmando que Lula não faria o sucessor, no caso a sucessora, desdenhando da capacidade de transferência de votos do mais popular presidente da história do país, bem como da capacidade da candidata de cacifar-se como uma candidata a altura de Lula.
Agora, Montenegro volta atrás e, hoje, no Globo, declara que a eleição pode ser decidida no 1º turno, tanto em favor de Dilma quanto em favor de Serra.
Já é um avanço, levando-se em conta que o vidente em questão afirmava que o teto da candidata petista seria 15%, nesse período. De qualquer modo, percebe-se que essas visões pessoais guardam pouquíssima relação com a realidade que estamos vivendo, quando a candidata petista sobe e o candidato tucano desce, levando junto a possibilidade de construir alianças políticas que possam sustentar afirmações tão estapafúrdias como as feitas por Montenegro.

É preciso respeitar a lei

A Secretaria de Segurança deve urgentemente intervir nos tumultos de Maracanã, pois a aparência de levante popular para fazer valer seu direito de ir e vir não passa de ação de delinquentes com finalidade politiqueira. Essa história de não aceitar a construção de pontes de madeira, só de concreto, conforme declarou o insano prefeito daquele município, não passa de biombo visando encobrir delitos.
Nos últimos dois anos, essa tem sido uma prática recorrente, incentivada por pessoas inescrupulosas e com interesses eleitorais, já tendo resultado até em incêndio de delegacia recém construída, como se isso fosse o símbolo do protesto, por isso é necessária uma providência enérgica e urgente.

Idiotia incessante

A despreparada deputada Simone segue o script da futrica barbálhica(Diário do Pará), na toada sensacionalista que não desperta nenhuma credibilidade. Mas, na hora de colocar as explicações do governo que desnudam a extensão da cretinice casada da deputada e da futrica(Diário), passa-se à conveniente transferência de responsabilidades estampando, "O Secretário de Governo do Pará Edílson Rodrigues contesta as informações da AGE.".
Quer dizer,  as informações saem pirandellianamente das caixas à procura de alguém que lhes dê eco e encontram justamente "um jornal comprometido com a verdade" e "uma deputada plenamente consciente do decoro parlamentar que deveria moldar sua conduta". Logo, nem o jornal nem a deputada tem qualquer responsabilidade sobre o que divulgam, apenas deram vida a algo que clamava por isso.
Quem, minimamente decente e razoavelmente inteligente, acredita nessa fantasia criminosa? Como diz o próprio secretário, "Esses relatórios são uma primeira visão do auditor. Depois houve esclarecimentos dos orgãos..." Se fosse digna do mandato que exerce, a deputada em questão só se manifestaria após o exame de todos esses passos e o desacreditado periódico manifestaria cautela para não ser acusado de precipitação. Infelizmente, a (má) intenção é outra. Visa achacar, chantagear, escandalizar para a sobrevivência da mais torpe prática da politicagem, único modus operandi à mão dos protagonistas envolvidos nessa farsa. Lamentável!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Outros tempos

Dando uma olhada em alguns indicadores da economia paraense, este ano, com a perspectiva da geração de mais de 30 mil postos de trabalho, bem como a revitalização dos nossos distritos industriais e a distribuiçao de energia na zona rural, não se pode deixar de comparar com o emblemático ano de 2001, quando foi decidido pelo governo tucano da época que o Pará ia aderir solidariamente ao apagão do FHC, resultando disso no empobrecimento da nossa força de trabalho, marca registrada daqueles tempos.
Naquele ano, 2001, a construçao civil teve saldo negativo de 1522 postos de trabalho; a indústria de transformação, saldo negativo de 1357 postos; setor agrícola, saldo negativo de 366 postos e até a indústria mineral experimentou um saldo negativo de 47 postos de trabalho, apesar do bom preço no mercado externo. Resultado desse desastre, mais de 400 mil desempregados em todo o estado e uma jornada de trabalho de 50 horas semanais para mais da metade da população em atividade, sem contar o crescimento vertiginoso do mercado informal. Será que essas situações serão discutidas em campanha?

Economia aquecida

Segundo a CONAB, a safra de grãos deste ano chegará a 146,9 milhões de toneladas, recorde histórico, só não sendo maior por conta da seca que se abateu sobre o estado do Mato Grosso.
Com a indústria mantendo seu alto nível de atividade e o comércio suas vendas aquecidas, é possível esperar que a taxa de crescimento da economia nacional para este ano fique em torno de 7%, inferior apenas a da China, mas demonstrando a justeza do otimismo de Lula, quando declarou que o Brasil seria o primeiro país a sair da crise que se abateu sobre o mundo no segundo semestre do ano passado. Por isso, percebe-se, por parte da oposição, um discurso cada vez mais rococó acendendo uma vela a Deus e outra para o Diabo, ou seja, é oposição mas não encontra meios de verbalizar essa incômoda posição.

Bobinho

O deputado petista André Vargas declarou que Serra é do tipo que bate carteira e sai gritando, pega ladrão! Aqui no Pará, esse é o estilo do ladino Parsifal, aquele que se faz passar por proprietário dos recursos públicos destinados à educação para desviá-los, sabe-se lá pra quais finalidades.
Incomodado com o desvelamento da farsa do desapego, quando a deputada Bernadete Ten Catten demonstrou que o PMDB desfruta de centenas de cargos na estrutura do governo estadual, o labiríntico usurpador de mandatos legislativos pede que Bernadete nomine quem são. Bobinho! Ele não sabe quem o chefe indicou à nomeação. Não quer também que a deputada forneça o número do RG, do CPF e Título de Eleitor de cada um deles? Que malandro!

O jogo do ano

É nisso que a futrica barbálhica(Diário do Pará) pretende transformar o julgamento do alcaide D. Costa, ao informar que será no próximo dia 15, justamente a data da estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Tanta avidez, toda essa sofreguidão demonstram a fome de anteontem que acomete aqueles que sonham ocupar o posto do provável cassado, fome esta, a julgar pelo apetite histórico dos "comensais", será saciada com gula digna dos mais vorazes discípulos de Pantagruel.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Resolvido lá. Agora cá!

O site do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores informou, às 17:48hs de hoje, que PT e PMDB fecharam acordo para caminharem juntos nas próximas eleições estaduais, em Minas Gerais. Pelo acordo, os petistas não lançam candidatura ao governo do estado e apoiam a de Hélio Costa emprestando, em contrapartida, o nome do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, para o Senado além da prerrogativa de indicar o nome do vice que irá compor com Hélio. Ressalte-se a participação, nessa reunião, dos dois presidentes nacionais das duas legendas, Michel Temer e José Eduardo Dutra, demonstrando o fortalecimento da aliança, com a construção de palanques em quase todos os estados da federação, embora a Globo News tenhe insistido o dia todo em mostrar uma reportagem fossilizada, ressaltando as dificuldades do fechamento desse acordo.
Depois de Minas, tudo leva a crer que o próximo estado  em que as direções nacionais e estaduais dos dois partidos sentarão para acertar o passo será o Pará, colocando ponto final em uma novela que já está quase virando dramalhão, por conta de encenações caricatas e dramatizações excessivas.

"Colocando os pingos nos as" (VM)

Quando a gente começa a lembrar do passado significa que recobramos a memória, que descobrimos que temos um cérebro e, mais ainda, que fazemos parte da espécie humana. Ficar mais velho é apenas uma consequência, digamos, cronológica.
Pelo visto, o cordão de seguidores do saudoso ex-presidente corintiano, Vicente Matheus, tal e qual naquela marchinha de carnaval que trata de tema semelhante, cada vez aumenta mais. Então, após "sair na chuva pra se queimar", o jeito é colocar "os pingos nos as". Vida longa à descoberta de si mesmo.

Bizu forte

Nesse momento, corre forte bizu nos meios políticos  dando conta que Geraldo Bittar, presidente da COHAB, e Fernando Ribeiro, presidente da COSANPA, entregaram seus lugares agastados com as intrigas políticas de bastidores que veem incoerência política do PMDB, incoerência para não dizer algo pior, de lançar candidatura própria contra Ana Júlia e continuar ocupando cargos no governo petista.
Segundo esses bizus, como técnicos que são, Fernando e Geraldo acham muito difícil continuar tocando obras importantes em suas companhias sob o peso de serem surpreendidos com uma brusca exoneração. Assim, preferiram sair por iniciativa própria. A conferir.

Os dois venceram

No jogo-treino entre BrasilxTanzania o time canarinho meteu 5x1, porém, como o jogo não contava pontos, os africanos também sairam vitoriosos já que a defesa brasileira não tomava gol há mais de 800 minutos, isto é, desde o jogo pelas eliminatórias, contra a Bolívia, em La Paz.
O que se espera é que isso não seja prenúncio da materialização daquela máxima muito usada no mundo futebolístico, "porteira que passa um boi, passa uma boiada", até mesmo porque o histórico da capacidade defensiva dessa seleção da Era Dunga2 é notável.

PT processa Serra

Deu no blog Amigos do Presidente Lula a informação sobre o ingresso do Partido das Trabalhadores na justiça e é importante realçar, posto que a imprensa serrista insinuou durante toda a semana passada que tudo não passava de blefe, querendo passar à opinião pública que os petistas estavam acuados. Eis aqui a nota completa;

PT ingressou com interpelação na justiça contra Serra por acusação sobre "dossiê"

O Partido dos Trabalhadores protocolou nesta segunda-feira (7), no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, interpelação judicial contra o tucano José Serra, para que ele explique acusações feitas à pré-candidata Dilma Roussseff e outros integrantes do PT.

Na semana passada, Serra disse que Dilma era a "responsável" pela suposta elaboração de um suposto dossiê contra ele, fazendo acusações e ilações ainda contra o senador Alizio Mercadante e o deputado federal Ricardo Berzoini.

Os advogados Pierpaolo Bottini e Igor Tamasauskas, representando o PT, pedem que o ex-governador fundamente as declarações concedidas à imprensa.

"Precisamos confirmar se ele mantém o que disse e identificar nessas declarações indícios de situação de crime, algum ilícito civil indenizável, uma situação de ofensa", afirmou Tamasauskas à Agência Reuters.

Anuncie com moderação

A SEEL obedece norma que determina a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, como forma de evitar brigas e que se reduza o número de motoristas que dirigem embriagados.
Até aí tudo bem, a determinação tem sido obedecida dentro do Mangueirão, embora nos arredores a "gelada" corra solta bastando prestar-se atenção para a afluência do público minutos antes de começar o jogo, como se fosse ensaiado com todo mundo querendo entrar ao mesmo tempo.
Porém, a publicidade estática em volta do gramado de jogo é uma contradição, pois representa um convite à transgressão, tamanha é a quantidade de anunciantes que convidam o torcedor a tomar uma: caninha Duelo, Duelo Night, Tatuzinho, cerveja Kaiser e por aí vai. Assim fica difícil de resistir, principalmente quando se trata de uma decisão.

Mudanças

O Campeonato Paraense acabou e, entre tantas coisas positivas que deixou, uma deve ser destacada e trabalhada para que se consolide. A integração entre as diversas regiões desse imenso país que se chama Pará. Ver uma bandeira paraense estendida no alambrado do estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, demonstra que nem tudo está perdido em certas regiões e é possível manter nossa integridade geopolítica bastando, para tal, a presença equânime do poder público, como bem demonstrou a governadora Ana Júlia Carepa.
Porém, ficando apenas no exemplo do futebol, é preciso que muito ainda seja feito para superar uma velha e conhecida mazela que, antes, incomodava apenas os ditos pequenos da capital e, hoje, irrita nossos times do interior: o favorecimento a Remo e Paissandu, por parte das instâncias dirigentes do nosso futebol, em determinados posicionamentos.
Pode ser até que o treinador do Águia, João Galvão, tenha exagerado no palavreado ao reclamar das decisões do Tribunal de Justiça Desportiva, porém, se a sede desse tribunal fossse fora de Belém e a escolha dos seus membros contemplasse todas as regiões, certamente Galvão não teria do que reclamar. Esse é, com efeito, apenas um dos aspectos a ser discutido e modificado para que tenhamos, realmente, um campeonato paraense. Quem lembrar que aponte outro.

domingo, 6 de junho de 2010

Livre do contágio

Felizmente, a idiotia dos escrevinhadores da futrica barbálhica(Diário do Pará) não tem o poder de contagiar os leitores do papelucho. Assim, sandices com pretensões à crítica política são tratadas com desprezo público, dada sua absoluta irrelevância.
Ao anunciar as obras que fazem parte do PAC-2, a governadora simplesmente expôs o compromisso público da parceria entre os governos do Estado e Federal em concluir obras como a hidrelétrica de Belo Monte e a pavimentação completa da rodovia Transamazônica, entre tantas outras que estão em andamento, garantindo a destinação de recursos para as mesmas. Sem a inscrição no orçamento dos recursos necessários, essas e outras realizações estariam inviabilizadas, aliás, como ocorre há décadas, e a futrica se faz de morta para... bom, deixa o coveiro em paz.

Falta estatura

Quem, a soldo, prestou-se à encenação da farsa da repetição histórica certamente não está habilitado ao galardão de defensor da higienização social. Seja no planalto, seja na planície.

sábado, 5 de junho de 2010

Parecido

O caso da promotora que "folgou" todos os dias deste ano e ainda apresentou atestados médicos com solicitação de licenças de até quinze dias, flagrada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público, é igual ao do doublê de deputado e apresentador de televisão que, licenciado do mandato para tratamento de saúde, abre espaço para que um farsante vilipendie a vontade do eleitor transformando a Assembléia Legislativa em balcão de negócios; no entanto, o verdadeiro detentor do mandato aparece diariamente apresentando seu programa lépido e fagueiro.
Já que terá que cortar na própria carne, espera-se que ao menos isso motive o Ministério Público estadual a cumprir seu papel de guardião da lei e da decência e interpele a Mesa Diretora daquela Casa, a fim de que explique que novo tipo de doença é essa tal de "parlamentite", que compromete o estado de saúde do deputado ao frequentar seu local de trabalho, embora a remuneração de lá oriunda não cause nenhum efeito colateral. 

Viúva Porcina

Expande-se a Barbalholândia em Ananindeua, tal e qual aconteceu com a sarneyzação do Maranhão. Escolas públicas , creches, vielas, prédios públicos, áreas de invasão, ruas, bairros, canais, cemitérios não há nada que surja em Ananindeua que o prefeito não queira imediatamente nominar homenageando um Barbalho qualquer.
Pelo visto, só escapará dessa obsessão nominativa o malsinado estádio municipal, prometido pelo inoperante alcaide ananin para ser inaugurado no ano passado, mas que teve, ontem, varrida da esperança da população sua conclusão com a queda do seu único vestígio até então existente: o muro que desabou sobre o casebre de uma família humilde.
Por questão de coerência e caso ainda ocorra algum milagre, deve o dito estádio chamar-se "Viúva Porcina", aquele que foi, sem nunca ter sido.

Vai dar m...

A CTBEL prepara mais um ponto de estrangulamento no trânsito de Belém, talvez até pior do que o promovido recentemente no cruzamento da Antonio Baena c/ a 25 de Setembro.
Agora, o desatino anunciado localizar-se-á na Mariz e Barros c/Almirante Barroso, bem próximo ao sinal do cruzamento da Mauriti com a Almirante. Ou seja, o problema da mão dupla na Mauriti será transferido para o cruzamento seguinte. A pergunta é: por que não fazer mão única na própria Mauriti e na Lomas Valentinas e deixar a antiga Estrela em paz? Será que a administração D. Costa veio para dificultar, e não para facilitar?

Acabem com ele, antes que ele acabe com agente

A Prefeitura de Belém anuncia a insólita disposição da administração D. Costa de acabar com vendas de comidas típicas nas ruas da cidade. Isto quer dizer que vendas de tacacá, como aquela da av. Duque de Caxias/Vileta e da localizada em frente ao Colégio Nazaré, entre tantas outras tradicionais, sumirão do mapa levando junto uma tradição secular que já faz parte da história da cidade, como se se jogasse fora a criança junto com a água do banho.
Pelo jeito, só resta a esperança de que o TRE seja mais rápido e acabe com o mandato de D. Costa, na próxima 3ª feira, antes que ele liquide com mais um pedaço de Belém

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Símbolo da mentira

Nessa tramóia, urdida pela abominável revista Veja, José Serra assumiu o papel do folclórico Barão de Münchhausen, aquele que, atolado em um pântano e sem ajuda, tomou a seguinte providência: agarrou seus próprios cabelos e, por meio deles, puxou-se para cima, saiu da lama, trazendo também seu cavalo entre as pernas, tirando-o do atoleiro. 
O pior é quererem que se acredite nessa balela. Justiça neles!

Memória curta(ou seletiva)

Na coluna de Ilimar Franco, exposta hoje a razão apontada por Jader Barbalho para não apoiar a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa. Segundo o coronel pemedebista, "nunca na história do Pará um lado elegeu os dois senadores".
Não é verdade. Em 1986, Barbalho elegeu Almir Gabriel e Jarbas Passarinho, inclusive dizendo ao segundo que fosse cuidar da enfermidade da esposa que da campanha cuidava ele, Jader. E ainda elegeu o sucessor ao governo do estado, Hélio Gueiros, com quem, pra variar, posteriormente brigou porque queria continuar governando sem mandato, segundo depoimento prestado pelo próprio Hélio. O resto é a velha alquimia que faz tapetes e bois voarem.

O promesseiro

Quando os tucanos assumiram o governo, FHC Presidente da República e José Serra Ministro do Planejamento, em 1995, a carga tributária representava 27% do PIB; quando deixaram, em janeiro de 2003, essa carga havia chegado a 36%, sem que esse aumento tenha significado qualquer melhoria de vida para a população mais carente. As privatizações, além de terem sido feitas à margem da lei e da decência, significaram aumento no preço de algumas tarifas resultando imediatamente maior aperto no orçamento doméstico.
Agora, Zé Serra vai para a televisão e promete redução dessa carga. Justamente ele que, enquanto governador de São Paulo, instituiu o pedágio mais caro do país, nas rodovias paulistas.
Além disso, sua alegação de que essa alta carga não é revertida à população não passa de empulhação de um farsante que joga para uma mídia tendenciosa a (ir)responsabilidade de dar sentido à mentira. Mais de 30 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza extrema, graças aos programas sociais do governo Lula; o salário mínimo está em torno deU$$230, enquanto nos tempos tucanos não passava de U$$75 e as diversas isenções tributárias que ensejaram a manutenção de atividades econômicas aquecidas proporcionaram ao país condições de enfrentar a crise que se abateu sobre o mundo ano passado, e ainda hoje provoca estragos, vide os casos da Grécia e Espanha , entre outros
Felizmente, a população já está vacinada contra esses "bem intencionados" oriundos a gente sabe de onde e a quem eles servem. E não quer essa experiência novamente.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Reduzindo a pobreza

O consumo de alimentos cresceu 20% no primeiro trimestre, no Brasil, sendo que as classes D e E foram as que mais consumiram e, dentro delas, esse aumento foi mais forte nas regiões Norte e Nordeste. Outro dado importante na pesquisa, feita pela Kantar Worldpanel, entraram no consumo das famílias dessas faixas sociais produtos como leite em pó, desodorante e xampus.
Com a indigência ética que lhe é peculiar, o conluio demotucanopepessista tira por menos conquistas espetaculares como essas e que fazem do Brasil, hoje em dia, um país respeitado no mundo todo. Menos aqui, por conta da atuação venal de uma imprensa desacreditada e que tem  a cara de pau de declarar publicamente que dará forças à combalida oposição formada pelo tal conluio acima citado, ávido de poder e de más intenções. Lamentável!

Encenação macabra

Em 2002, José Serra soltou dossiês contra Ciro Gomes, Anthony Garotinho e Roseana Sarney, sempre que esses candidatos experimentavam uma subida nas pesquisas eleitorais. O candidato tucano valia-se do relacionamento quase familiar mantido com o marginal de colarinho branco, Daniel Dantas, que havia contratado uma empresa, a Kroll, para espionar concorrentes na briga pelo controle das empresas de telefonia privatizadas e entregues ao comando de DD, de forma criminosa pelo governo FHC.
Pois bem, quando agora é lembrada essa profunda ligação entre a irmã do do banqueiro e afilha de Serra este, contando com a ajuda da abominável revista Veja, tenta se passar  vítima de dossiês clandestinos, que teriam sido produzidos no comitê de campanha da candidata petista Dilma Roussef. Diversionismo de malandros, já que as tenebrosas transações feitas pelas duas marotas citadas são de conhecimento público e circulam livremente na internet
Como diz o "maquiador" Raul Jungman, em raro momento de lucidez, lugar de criminoso é na cadeia. De pleno acordo. Só não vale usar o tráfico de influência, junto ao Poder judiciário, para trancar processos.

Segurança nas escolas

Diante dos constantes assaltos a escolas públicas, com roubos de equipamentos que servem para qualificar o aprendizado, em uma escola no município de Santa Izabel a audácia dos ladrões chegou a tal ponto que até um caminhão foi estacionado na porta para transportar 72 equipamentos roubados, é preciso que as secretarias de Educação e de Segurança façam uma parceria que treine um contingente de policiais a fim de capacitá-los à manutenção da segurança dessas mais de mil escolas.
Certamente, não será fácil destacar tantos policiais para dar segurança a um número tão grande de prédios, porém, diante da reincidência em várias delas, urge uma ação governamental específica para inibir tal bandidagem, com certeza a um custo menor do que os gastos com as constantes reposições de equipamentos caros.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Por via das dúvidas

O Repórter da Ditadura(70), com a pachorra costumeira, choraminga em nome de um restaurante multado pelo IBAMA, por vender um prato chamado "muçuã de botequim". Os queixosos alegam que o tal muçuã não tinha como ingrediente o dito cujo.
De qualquer maneira, tendo ou não muçuã no tal "muçuã", faz-se necessário mais criatividade para os padrinhos dessas iguarias a fim de que não enganem nem os comensais e nem a fiscalização evitando-se, com efeito, que isso evolua para o surgimento de uma "tartaruga de boteco"ou um "jabuti de birosca", com consequências ambientais e estomacais imprevisíveis, sem que as vítimas tenham para quem reclamar dessa galhofa gastronômica.

Playboi

E aquele cleptoparlamentar, que vive publicando em seu blog fotos de homens pelados e do ex-secretário Cláudio Puty vestido?
Será que, seguindo o figurino de seu partido, sonha o saltitante em tela vender o blog para alguma revista especializada em nus a fim de que a mesma consiga convencer Puty a posar como veio ao mundo, para delírio do tal cleptoparlamentar? Quando a gente pensa que já viu tudo, aparece mais essa. Ele pensa que todo mundo é Natal Silva.

Amigos para sempre?

Alguém fofocou, ontem, na blogsfera a respeito da solterice que ora acomete tanto Jader Barbalho quanto Fernando Flexa Ribeiro.
Porém, não é apenas o ingresso no Clube dos Corações Solitários que os une, pois já eram unidos pelos processos contra ambos tramitando no Supremo Tribunal Federal(eles têm foro privilegiado como parlamentares) e, agora, são também articulistas da futrica barbálhica(Diário do Pará). É pouco provável que essa amizade renda comerciais para a televisão, no entanto, nem por isso deixa de ser menos comovente, sincera e duradoura, lembrando até os célebres versos do poetinha Vinicius a respeito da infinitude enquanto durar. No caso, dependendo do formato que assumirem as nuvens da política paraense. Que romântico!

Raul Meireles, a grata surpresa.

No amistoso realizado ontem pela seleção portuguesa contra Camarões, preparatório à Copa do Mundo  que começa semana que vem, nem Cristiano Ronaldo nem Deco tiveram atuação destacada. O nome do jogo foi o apoiador Raul Meireles, autor de dois dos três gols portugueses, com uma atuação que qualificou o meio de campo luso.
Caso repita essa atuação durante a copa, Raul certamente será eleito como uma das esperanças da massa portuguesa para uma campanha igual ou melhor do que a feita na copa passada candidatando-se, com efeito, ao posto de maior ídolo do futebol português. É isso.

terça-feira, 1 de junho de 2010

PM contraria Serra

A Polícia do Pará, felizmente, contrariou a tese do candidato José Serra. Foi apreendido no Marajó 14 quilos de cocaina, procedente da Colômbia. Um colombiano foi preso junto com a carga, transportada num pequeno barco. A apreensão aconteceu após uma abordagem feita por uma guarnição do Grupamento Itinerante, da Polícia Militar de Breves, no rio Tajapuru. A notícia também serve para contrariar o jornalista Carlos Mendes, do jornal Diário do Pará, que reclama a presença da polícia no interior do estado, mas convenientemente não diz que foram os governos tucanos que deixaram de realizar concurso público, durante dez anos, para ingresso de policiais na PM e Segup.

Mau caratismo

O escriba oficial dos tucanos, cá na planície, de alcunha planaltina, mente acanalhadamente ao afirmar que o governo nomeia 14 novos assessores especiais, hoje.
Todos, absolutamente todos, os nome citados são de assessores que já trabalham há muito no gabinete da governadora e que foram reenquadrados, tanto que no mesmo Diário Oficial que publica a nomeação vem, igualmente, a exoneração desses funcionários dos cargos que ocupavam anteriormente, fato omitido pelo mal intencionado escriba, que deve vir ainda com mais baixarias à medida que as eleições de outubro se aproximarem, aliás, como ocorre frequentemente em ano eleitoral. Um patife!

Palpite infeliz

O jornalista Guilherme Augusto escreve sobre o que desconhece, ou sobre o que lhe é determinado a opinar. De qualquer modo, seu palpite é infeliz, sobre infiltrados na assembléia do SINTEPP, pois trata o fato como novidade tramada pela SEDUC, quando isto é fato recorrente nesse tipo de evento organizado por dirigentes sindicais ligados a determinados partidos políticos.
Se colocasse o pé na estrada e fosse fazer um trabalho investigativo para, a partir daí, posicionar-se veria que o próprio sindicato coloca em suas assembléias inúmeros "estranhos no ninho" com o intuito de dar idéia de volume. Seja em assembléias de estudantes há caras conhecidas, que estão também na de professores, servidores terceirizados, no meio acadêmico, bancários, servidores municipais, marítimos e por aí vai o ecletismo desses fundamentalistas que imaginam estar fazendo revolução quando, na verdade, pregam a política do gueto e da sociedade que não deve se organizar, caso não adote seus(deles) padrões de porralouquice. A futrica(Diário) adora, óbvio. Lamentável!