Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 31 de outubro de 2010

Roda de Samba

"Deixa de ser enganador, pois bolinha de papel não fere e nem causa dor...", refrão do samba feito por Tantinho da Mangueira e Nelson Sargento, entre outros, fazendo gozação com o episódio que ficou conhecido como a farsa de Serrojas e resgatando o bom humor de antigas campanhas eleitorais, depois da baixaria fundamentalista que predominou nos dias que antecederam as eleições no 1º turno.

Historinha infantil

Incomodado com a altíssima popularidade do presidente Lula e sua gigantesca capacidade de transferência de votos, Dilma tinha 3% de intenções de votos em dezembro passado e agora, pro 2º turno, tem quase 60% o serrocolunista Elio gaspari resolveu incensar FHC dizendo que este deixou a Presidência da República como um príncipe.
Pode até ter sido. Porém, seu desgoverno transformou dezenas de milhões de brasileiros em batráquios famintos, bem como nossas finanças em autêntico pântano.

sábado, 30 de outubro de 2010

O voto mais antigo do mundo.

Vejam o que Zé Serra disse em um comício realizado em Uberlândia(MG):"Se você é uma menina bonita, têm que conseguir 15 votos. Pegue a lista de pretendentes e mande um e-mail. Fale que quem votar em mim tem mais chances com você."
Depois do aborto e do Paulo Preto, agora Zé Chirico resolveu criar um bizarro método, baseado na exploração do lenocínio, a fim de conseguir votos. Espera-se que, passada a eleição, os movimentos de mulheres chamem as falas esse cafetão eleitoral.

Meia sola

A matéria da Agência Estado divulga que Lula e FHC foram ontem às ruas fazer campanha para seus candidatos, o petista em Recife e o tucano na capital paulista.
No entanto, o noticiário omite o desfecho(como sempre), provavelmente por ter provocado efeito negativo ao tucano e positivo para a candidatura petista. Enquanto Lula, por baixo de chuva, arrastava cerca de 100mil pessoas pelas ruas da capital pernambucana, FHC interrompia sua caminhada porque a sola do seu sapato desgrudou-se e ele sentiu-se impedido de prosseguir explicando com essa frase hilária,"tudo que o Serra me pediu eu fiz". Certamente o Serra não deve ter pedido para que usasse um sapato de melhor qualidade.
A propósito, precisava? Como é que uma pessoa que cobra R$50 mil por uma palestra sai para caminhar com um sapato tão vagabundo? Vá ser muquirana assim lá em Higienópolis!

Hic!Hic!

Uma das controvérsias mais ociosas deste 2º turno é a respeito de se saber se a chamada lei seca começa às 6 da manhã ou à meia-noite. Independente da hora que a justiça determinar seu início, sabe-se que seu término dar-se-á assim que os papudinhos tomarem a primeira, e assim sucessivamente até o bolso(do pinguço e de quem estiver disposto a patrocinar) não tiver mais como bancar ou o dono da birosca resolver não mais pendurar.
Já é hora de alguém promover uma enquete para esclarecer qual norma é mais desrespeitada: se a que proibe a boca de urna ou se a que impede o culto a Baco.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Strip tease barbálhica.

Ao responsabilizar, em entrevista concedida ontem ao Estadão, o deputado Zé Eduardo Martins Cardozo pela impugnação do registro de sua candidatura e consequente anulação da votação que obteve, Jader Barbalho expôs toda a sua histórica canalhice como homem público, o que lhe garantiu a triste e justa(?) fama de ser um dos mais perniciosos políticos de nossa história recente.
Recorde-se que o deputado petista apenas adicionou à chamada Lei da Ficha Limpa uma emenda punitiva a quem havia renunciado o mandato para escapar da cassação. Isto bastou para despertar a ira barbálhica e, a partir daí, um comportamento que ia do reticente à agressividade contra o PT. Usou de artifícios ignóbeis e áulicos depravados contra o governo do Estado; mas preferiu esconder-se atrás da moita para maquinar contra o Governo Federal, afinal, tinha cargos importantes e desses não queria abrir mão, daí ter conspirado na surdina.
Agora, quando julga a vitória do aliado Lorota como favas contadas, e não consegue disfarçar a frustração pela derrota do Zé Baixaria, começa timidamente a mostrar seu descontentamento contra Dilma, por sinal, armazenado desde que a então Chefa da Casa Civil barrou indicação dele para Eletronorte, exatamente por ter recaido tal indicação sobre um postulante que não tinha as condições éticas exigidas para o exercício.
Patético, finalmente, é seu raciocínio para voltar como candidato no próximo ano, como se todo o esforço da sociedade para bani-lo esteja prestes a cair no esquecimento pós-eleitoral. Como uma espécie de Scarface do século XXI, crê que sociedade recuará, as instituições corromper-se-ão, as leis serão ignoradas e triunfará a ignomínia. Até os mais velhacos um dia caem na tentação do autoengano.

"500 anos esta noite"

De onde vem essa mulher?
500 anos esta noite
Pedro Tierra

De onde vem essa mulher
que bate à nossa porta 500 anos depois?
Reconheço esse rosto estampado
em pano e bandeiras e lhes digo:
vem da madrugada que acendemos
no coração da noite.

De onde vem essa mulher
que bate às portas do país dos patriarcas
em nome dos que estavam famintos
e agora têm pão e trabalho?
Reconheço esse rosto e lhes digo:
vem dos rios subterrâneos da esperança,
que fecundaram o trigo e fermentaram o pão.

De onde vem essa mulher
que apedrejam, mas não se detém,
protegida pelas mãos aflitas dos pobres
que invadiram os espaços de mando?
Reconheço esse rosto e lhes digo:
vem do lado esquerdo do peito.

Por minha boca de clamores e silêncios
ecoe a voz da geração insubmissa
para contar sob sol da praça
aos que nasceram e aos que nascerão
de onde vem essa mulher.
Que rosto tem, que sonhos traz?

Não me falte agora a palavra que retive
ou que iludiu a fúria dos carrascos
durante o tempo sombrio
que nos coube combater.
Filha do espanto e da indignação,
filha da liberdade e da coragem,
recortado o rosto e o riso como centelha:
metal e flor, madeira e memória.

No continente de esporas de prata
e rebenque,
o sonho dissolve a treva espessa,
recolhe os cambaus, a brutalidade, o pelourinho,
afasta a força que sufoca e silencia
séculos de alcova, estupro e tirania
e lança luz sobre o rosto dessa mulher
que bate às portas do nosso coração.

As mãos do metalúrgico,
as mãos da multidão inumerável
moldaram na doçura do barro
e no metal oculto dos sonhos
a vontade e a têmpera
para disputar o país.

Dilma se aparta da luz
que esculpiu seu rosto
ante os olhos da multidão
para disputar o país,
para governar o país.

Exposição de argumentos

Fla disse...
Caro Jorge.
O Prof. Edir postou suas explicações para ser contrário ao governo do PT, tem o seguinte título: "A esquerda, a cultura política e as eleições de 2010 no Pará", fiz o comentário abaixo e pedi para que publicasse, porém não fui atendido. Você quebraria esse galho?

"Amigos, se houve decepção com o atual governo do PT, pergunto: A solução é trazer os tucanos de volta?

Vocês tem certeza que as atuais políticas sociais, implementadas pelo governo criticado é pior que na época tucana.

O prof. Edir tem todo o direito de estar decepcionado, o que não entendo é sua contribuição, E HÁ CONTRIBUIÇÃO DE SUA PARTE SIM, para que os tucanos voltem.

É o caso de perguntar: Prof. sua decepção com o PT se iguala a mágoa do Dr. Almir com o Jatene????

Responda claramente o senhor prefere os tucanos ao atual governo do PT????

Obs. Não dúvido de sua seriedade, mas gostaria de ter estas respostas.

Por favor publique isto"

29 de outubro de 2010 12:18

A traição do "Poste"

Ao transferir para as costas de Almir um processo que de fato é movido contra si, Simão Lorota mostra que não brincava, quando declarou à Província do Pará "que meteria a mão na lama para tirar a pedra preciosa".
É do conhecimento até do reino mineral que era o Lorota que estava perdendo o mandato quando um ministro do TSE pediu vistas do processo e a votação deste até hoje não foi concluida. Transferir para seu criador suas responsabilidades é, no mínimo, falta de caráter para assumir o ônus que todo político experimenta tornando-se, com efeito, mais grave essa transferência quando é do conhecimento da opinião pública que o bônus já foi sacado na boca do caixa. Lamentável!

Tolerância democrática, de verdade.

Não faço a menor ideia de que desfecho terá a anulação das votações de Jader e Paulo Rocha, mas, caso sejam mantidos os resultados atuais das eleições no Pará, penso ser bastante positivo que o PSOL saia com dois senadores eleitos, crescimento de 100% da bancada, melhor ainda porque Marinor Brito e Randolfe Rodrigues são da Região Norte, desmontando o trololó da "cheirosa" tucana, Eliane Catanhede, de que só o sul maravilha vota correto.
É evidente que Marinor e Randolfe não terão por parte do PIG(Partido da Imprensa Golpista) a mesma deferência dispensada ao ex-detento, por exemplo. No entanto, só suas presenças em plenário desfilando argumentos que a direita abomina já é um sinal de maior equilíbrio dentro da Casa Revisora. Afinal, se a mídia brasileira acha natural a presença do ultradireitista Jair Bolsonaro, na Câmara Federal, terá que se acostumar com o oposto deste no Senado Federal. Talvez, assim, ela, a imprensa, perceba que há muito mais filosofia na política do que podem supor suas vãs certezas conservadoras.

Briga de compadres

Nada mais ocioso do que essa discussão entre Liberal e Diário a respeito da existência ou não dos votos conferidos ao Jader. Lembra uma velha anedota contada pelo saudoso humorista Zé Trindade, narrando a polêmica entre dois recrutas em que um afirmava que o fuzil "funcionia" e o outro contestava afirmando que o fuzil "funcioneia". Para dirimir a dúvida, recorreram aos préstimos hierárquicos do sargento, que sentenciou: ambos estão corretos, só que um fala no singular e o outro no plural.
Para a dita polêmica do mesmo nível só uma saída semelhante: um milhão e oitocentos mil eleitores votaram em Jader; mas Jader só teve zero votos. Entendeu? Não? Então, não importa. Certamente que você tem mais o que fazer, do que ficar interpretando o significado de briga de compadres.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Serra é do DEM(e do Arruda)

A folha corrida de José Serra: 17 processos na Justiça
A folha corrida de processos que José Serra responde foi apresentada por ele mesmo ao TSE (por imposição da lei, senão a candidatura é impugnada).

Dilma também apresentou, e as certidões dela nada consta, ou seja, ela não tem nenhum processo.

Serra tem 17 processos, sendo pelo menos 4 por corrupção (Improbidade Administrativa):

No TRF1 (Justiça Federal do Distrito Federal):

1) Processo nº 2000.34.00.033429-7 (Improbidade Administrativa)
2) Processo nº 2002.34.00.007485-9 (Ação Popular, atos administrativos)
3) Processo nº 2009.34.00.030112-0 (Improbidade Administrativa)
4) Processo nº 94.00.11899-6 (Improbidade Administrativa)
5) Processo nº 2003.34.00.039140-7 (Improbidade Administrativa)

No TRF3 (Justiça Federal de São Paulo):

6) Processo nº 2005.03.00.091802-3 e Processo nº 2006.03.00.105675-0 (parecem ser sobre a mesma coisa) - Agravo de Instrumento

No TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo):

7) Processo nº 993.05.064371-9 (Calúnia, Injúria e difamação)
8) Processo nº 050.06.039436-6 (Crime de Imprensa)
9) Processo nº 993.05.037241-3 (Crimes de responsabilidades)
10) Processo nº 050.10.043792-3 (Interpelação)
11) Processo nº 994.07.003423-6 (Interpelação)
12) Processo nº 994.07.003424-4 (Interpelação)
13) Processo nº 994.07.003425-0 (Interpelação)
14) Processo nº 994.08.001595-0
15) Processo nº 990.09.268296-2
16) Processo nº 994.08.001595-0 (Superlotação Cadeias Públicas)
17) Processo nº 994.08.001598-6 (Superlotação Cadeias Públicas)
Se com essa folha corrida ele diz que é do bem, imagina quando for do mal.
Extraido do blog "Amigos do Presidente Lula"

Nova eleição para o Senado Federal, no Pará

Segundo o presidente do PV regional, advogado Zé Carlos Lima, ao contrário do que supõe alguns, Tanto Marinor Brito quanto Flexa Ribeiro podem ser candidatos, caso seja decidido pela realização de novas eleições para o Senado.
Se manterão as estupendas votações obtidas é outra história. Na medida em que já provaram ser competitivos, certamente enfrentarão uma campanha muito menos amena do que a passada e, em vez de coadjuvantes, serão vistos como adversários.

De bar em bar

Só um lembrete ocioso: famíliares de Simão são proprietários de bares; o marqueteiro de Simão é proprietário de bares; ex-secretários ou dirigentes de empresas públicas do governo de Simão são proprietários de bares, portanto, a acusação através de adesivos sórdidos pode não passar de diálogo com o espelho.
Mais ou menos como a obsessão do ex-contraventor Mário Couto, em relação à segurança pública.

Nestor Kirschner

A morte de Nestor Kirschner desfalca o grupo de líderes progressistas que promoveram o desenvolvimento com justiça social em nosso continente, mandando às favas o neoliberalismo que nos desgraçava, inaugurando na Argentina um novo tempo que foi continuado com muita altivez por sua esposa Cristina. Teve coragem de questionar a dependência que Carlos Menen, e seu ministro equino das finanças tinham articulado na economia argentina, colocando o déficit em segundo plano e trabalhando na recuperação econômica do país.
Isto escandalizou grande parte da mafiomídia sulamericana, sempre acostumada com o comando dado pelo FMI às políticas monetárias. O bombardeio só parou quando começaram a surtir efeito as medidas que voltaram a fazer a economia argentina crescer.
Depois, o bombardeio voltou-se contra Cristina, que ousou enfrentar o latifúndio e depois o monopólio mafiomidiático, principalmente o do grupo que controla o jornal Clarin.
Pela abordagens globais a respeito do futuro do kirschnerismo, comandadas pelo pantomimesco Ariel Palácios, o futuro é Cristina. Vale dizer, a atual presidenta deve partir para a reeleição com a consolidação do projeto que levou a Argentina a livrar-se da tutela do FMI. Gostem ou não os conservadores.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que foi dito(e feito)

"De início gostaria de salientar minha posição absolutamente contrária ao projeto de lei que pretende criar uma estapafúrdia "super zona-franca na Amazônia", independente da inclusão ou não do Pará nesta "farra fiscal".
E assim me posiciono por entender que tal medida, longe de trazer benefícios à grande maioria da população, acabará sim por penalizar os municípios paraenses que, como é notório, se encontram em dificuldades financeiras para cumprir até mesmo compromissos elementares como salário do funcionalismo(tempos de Simão-NR)
As isenções tributárias propostas terão impacto direto sobre o Fundo de Participação dos Municípios, tendo em vista especialmente que importarão no não pagamento de IPI pelas empresas beneficiadas, tributo este que é essencial para a formação do FPM.
Assim, na verdade, o modelo de "super zona-franca" longe de trazer o desenvolvimento enfraquecerá mais ainda a possibilidade das diversas esferas do Estado na Amazônia de implementar políticas de desenvolvimento regional e de diminuição das desigualdades sociais. Quem ganharia, de fato, com esta iniciativa seriam apenas algumas empresas que transformariam nosso território em uma enorme plataforma de exportação.
Portanto, mais do que uma briga entre estados, a grande discussão que esse projeto enseja é a contradição entre alguns interesses privados e o interesse da esmagadora maioria de nossa população, que exige e precisa de ações que alavanquem nossa economia de forma sustentável e com distribuição de renda.
....................................................................................
Em setembro de 2003, houve nova votação, dessa vez na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em sessão que não me encontrava, como se pode comprovar pela leitura da ata, pois aquela altura participava dos debates da reforma tributária, onde acabei sendo representante do meu partido na Comissão Relatora, conseguindo algumas vitórias importantes, como dividir a contribuição sobre combustíveis(CIDE) com estados e municípios, o que significará dinheiro novo entrando no Pará e em todos os estados brasileiros, recursos que antes ficavam retidos na esfera federal. Além de uma vitória importantíssima para o Pará, que foi garantir um critério de distribuição do Fundo de Compensação dos Estados Exportadores, que beneficia o esforço exportador do Pará. Aliás, foi preciso vir um governo do PT para que a compensação aos estados exportadores levasse em conta também o saldo da balança comercial, que no caso do Pará é positivo, proporcionando finalmente que nosso Estado recebesse os recursos que lhe foram surrupiados nos oito anos de governos do PSDB."- Senadora Ana Julia Carepa-27/01/2003.
O resto é lorota do Simão( pra variar).

Pergunta que não quer calar

"Como era mesmo o nome daquela amante a quem Jatene deu um DAS bacana e que tinha a idade da filha dele?" ( pergunta feita pela jornalista Ana Célia Pinheiro em abril deste ano, e até hoje não respondida pelos hipócritas que usam adesivos infamantes como tapa sexo.)

Falta de respeito

Esse post foi publicado em 16/4 e é republicado agora por conta de um adesivo acanalhado que circula em carros de simpatizantes de Simão Lorota. Trata-se de um comentário indignado da jornalista Ana Célia Pinheiro, ao qul fizemos questão de unir nossa voz.
É isso.
Eis aqui um trecho bem oportuno do que escreveu a jornalista Ana célia Pinheiro em seu blog, a respeito da postura acafajestada do senador Mário Couto com o apoio de seu partido-PSDB- em seus ataques à governadora Ana Júlia Carepa.
"...Uma mulher que abriu caminho na política, que é um mundo dominado pelos homens.
Já era de se esperar, portanto, a reação virulenta de alguns homens que ainda ontem caíram de alguma árvore e nem se deram conta disso.
Já disse aqui e vou repetir: nunca vi essas vestais de Bataclan criticarem nem Jatene, nem Almir, nem Jáder, nem Gueiros pelas amantes que tiveram e pela cachaça que emborcaram.
Nunca vi esses fariseus atirarem pedras em governantes homens- mesmo que esses governantes homens tenham transformado o Governo do Estado num autêntico bordel.
Como era mesmo o nome daquela sobrinha com quem Jáder se casou? Como era mesmo o nome daquela amante a quem Jatene deu um DAS bacana, e que tinha a idade da filha dele? Como era mesmo o nome daquela amante que Almir pendurou na Assembléia Legislativa?Será que alguma dessas vestais de Bataclan sabe me dizer?"
Seguramente não, Ana Célia. Essas já devem ter perdido o prazo de validade nesse comércio, ou melhor, tráfico, para que novos "produtos" entrem no mercado, garantindo a alta rotatividade da mercadoria, tudo como parte de um acervo que tem para esses fariseus tanto valor quanto o eleitor em período não eleitoral. Depois, um beijo na mão do Arcebispo e uma eventual incursão à alguma igreja os absolve de tudo. Lamentável!

Numerologia criminosa

Candidatos tucanos têm demonstrado desenvoltura com números, como se esses fossem atestado de bons governos feitos por eles. Pura enganação. Não passa de artimanha de bandoleiros da administração pública, que sacam primeiro suas armas de festim para "matar" a realidade que desnuda suas incompetências.
O jornalista Miro Borges publica alguns números a respeito do desempenho do governo de São Paulo, há dezesseis anos nas mãos dos tucanos, demonstrando que o descaso com a coisa pública é que os move nessas quase duas décadas e só as gordas verbas gastas em publicidade permitem que a mídia aliada divulgue como real o mito dessa eficiência administrativa.
Por exemplo, em educação, São Paulo tem 108.441 professores temporários de um total de 238.252 professores, o que demonstra total descaso com a qualificação na medida em que não pode apostar na melhor formação dessa mão de obra; paga o 11º salário do país, apesar de ser o estado mais rico da Federação; 13,2% dos adolescentes paulistas estão fora da escola e o número de analfabetos funcionais cresce a cada ano, tendo passado de 29 mil para 51, no último censo realizado há dois anos.
Na área da saúde, gasta apenas 9,6% do orçamento, quando a Constituição Federal manda aplicar o mínimo de 12% das receitas correntes líquidas, para driblar o comando constitucioal até gastos com gestão administrativa são contabilizados na rubrica saúde; organizações sociais dirigem 23 hospitais públicos e abocanham R$1,96 bilhão, cerca de 52% de todo o orçamento; a consequência disso foi a queda de 11,50% no número de leitos hospitalares; precarização das instalações e deterioração dos equipamentos, o que levou à formação de um contingente de 580 mil portadores crônicos do vírus da hepatite B e 420 mil portadores do vírus da hepatite C; as doenças diarréicas cresceram, em dois anos, de 403 mil para 617 mil, decorrentes da falta de investimentos em saneamento básico.
Na área da construção de equipamentos públicos, a licitação viciada das obras do Rodoanel, ou Roboanel, cujo resultado foi conhecido seis meses antes da abertura dos envelopes, maracutaia que saiu pela fábula de R$1 bilhão, bem como as peripécias de Paulo Preto no favorecimento às empreiteiras que constroem o metrô de São Paulo desmentem cabalmente aquela numerologia fabricada pra enganar desavisados.
Pensando bem, se compararmos com a bandalheira do Projeto Alvorada; com os favores fiscais à Cerpasa, em troca de R$12,7 milhóes para a campanha; a mentira da construção, dotação de equipamentos e a colocação para funcionamento dos hospitais regionais, mentira desmentida pela própria publicação da prestação de contas, que declarava que alguns desses hospitais tinham 85% de sua área construida, concluiremos que se trata de duas campanhas semelhantes. Na farsa dos números e no número de farsas cometidas à margem da lei para favorecer um séquito de áulicos que sempre viveram como parasitas dos cofres públicos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Começam a aparecer os podres de José Serra

Os veículos de comunicação que apoiam José Serra fazem questão de omitir a gênese do dossiê organizado pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. A serviço de Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, o repórter do jornal O Estado de Minas começou seu trabalho identificando os paraisos fiscais em que operavam figuras tucana, entre 1998 e 2002. E esses operadores eram umbilicalmente ligados ao hoje candidato José Serra. Que por sinal, fala tanto em moralidade, mas a Folha de São Paulo de hoje mostra que as licitações do Metrô eram cartas marcadas. Mais informações nos blogs do Azenha, do Tijolaço e do Conversa Afiada. O endereço está ai ao lado.

Dois carecas ladinos

Mais do que a agressividade machista de Serra contra Dilma, ontem no debate da Record, certamente ele não teria aquele comportamento contra Ciro Gomes ou Lula, o que chamou a atenção foi a manipulação dos fatos da forma mais torpe possível. Primeiro, chamando Dilma de privatista através do "embrulho" dos fatos visando dissimular sua história, seja ocultando que foi o governo tucano que acabou com o monopólio da Petrobras seja pela transferência desse malfeito a terceiros, na medida em que o regime de concessão, vigente após a quebra do monopólio era obrigatório por lei.
Segundo, pela explicação bizarra sobre os quase 15 milhões de empregos gerados nos oito anos de governo Lula, três vezes mais do que os gerados nos oito anos de tucanato. Serra teve a cara de pau de negar os números e atribuiu esses 15 milhões de empregos a uma maior atuação da Receita Federal, que obrigou patrões a assinar mais carteiras de trabalho.
Essa marca registrada já havia sido notada aqui no comportamento do candidato tucano, quando disse que no seu governo a PM contava com 18 mil policiais, algo 100% mentiroso pois o efetivo era, de fato, a metade do número chutado por Lorota para escapar das críticas; ou quando quis provar que 2,3 era maior do que 3,6, referindo-se a nota do IDEB. Há outras tantas mentiras de Serra e Simão ao longo dos debates que participaram, mas bastam esses exemplos gritantes para ilustrar o apreço que nutrem pela população, tratada como bando de otários disposta a engolir qualquer mentira oriunda de gente que tem a aparência de pessoa de bem. Porém, levando-se em conta o que dizem, é só aparência.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Chute na dignidade

Já completamente trajado com a vestimenta serrista, o jornalista Elio Gaspari acusa o presidente Lula de agir da mesma forma violenta com que agiu Zidane contra o defensor da seleção italiana, Marco Materazzi, na final da Copa de 2006. Como se recorda, o craque francês explicou que agrediu o atleta italiano porque esse teria ofendido sua genitora e sua irmã, resgatando, com aquele gesto bruto, a dignidade da família.
Da mesma forma, Lula saiu em defesa da verdade dos fatos contra a farsa montada por Serrojas, no episódio da bolinha de papel. Se o serrismo de Gaspari o faz acreditar na versão canalha que a Globo montou para o episódio é problema dele. Agora, que não venha fazer pose de indignado com o a virulência que atribuiu a Lula, pois qualquer pessoa com um mínimo de dignidade reagiria dessa forma diante de tão torpe farsa. Não é, Elio?

Factóide

O Repórter da Ditadura(70) noticiou que o prefeito de Salinas, filiado ao PT está apoiando Simão Jatene(PSDB) contra Ana Júlia(PT).
Ora, isso não constitui novidade alguma e a opinião pública já sabia que o mafioalcaide já havia se vendido ao deputado Wladimir Costa, já tendo até subido no palanque deste para manifestar publicamente esse posicionamento.
O que estranha é a direção do Partido dos Trabalhadores não expulsar sumariamente o vigarista, aplicando contra ele a lei vigente e livrando Salinas de um mau gestor por incompetência, mas também por omissão na medida em que prejudicou a população do município tencionando prejudicar a Governadora. Vale ressaltar que, enquanto não era detectada essa guinada do mafioalcaide à direita, sua administração era alvo de ferozes ataques para atigir o PT. Agora, a imprensa deixou sua administração de lado, como se num passe de mágica tivesse virado competente. Não virou. Continua o mesmo bandido incompetente de quatro meses atrás.

Um monte de asneiras

Foi o que disse a mafioescrevinhadora Eliane Catanhede, em artigo publicado ontem, na Folha Serrista, a respeito do comportamento do presidente Lula. Reflete, com efeito, o pensamento pretensamente cosmopolita daquela minoria branca paulistana, conforme a ela(a minoria) se referiu o ex-governador paulista Cláudio Lembo.
Condena o Presidente da República por assumir-se como um ser político, ter lado e postar-se como o mais popular eleitor do país, ignorando a visão conservadora que Eliane representa no artigo citado, que criminaliza a ação política. O artigo chega ao cúmulo de brigar com os fatos afirmando que Lula vai sair desta eleição menor do que entrou. Só a cegueira oriunda do ódio de classe permite falar tamanha bobagem. Lula é o mais popular presidente da história do país e o mais respeitado internacionalmente e nada indica que isso mudará em pouco mais de dois meses, logo, ele sairá do tamanho que a sua estatura de estadista comporta, graças ao governo que fez. E isso é pessoal e intransferível.
O que é transferível é a sua capacidade política de fazer da sua candidata a favorita na disputa. E isso a direita não gosta porque queria tomar o poder pressionando Lula para que assumisse a omissão como postura. Subrepticiamente, há o velhaco argumento de que FHC não fez campanha em 2002. Claro,ele foi convenientemente ocultado, pois tinha 80% da antipatia popular e representava mais a anticampanha. Se fosse o estadista que seus áulicos querem pintar não aprovaria a emenda da reeleição, sabe-se lá a peso de quantos dinheiros, em benefício próprio.
Outra idiotice inominável da mafioescrevinhadora, "...Dilma e o lulismo vencem graças à maciça votação nas regiões e áreas mais manipuláveis, onde a Arena, o PDS e o PMDB foram reis."
No entanto, Dilma arrasou seu adversário em Salvador, Recife, Fortaleza, cidades que não são propriamente os rincões que imagina a medíocre jornalista. São cidades com atividades culturais iguais ou mais intensas do que Curitiba ou Florianópolis, redutos tucanos, bastando ver os festivais de cinema que realizam, os escritores, músicos artistas plásticos que dão à admiração do país.
Se é que é possível, quem sai menor dessa eleição é a jornalista Eliane Catanhede, responsável por um dos momentos mais torpes do jornalismo pátrio, quando identificou o eleitorado tucano como a "massa cheirosa", contrapondo esta à imensa maioria do povo brasileiro na visão dela feios, sujos e malvados porque não cumprem mais as ordens da minoria branca. Vá, D. Eliana, comer seus brioches e deixe o povo fermentar a massa da liberdade de escolha, que fabricará não o pão que o diabo amassou que lhe dá tanta saudade, mas o da soberania irreversível, balizada na exigência de que não tenhamos mais retrocessos. E os(poucos) incomodados que se mudem!

sábado, 23 de outubro de 2010

Jim Carey no tucupi

O ator canadense Jim Carey não aceitou fazer Debilóide II e os produtores não encontraram um ator de renome que se dispusesse a encarar o papel daquele personagem atoleimado.
Foi aí que resolveram realizar testes e dar o dito papel a algum ator desconhecido. No entanto, um produtor que por aqui havia passado indicou um paraense, dublê de jornalista e promoter, declarando que este demonstrava total identidade com o personagem e, com certeza, não deixaria nada a dever ao ator que fez o primeiro filme da sequência. Vai ser muito "bacana" ver um paraense brilhando em uma produção hollywoodiana.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Briga de Aécio contra Serra

Na briga dos grupos de Aécio contra Serra, pela disputa da candidatura à Presidência da República, o jornal O Estado de Minas, ligado a irmã de Aécio Neves, publicou, em fevereiro deste ano, um editorial, que revela bem os bastidores da luta dentro do PSDB. Foi o jornal que escalou o jornalista Amaury Ribeiro para organizar um dossiê contra o então governadora paulista José Serra. Agora a história veio a tona e feriu de morte os caciques tucanos. Veja um trecho do editorial, publicado na revista Carta Capital que circulou hoje em São Paulo:

“Os mineiros repelem a arrogância de lideranças políticas que, temerosas do fracasso a que foram levados por seus próprios erros de avaliação, pretendem dispor do sucesso e do reconhecimento nacional construído pelo governador Aécio Neves”, tascou o editorial. Em seguida, desfiam-se as piores previsões possíveis para a candidatura de Serra: “Fazem parecer obrigação do líder mineiro, a quem há pouco negaram espaço e voz, cumprir papel secundário, apenas para injetar ânimo e simpatia à chapa que insistem ser liderada pelo governador de São Paulo, José Serra”. E termina, melancólico: “Perplexos ante mais essa demonstração de arrogância, que esconde amadorismo e inabilidade, os mineiros estão, porém, seguros de que o governador ‘político de alta linhagem de Minas’ vai rejeitar papel subalterno que lhe oferecem. Ele sabe que, a reboque das composições que a mantiveram fora do poder central nos últimos 16 anos, Minas desta vez precisa dizer não”.

Tirou nota baixa, anula a prova.

Hilário esse Simão Lorota. Tentou provar que, dependendo da circunstância, uma nota baixa pode ser melhor que uma nota mais alta. Ao responder que a nota atribuida pelo IDEB-2,3- ao ensino médio do Pará no tempo da lorota, tentou provar que foi melhor assim do que os 3,6 alcançados pelo atual governo. Pior, justicou. Falou que no tempo dele todos os estados também obtiveram notas baixas(mentira, vide as notas dos estados da R. Sul à época) por isso estava dentro de uma média geral; enquanto agora os outros subiram e o Pará ficou pra trás(mais uma mentira, a média paraense cresceu a um percentual maior que a média nacional).
Pelo jeito, Lorota era daqueles alunos que quando tirava nota baixa fazia um movimento na sala pra que a prova fosse anulada e feita outra dando-lhe, assim, outra oportunidade. Bobo ele, não?

Lorota dá o serviço

Simão Lorota passou a campanha toda dizendo que construiu, equipou e botou pra funcionar cinco hospitais regionais sendo sempre contestado pela governadora, que afirmava que encontrou apenas prédios construidos sem indicação de que eram hospitais.
Pois bem, bastou Ana Júlia perguntar quantos atendimentos foram feitos nesses hospitais, durante o governo da lorota, para que Simão abrisse a caixa do professor Chamoun. Aí a prosa mudou de rumo com o "eye fish" tergiversando que não era bem assim, que ele ia botar pra funcionar mas a governadora não deixou e isso e aquilo, enfim, mais um tapete mágico vendido na Feira do Barreiro.
A impressão que dá é que, se apertarem mais um pouco, ele confessa que construiu prédios e não os equipou. Certamente, dirá, por culpa da governadora que não especificou que tipo de cotonete ela queria que fosse usado e ele, ético que é(quá,quá,quá), não ia comprar algo que desagradasse a futura governante. A propósito, quantas marcas de óleo de peroba há no mercado?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tá provado. Serra não tem diploma

Se alguém ainda tinha dúvidas a respeito da veracidade da acusação de que Serra não tem diploma de engenheiro e muito menos de economista, ontem teve a comprovação.
Qual o estudante que nunca levou uma bola de papel na cabeça? E qual o atingido que reagiu com aquele ar de espanto, como reagiu o Zé Aborto(oh cabra feio)? Típica de quem nunca passou por situação semelhante, de quem não tem familiaridade com uma sala de aula. Credo!

Fugiu de novo

Amanhã Aécio Neves estará dando uma força na campanha de Simão Lorota. Vem no lugar do Zé Aborto que, mais uma vez, programa visita ao Pará e foge. Já é bem a terceira ou quarta vez que Zé faz essa molecagem com seus aliados.
Como ele esteve em Goiás e reclamou do sotaque de uma jornalista, que ele considerou ininteligível; como ele esteve no Nordeste e fez a mesma reclamação, provavelmente iria sentir-se incomodado com o falar paraense e, ao seu(dele) modo diria: égua do povo pra falar feio. Vai morrer pra lá, Vampiro Anêmico!

Imagem resgatada

No cortejo cultural que terminou no Largo de São Braz em apoio à candidatura Ana Júlia, lá estava o músico Marcos Puff, aquele que a campanha de Simão Lorota tinha surrupiado a imagem e a estampado em seu programa televisivo, como se fosse um eleitor da Lorota.
Restabelecida a verdade factual, vamos ver qual vai ser a próxima empulhação virtual "orlylica" para tentar ludibriar a opinião pública.

É preguiça, mesmo.

Essa história da inapetência do Simão Lorota para o trabalho é algo que ultrapassa em muitas milhas uma constatação feita durante uma campanha eleitoral. É muito mais e revela-se pela próprio desempenho do dito cujo, expresso nos seus "feitos" governamentais.
Por exemplo, 747 estágios e cursos livres ao processo de trabalho e geração de renda, menos de 1% do que atende atualmente o Bolsa Trabalho; implantação do Bolsa Mestrado para 58 professores em quatro anos, portanto, beneficiando uma ínfima fração docente do Estado, provavelmente aquinhoada por indicação política e capacitação de professores e técnicos em gestão escolar atendendo 2.500 docentes, algo em torno de 5% do total da clientela.
Com efeito, esse esforço "hercúleo" de um governante marcado pela estafa só reflete sua preferência por atividades mais lúdicas, daí a produção de dados governamentais tão insignificantes. Lastimável!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A comédia da lorota virtual

Em seu programa eleitoral de hoje, Simão Lorota promoveu uma autêntica "Batalha de Itararé", aquela que prometia ser sangrenta mas nunca aconteceu, tentando provar que a governadora Ana júlia agiu contra os interesses do Pará na criação de uma fictícia zona franca que deixava de fora o Pará.
Como seu correligionário ex-detento, fez abertamente a apologia do patriotismo como último refúgio dos canalhas e foi à luta em sua inglória missão de mostrar que o melhor que fez foi pescar, pois que assim defendia nossos melhores costumes.
Nada mais falso. Primeiro, que não houve e não há qualquer zona franca criada a partir da proposta do senador José Sarney, logo, só ainda estando sob efeito do anzol pendurado no olho para dar contornos dramáticos ao que não existe; segundo, a governadora manifestou-se, reiteradas vezes contrária a qualquer criação dessa natureza que não incluisse o Pará; terceiro, o líder do governo no Senado à época, Aloisio Mercadante, foi à tribuna e manifestou que o governo era contrário ao projeto Sarney, revelando a intenção de veto do presidente Lula ao mesmo, caso fosse aprovado, com isso diminuindo a importância de qualquer votação, o que levou Ana Júlia a abster-se para não parecer deselegante com o presidente do Congresso Nacional.
Essa é a verdade dos fatos e não há contorcionismo demagógico que a altere constituindo-se, com efeito, qualquer malsã tentativa nessse sentido em mais lorota despejada desrespeitosamente contra o povo paraense.

E agora, PIG?

Agora que ficou esclarecido que a quebra de sigilos fiscais de tucanos foi decorrente de uma guerra(suja) interna entre eles, que posicionamento o Partido da Imprensa Golpista-PIG- irá tomar? A cínica tô nem aí, já fiz o estrago que queria? Vai refazer o caminho dos fatos, seguido de autocrítica reconhecendo o erro ao acusar petistas? Ou vai fabricar outra versão fantasiosa, dando conta que petistas estão envolvidos, sim, nesse imbroglio tucano?
De qualquer modo, qualquer que seja o caminho a ser seguido, mais uma vez ficou patente ser a imprensa brasileira o mais antigo partido conservador do país, que explorou esse episódio sem nenhum interesse jornalístico, mas com o intuito de repetir a farsa de 2006 a respeito dos aloprados, tão somente para favorecer o candidato tucano. E aí o céu é o limite da sordidez e tudo continuará como dantes. Lamentável!

Bandidos inglórios

O bandidão Sérgio Guerra, conforme mostra reportagem da Carta Capital esta semana, ficou inconformado com os números da pesquisa Vox Populi que coloca Dilma 12 pontos a frente do candidato tucano. O referido jagunço saiu esperneando, desqualificando o instituo, mas disse que dessa vez não pretende recorrer à justiça contra a dita pesquisa.
É que cachorro mordido de cobra tem medo de salsicha. Da última vez que pediram auditoria em pesquisa Vox Populi, deram com os burros nágua pois o instituto de Marcos Coimbra provou minuciosamente toda a lisura de seu trabalho. Então, seu Guerra, o jeito é uasar os robôs.

A vida imitando a arte

Como o "Vampiro Anêmico" não foi o sucesso de bilheteria almejado pela direita brasileira, abandonou-se Ed Wood e lançou-se mão de George Lucas. Agora, a malta conservadora utiliza-se de robôs para ligar e constranger as pessoas em suas casas ou local de trabalho, no afã de garimpar votos para o candidato tucano.
Surgidos na campanha republicana contra Barak Obama, por inspiração da débil mental Sarah Pallin, candidata a vice na chapa republicana, esse mimo eletrônico chega à campanha do nosso Nosferatu com status de conquista eletrônica capaz de ajudar o dito cujo a sair do apuro eleitoral em que se encontra. Credo!

Chiste com chiste se paga.

Para os redivivos remistas, que andam por aí livres, leves, soltos a nos gozar, gostaria de prestar uma informação urgente: em breve, o escudo do Leão não terá apenas o CR, mas CRS, ou seja, Clube dos Resíduos Sólidos. Sorry!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Enquadramento

Pelas informações oriundas de Brasília, Michel Temer garante que Jader Barbalho apoiará Ana Júlia. Além disso, é possível que Chicão, Elcione e Helder juntem-se ao perrista Eliel Faustino Filho no apoio à petista.
Com isso, o jogo tende a readquirir equilíbrio em Ananindeua tornando a disputa pelos mais de 200 mil votos daquele município fundamentais para a decisão da eleição. Se o senador José Pimentel e o ministro Ciro Gomes conseguirem motivar a imensa colônia alencarina residente em Santarèm, isto somado ao trabalho da prefeita Maria do Carmo podemos, igualmente, ter um outro duro embate na pérola do Tapajós, contribuindo para que o segundo turno seja eletrizante.

Incorrigível

Depois Simão não gosta que se faça referência à sua devoção piscalina, porém, vendo sua prestação de contas, não dá para passar despercebida tal devoção.
Por exemplo, de 2003-2006, foram gastos R$1,5 milhão com o credlivro "beneficiando 10.000 professores"; já em um pacote do qual constavam rally do sol, surf na Pororoca, jogos indígenas, jogos abertos do interior Grand Prix e Olimpíadas Colegiais foram gastos R$12.900 milhões.
É por isso que Lorota hoje faz reiterados afagos retóricos aos professores, porque sabe que além do arrocho salarial imposto à classe, quando fez alguma coisa, o fez em forma de migalhas. Agora está apavorado de colher o que plantou. Paciência!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lorota forever

No programa de governo(?) do Lorota, havia uma meta de formar 1.130 técnicos de nível médio na Escola Técnica do SUS a um custo previsto de R$2.500.000,00 (credo!). Mas, na hora da realização, deparamo-nos com esse primor de ENROLATION: "As atividades desta ação reportaram-se à aquisição, reforma e adaptação do prédio, sede da Escola Técnica do SUS, ainda em fase de regulamentação". A um custo de R$245.000,00, ressalte-se.
Ou seja, gastaram quase 250 mil reais, não formaram um técnico sequer e até a reforma prometida ficou no papel. Um farsante!

A lorota demascara-se por si própria

Prestando contas a O Liberal, Simão Lorota disse ter qualificado para o mercado de trabalho, de 2003-2006, 4.352 jovens inserindo desses 515 no mercado de trabalho. Como pode um indivíduo desses falar em voltar a crescer com números tão pífios em um setor de tanta importância não só para o mercado de trabalho, mas também para a tranquilidade social na medida em que são os jovens a clientela mais à mão da criminalidade?
Certamente, a repetição dessa farsa fará tornar a crescer a violência e a disseminação da criminalidade entre a juventude, pois, agora que assistimos ao Bolsa Trabalho assistir a mais de 70 mil jovens, inserindo cerca de trinta mil desses jovens no mercado de trabalho com carteira assinada, ainda assim, não deu conta da ruptura definitiva do vínculo da juventude com o crime organizado, precisando de mais um punhado de anos nesse patamar para obter resultado mais concreto significando, com efeito, sua redução o desperdício de anos no combate a essa mazela social. Pensemos nisso antes de levar a sério as palavras de um bandalho da política.

"O que é isso, companheiro?"

Para muitos, parece estranho que Fernando Gabeira tenha declarado neutralidade neste segundo turno, logo ele, defensor de dois palanques do PV no Rio de Janeiro-Marina e Serra- e até foi a São Paulo cobrar recursos do "aliado" para sua campanha ao governo do estado.
Na verdade, essa é uma operação com toda a pinta de ocultação de cadáver(político), oriunda no receio de que seu odor fétido agrida as narinas fundamentalistas que veiculam mensagens difamatórias com fins eleitoreiros, afinal, Gabeira sempre se manifestou favorável ao aborto, da liberação do uso da maconha e esteve no grupo que sequestrou o embaixador Charles Elbrick. Ou seja, tudo aquilo que os Serromalafaias da vida usam contra Dilma encontram-se no colo do candidato tucano, que só tem como recurso a tal ocultação para não sofrer mais desgaste do que o provocado pela descoberta de que Mônica Serra, na prática, não é tão visceralmente contra matar criancinhas como hipocritamente pregou na Baixada Fluminense.

De crescimentos( nasais, econômicos e omissões)

Que Simão Lorota é um contumaz mentiroso todos sabem, tanto os que o combatem quanto aqueles que a ele se aliam no exercício sistemático do engodo ou do autoengano. Porém, chama a atenção a omissão do IDESP em relação ao mantra de campanha de Lorota, de que o PARÁ VAI VOLTAR A CRESCER.
Recentemente, aquele instituto publicou indicadores da nossa economia sinalizando que o Estado cresce a taxas acima do crescimento nacional, média em torno de 8% de crescimento do PIB paraense a partir de 2008; que a geração de postos de trabalho está no seu maior patamar nos últimos dez anos, com previsão de 30 mil postos de trabalho até o final deste ano; que nossa indústria saiu-se muito bem da crise mundial do ano passado e hoje apresenta taxas de crescimento superiores às da média geral do país e, finalmente, que o número de miseráveis reduz-se em nosso Estado, caindo de cerca de quatro milhões nos tempos tucanos para algo em torno de 2,3 milhões, segundo dados apresentados pelo próprio Lorota.
Este, com efeito, age como o celerado fundamentalista que tenta trazer de volta o tucanato à Presidência da República: clona três ou quatro políticas públicas em curso dizendo que vai implementá-las, em claro desrespeito ao povo brasileiro, tratado como massa ignara, sempre apta a digerir qualquer barbaridade que os do andar de cima vomitam.
É hora, portanto, do IDESP manifstar-se não em defesa não de uma candidatura, mas do bom nome da instituição que não pode ser enxovalhada pelo comportamento néscio e eleitoreiro de quem tem como lema ser capaz de "meter a mão na lama para tirar a pedra preciosa".

sábado, 16 de outubro de 2010

Cuspindo no prato que comeu!

Quem foi DAS no tempo de Almir, deveria ter vergonha de classificar como vergonha a opção assumida agora pelo fundador do PSDB no Pará. Será que o casal de oportunistas, Jardel e Josefina, tem a coragem dos seus vassalos para cobrar isso de Almir? Ou, tem medo que o ex-governador atire-lhes à cara de pau as benesses feitas aos dois quando praticavam sistemática ordenha escrotal no ex-tucano?
Eis aí o busilis desses comportamentos oportunistas: vivem da encenação baseada na ética da conveniência, como se fossem vestais quando, na verdade, não passam de abutres rondando o erário. Lamentável!

Águia na cabeça

Vamos lá, Azulão de Marabá! É hoje o dia. Depois é só administrar o desespero do adversário. Para isso, é preciso fazer uso da estratégia do Mike Tyson encurralando o adversário no corner deixando-o cambaleante e alvo fácil da sua artilharia.
Com efeito, um placar expressivo hoje é o passaporte para um jogo de volta mais tranquilo, pavimentando o tão sonhado acesso que já bateu na trave por duas vezes. Às 16 horas, nem os clubes daqui resistem quanto mais o ABC, por isso espera-se que o Águia liquide a fatura já neste jogo. Boa sorte Ferreirinha, Galvão e bravos soldados do Azulão!

O povo, penhorado, agradece.

Aquele gatuno dos dinheiros da SUDAM, justificando não ter ido ao comício da Arterial 18, saiu-se com o seguinte farrapo retórico: " o ambiente estava contaminado".
Consequência, as cerca de 60 mil pessoas presentes ao evento puderam respirar aliviadas e descomprimir as mãos que apertavam apreensivas carteiras e bolsas, com medo que ocorresse o pior. Ufa!

Abortando a mentira.

Quer dizer que Mônica Serra foi pra Baixada Fluminense dizer que Dilma era a favor de matar criancinhas já tendo matado uma? Quer dizer que José Serra repercutiu a vileza da esposa, mesmo sabendo que esta já havia matado uma criancinha, portanto, estava sendo leviana ao usar aqueles termos? E o pastor Silas Malafaia? Agiu como inocente útil ou como um escroque da política na manipulação de fiéis que votam de acordo com as orientações dos seus líderes religiosos, o que aumenta a responsabilidade destes, impedindo-os de mentir?
Dessse comportamento sórdido da campanha do candidato tucano fica uma lição que é sempre saudável reembrar: qualquer candidato a cargo eletivo que usa de expedientes escusos para ganhar eleição, deve-se esperar qualquer coisa menos que governem levando em conta os mais altos interesses do povo. Vide o exemplo de São Paulo e o malsinado e elucidativo caso do Rodoanel, superfaturado, surrupiado e desmoronado por conta de tenebrosas transações envolvendo governantes, empreiteiros e funcionários públicos. Vergonhoso!

Pavimentando o caminho da pescaria.

No milionário encarte que fez publicar em O Liberal, no dia 01/01/20007, Simão Lorota exibiu orgulhoso a pavimentação da PA-140, que vai até o município de São Caetano de Odivelas, beneficiando "cidades históricas e balneários da costa atlântica". Conversa fiada! Na verdade, beneficiou São Caetano onde há edificações de sua propriedade avaliadas em R$110 mil. Provavelmente casa, marina, aquario, tanque e demais equipamentos por ele usados em sua governança piscal.
Pena que essas coisas não pululem nos debates, pois assim o povo poderia muito bem "pescar" quem é o verdadeiro Lorota e pra quem ele governou, de 2003 a 2006.

Promete devolver, Lorota!

Já que agora o Lorota arrota ter feito tantos benefícios ao servidor público, deveria aproveitar e falar ao menos uma vez a verdade e anunciar que pretende devolver o dinheiro surrupiado, a título de seguro de vida do servidor, pelo IASEP e depois suspenso sem qualquer devolução. Eram R$2,00 de cada um dos 90 mil servidores, descontados em folha durante cerca de três anos e que até hoje não se sabe qual sua destinação.
Deve ter seguido a mesma trilha do Museu da Cultura Popular ou reforma do Centur, que ele anunciou com pompa e circunstância e acabou virando Conceição, aquela que ninguém sabe, ninguém viu que rumo tomou.

Aplica, Lorota!

Vendo, no Ananindeua em Debate, a declaração de bens de Simão Lorota me chamou a atenção o valor declarado de um barco de alumínio com motor, avaliado em apenas R$34.700,00. Perdão, Lorota. Por esse valor você não compra nem uma reles piroga(eu falei piroGa) feita da mais simples madeira. Com efeito, o valor declarado da embarcação paga apenas os apetrechos que são usados no exercício da governança piscal, inclusive a vara(epa!). O barco, jamais.
É mais um trabalhador "sério" que demonstra constrangimento ao declarar publicamente seu patrimônio, dada a incompatibilidade deste com as funções de professor, secretário de estado e governador, então, o ardil é puxar pra baixo o preço dos bens declarados para compatibilizar o tal patrimônio com a vida pública que teve o candidato. Lamentável!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que é isso, "aliado"?

Quando Lula pisar novamente hoje em nosso solo, deverá ficar sabendo que dos quatro deputados federais eleitos pelo PMDB, três já declararam apoio ao candidato tucano. Asdrúbal Bentes, José Priante e Wladimir Costa; e dos seis estaduais quatro também estão com o Simão Lorota. Josefina do Carmo, Parsifal Pontes, Simone Morgado e "Macarrão", que não declarou apoio explícito mas nem precisava, pois foi ele que combateu a operação Arco de Fogo em Tailândia e detesta o governo petista, ou qualquer governo que atue dentro da lei.
Resta saber qual será, se é que terá, a reação presidencial ou se tudo ficará para depois das eleições. De qualquer modo, o provável futuro vice-Presidente da República, Michel Temer, terá poucos motivos para estabelecer diálogo com o PMDB paraense, pois além de ter contribuido para a redução do tamanho da bancada(eram seis e agora são quatro), ainda demonstram comportamento errático e desrespeitoso para com o presidente nacional do partido.

O x da questão.

Deu no Diário do Pará, em 10/07/2010, "O Instituto Alerta Pará( mistura de UDR,TFP,FAEPA,FIEPA e tudo que de mais reacionário há em nosso Estado-NR) entrega hoje à Agro Santa Bárbara o título "Destaque das Américas", em reconhecimento à contribuição da empresa para o desenvolvimento econômico do Pará...A atuação responsável da Agro Santa Bábara em termos de produção, cuidado com as pessoas, geração de renda para as localidades e etc...etc...etc..."
A atuação responsável deve ser a compra de terras de forma ilegal, já que eram áreas destinadas ao plantio de castanha do pará e não poderiam ser utilizadas para a pecuária, por isso o Governo do Estado contesta em juizo a transação que concedeu ao meliante Daniel Dantas a posse daquelas terras.
Quanto à responsabilidade, pelo que se comenta até aqui, a principal é arrecadar recursos para a campanha de Simão Lorota na tentativa de apear a qualquer preço do comando do Estado a governadora Ana Júlia, odiada por Dantas justamente por ter sido ela, em parceria com a senadora Idelli Salvatti, autora do requerimento de convocação do dono da Santa Bárbara para depor na CPI do sistema financeiro, começando daí o inferno astral do tal banqueiro bandido, como o denomina o delegado Protógenes Queiroz.

Conquistas

Segundo Franssinete Florenzano, os servidores do Banpará comemoraram efusivamente as conquistas obtidas nessas negociações salariais, que ensejaram 15 dias de greve. Desde o piso salarial de R$1.250,00, passando pelo reajuste de 7,5% nos demais benefícios que fazem parte do contracheque até o direito pleno à amamentação os servidores do nosso banco estadual podem colocar a mobilização deste ano como uma das mais expressivas que a categoria já conseguiu.
Agora, trata-se de lutar para manter essas esses ganhos defendendendo, entre outras coisas, que o Banpará continue um banco público e de fomento aos empreendimentos, principalmente dos nossos pequenos e micros, bem como continue sendo parceiro dos servidores na concessão de crédito a taxas de juro menores.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

E dá-lhe (mais) lorota!

Nesse imbroglio do pseudo apoio da presidente da Associação dos Servidores do Banpará à candidatura de Simão Lorota, hoje desmentido pela interessada, quem menos tem responsabilidade é a correta jrnalista Franssinete Florenzano, que se dispôs a registrar o fato.
Que, posteriormente, constatou-se tratar de factóide, urdido pelo beato ex-comunista, por sinal, mestre no assunto, contando com a colaboração de servidores públicos, ao que parece, remunerados para fazer campanha para o Lorota, tal e qual aconteceu em 2002, quando o uso indecente da máquina pública lhe rendeu um processo que até hoje tramita.

Deu a louca no Itamar!

Vejam o que diz o senador eleito e ex-Presidente da República, Itamar Franco, a respeito do Zé Podridão -Transcrito do blog Amigos do Presidente Lula.
Itamar Franco: "Serra nunca apoioi o plano Real. Eu era o presidente e ele bombardeou deste o primeiro instante".

Itamar ataca Serra e prevê derrota pior ainda no 2.º turno

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, soltou o verbo hoje contra o presidenciável do PSDB, José Serra, acusando-o de disseminar "inverdades" e de ter "bombardeado" o Plano Real no seu início. "Ele nunca apoiou o Plano Real. Posso dizer porque fui presidente da República. Desde o início ele tentou bombardear o plano", declarou Itamar, ao chegar a Brasília, onde reúne-se amanhã com o petista Luiz Inácio Lula da Silva e depois com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Saiu até em defesa do presidente, ainda que de forma indireta.

"O candidato Serra quer viver à sombra do presidente, mas tem medo de sair às claras, ao sol, e dizer: 'Sou o candidato do presidente'. Ele acha isso uma coisa vergonhosa. Por que ter vergonha de ser o candidato do presidente?", questionou o governador mineiro. Segundo Itamar, "se Serra fosse um homem verdadeiro, deveria defender a política deste governo, ao qual serviu por oito anos, ou dizer o que realmente pensa".

Ressaltando que não criticava a pessoa de Fernando Henrique, Itamar afirmou que a atual política econômica resultou em "empobrecimento dos municípios, dos Estados e da população". Acusou o ministro da Fazenda e o Banco Central de tentarem esconder os erros cometidos e obrigar os candidatos à Presidência a seguirem o mesmo caminho.

"Há um desvio na rota da ordem econômica que vai precisar ser alterado", disse o governador. "Chega hora em que o povo quer mudar." Cabo eleitoral de Lula, para quem gravará mensagens de apoio amanhã, Itamar prometeu que "em Minas, o Serra vai ter uma derrota pior do que teve no primeiro turno". Segundo ele, o arco de alianças em torno do petista deve se ampliar neste segundo turno em Minas, onde Lula já obteve 53% dos votos válidos.

O governador disse ainda que o presidenciável do PSDB mente ao dizer que criou os medicamentos genéricos, porque isso teria ocorrido durante seu mandato, através de um decreto. "Ele deveria ter a decência de dizer que os genéricos surgiram no governo Itamar, não pelo Itamar, mas pelo grande ministro da Saúde que foi o Jamil Hadad", afirmou Itamar.

O ex-presidente também queixou-se da afirmação feita por Serra durante o primeiro turno, atribuindo a Itamar a privatização da Light e da companhia elétrica do Espírito Santo, ocorrida no governo Collor de Mello, quando Itamar era seu vice. ‘Ele falou uma deslavada inverdade, não sei um vocábulo mais forte do que este‘, disse o mineiro. ‘Eu não privatizei em meu governo nenhuma empresa de energia elétrica.‘

Amanhã Itamar reúne-se com o presidente para discutir a situação financeira do Estado. Segundo ele, a dívida de Minas Gerais era de R$ 18 bilhões quando ele assumiu o governo estadual e, quatro anos depois, já chega a R$ 28 bilhões apesar de já ter pago R$ 8 bilhões ao Tesouro Nacional. Segundo ele, o vice de Lula, José Alencar, tem um projeto que reduz o comprometimento dos gastos dos Estados com a dívida de 13% da receita líquida para 5% e que poderá ser adotado no caso de vitória do petista.Agência Estado

Impostora

Na abertura da Supernorte, ontem, a palestrante foi a mafiojornalista global, Cristiana Lobo que, como já era esperado, não veio tratar de tema específico, mas exaltar as qualidades(?) do Zé Podridão. Como se estivesse em uma aldeia fazendo catequese, ofereceu suas bugigangas retóricas na vã esperança de levar em troca o valioso voto do povo paraense.
Santa ignorância! Certamente, aquele público presente ao evento já fez sua escolha e não mudará simplesmete porque ouviu a lenga lenga idiota de uma jornalista tendenciosa e que exerce sua profissão de maneira desonesta. A lamentar apenas o mau uso dos recursos dispendidos para trazer como palestrante figura tão desimportante, quando poderíamos ter por aqui alguém que trouxesse contribuição relevante ao debate a cerca dos caminhos do nosso desenvolvimento.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

População brasileira

Amanhã, às 11 horas, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA) lançará seu comunicado nº64:PNAD 2009-Primeiras Análises: Tendências demográficas.
O estudo mostrará que os dados de 2009 da PNAD confirmam a tendência demográfica existente no país desde a década de 1970, de desaceleração no ritmo de crescimento populacional e de mudanças expressivas na estrutura etária da população no sentido do envelhecimento.
O comunicado também trará dados a respeito do comportamento recente da dinâmica populacional e a projeção para o período até 2040; as tendências de fecundidade, inclusive na adolescência, as mudanças nos arranjos familiares e no papel social da mulher; e as consequências do envelhecimento da população.
Altas taxas de natalidade e populações excessivamente jovens sempre foram fatores associados a paises subdesenvolvidos. Segundo o referido comunicado, desde 1970 que o Brasil vem tentando reverter essa situação. Vejamos amanhã que estágio já atingimos e quais os riscos atuais de se ter uma população com uma expectativa de idade muito alta.

É lorota pra cá, é lorota pra lá, é lorota pra todo lugar

De outubro de 2001 a março de 2002, o Pará teve um saldo negativo de 5352 postos de trabalho, ou seja, mais de cinco mil pessoas perderam seus empregos. Quantos, dentre esses, pegaram em uma arma e, para além de qualquer outra sensação que não o medo da miséria, enveredaram pelos caminhos da criminalidade para sobreviver?
Um dos motivos para a ocorrência dessa pororoca recessiva foi a adesão do Pará ao apagão no fornecimento de energia elétrica, por decisão do governo tucano da época, diga-se, já que o nosso Estado não estava entre os que estavam em situação de risco de desabastecimento.
Hoje, Simão vai à televisão e declara, com o cinismo usual, que o fornecimento de energia era bom no Pará, até 2006. De resto, mentira deslavada constatável a partir de um mero recorte de jornal da época, na medida em que o Grupo Rede vem perdendo o controle da Celpa desde o final do século passado e hoje precisa desesperadamente do dinheiro do BNDES para manter-se dono do negócio. Só o Lorota finge que não vê a grande trapalhada que os tucanos fizeram ao vender a Celpa.

Uma vez lorota, sempre lorota.

Beneficiado pelo bombardeio vindo de quatro candidatos adversários contra a governadora Ana Júlia, Simão Lorota não conseguiu levar a eleição no 1º turno e agora adiciona mais lorota à sua mistificadora campanha. Superstimou o número de adesões e se viu desmentido, ontem, pela ratificação do apoio do PSC à reeleiçao da governadora.
Corre o risco de dar um jeito de pregar um adesivo em algum carro da comitiva do presidente Lula e depois bazofie que este o apoia, só não pode é declarar publicamente. Égua do candidato mentiroso!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Serra, O Excomungado.

No dia 3 de março de 2009, um rumoroso caso envolvendo uma menina de nove anos movimentou os noticiários. A menor, internada em um hospital público de Recife, fora estuprada pelo próprio padrasto e estava grávida de gêmeos, com a vida em iminente perigo. A equipe médica responsável pelo atendimento avaliou a gravidade da situação e, cumprindo as normas, procedeu à interrupção da gravidez. “Há duas indicações legais no abortamento previsto em lei, que é o estupro e o risco de vida. Ela está incluída nos dois e, como médico, a gente não pode deixar que uma menina de 9 anos seja submetida a sofrimento e até a pagar com a própria vida”, disse à imprensa, na ocasião, o médico Olímpio Moraes.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, entrou em delíquio cósmico: para o sacerdote, teria sido consumado um crime e “um ato inaceitável para a doutrina”. O vigário, então, decidiu excomungar sumariamente da Igreja todas as pessoas que participaram do aborto, exceto a criança.
Os médicos que atenderam – e salvaram – a menina levaram em consideração a Norma Técnica “Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes”, assinada em 1998 por José Serra, então ministro da Saúde. A íntegra do documento pode ser encontrada no site da organização não-governamental CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria.
Para você ver que esta não é uma questão de “ser ou não ser”, sugerimos a leitura deste artigo do blog Café & Aspirinas.
Essa foi tirada do Cloaca News com a indicação de quem levantou a questão e oprtunamente mostrou ser o assunto aborto muito mais sério do que imaginam alguns biltres
.

Desnudando a lorota

Vendo a performance de Dilma Rousseff, ontem, na Band, penso que a governadora Ana Júlia deve adotar nos debates postura assemelhada e responder a todas as baixarias que foram colocadas contra ela durante esses quase quatro anos. E deve também desmascarar essa lorota da competência e eficiência gerencial jogando no rosto de Simão o caso Cerpasa, Projeto Alvorada, uso de assessores e jatinhos do governo na campanha de 2002, o tráfico de influência que beneficiou parentes e amigos, as dezenas de convênios assinados em período eleitoral e o processo de cassação do seu mandato e inelegibilidade que tramita no Tribunal Superior Eleitoral.
Assim como a podridão que exala dos esgotos contra Dilma tem digitais da campanha tucana, embora o candidato faça cara de paisagem quando questionado a respeito do tema; da mesma forma, Simão nunca fez qualquer declaração pública de discordância com os senadores de seu partido que pautaram suas atuações no plenário do Senado contra a governadora.

Desmascarando um patife

Pensei em fazer um resumo do que vi ontem no debate dos candidatos à Presidência da República, mas lendo o que escreveu o Paulo Henrique Amorim, no seu Conversa Afiada, me dei por satisfeito e transcrevo;
Você não é o cara. Você é o homem de mil caras. Eu lamento as suas mil caras, ela disse.

Dilma partiu para cima do Serra.

Dilma foi Dilma e enfrentou o Zé Baixaria – o homem de “mil caras”.

O debate na Band serviu para mostrar que a Dilma cresce na briga.

Deixa a Dilma falar, galera !, não é isso, Agripino Maia ?

O PiG (*), nesta segunda-feira, vai se mostrar machista e diretamente atingido.

Vai acusar a Dilma de “agressiva”, expressão que ele usou, ao ser levado para as cordas e apanhar, do início ao fim.

Quer dizer que eles queriam que a Dilma sofresse com a baixaria e ficasse calada ?

O debate na Band mostrou também que ela sabe do que diz.

O Serra não tem nada dentro.

É um santarrão de pau oco: não produz uma ideia original.

E se ele achou que tinha encurralado a Dilma com o segundo turno, deu-se mal.

A Dilma citou algumas estrelas da constelação tucana, para mostrar que não vai se intimidar com a questão dos Valores e da Ética.

Ricardo Sergio de Oliveira.

Davizinho, aquele da Petrobrax, de olho no pré-sal.

Mendonção, do telefonema “isso vai dar m …”.

E a mulher do Serra, a Monica Serra, de óculos de armação vermelha, que foi dizer que a Dilma era a favor de matar criancinha – Dilma falou da Monica com todas as letras.

Ela lembrou do tucano que sumiu com 4 milhões da campanha do Serra.

A Dilma não parava de falar que eles venderam o Brasil.

O Fernando Henrique disse que o Serra é quem mais gostava de privatizar.

Você conseguiria dar a lista das empresas que você privatizou, Serra ?

Serra acusou o PT de ser contra a privatização e, se dependesse dele, os brasileiros dependeriam dos orelhões.

Não, Serra, disse a Dilma: hoje os brasileiros têm acesso à banda larga.

Dilma lembrou que o Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa para não deixar o Serra privatizá-la.

Os aeroportos estão cheios ?

Sim, disse a Dilma.

Porque agora o pobre também pode andar de avião.

No Governo dele, só os ricos.

Serra fala em criar o Ministério da Segurança: e como é que ele deixou entrar celular nas cadeias de São Paulo para detentos simularem sequestros ?

Os delegados de São Paulo têm o Pior Salário Do Brasil, o PSDB.

O crack ?

São Paulo tem 300 mil drogados e 90 vagas para cuidar deles.

Serra retrucou, indignado: não são 95, mas 300 !

Um jenio.

Sobre os professores.

Dilma prefere tratá-los sem cassetete.

Sobre o aborto.

Quando uma mulher chegar a um hospital por ter feito um aborto, você vai atender essa mulher ou vai mandar prendê-la ?

Dilma disse que concorda com a providência que o Serra, Ministro da Saúde, adotou para regulamentar o aborto – legal – no sistema do SUS.

E acusou o vice do Serra, um tal de índio, de fazer campanha cavilosa no submundo da treva para atingir a religiosidade da Dilma.

(No horário eleitoral, antes do debate, Serra usou mil vezes a expressão “o Brasil que está nascendo”.)

Quando a Dilma perguntou se ele assumia o compromisso de manter o Bolsa Família, a Dilma lembrou que ele foi ao cartório dizer que não deixaria a prefeitura de São Paulo – e deixou.

O Serra pensou que ia encurralar a Dilma, porque ele – como os tucanos de são Paulo – é “preparado”.

Serra foi trucidado.

"Mamãe eu quero...."

Desde que foi conhecido o resultado do 1º turno da eleição para o governo do estado que aquele colunista, desmamado das tetas do Banpará, subiu o nível de sua ansiedade pela volta do "leite" farto que jorrava em seu bolso, nos tempos da lorota. Hoje, chega ao cúmulo da impostura anunciando um convite ao deputado eleito Tiririca, para vir fazer campanha cá no Pará no 2º turno.
O que não faz um lacto-farsante para manter-se ad etearnum preso às tetas de um banco público. Isto, sim, palhaçada no pior sentido que se pode dar ao termo, sem que tenha alguma relação de semelhança com a atividade profissional de pessoas dignas.

sábado, 9 de outubro de 2010

Vamos subir, Papão!

Hoje é dia de torcer pelo Paissandu, para que consiga um grande resultado no interior de Pernambuco e carimbe sua ascensão à série B do ano que vem sem grandes turbulências, no jogo de volta.
Ontem, os dirigentes do nosso futebol deram surpreendente exemplo de clarividência ao concretizar a transferência do atacante remista Helinton para a Curuzu. Este jogador muito mal aproveitado, por sinal, pelo último técnico que passou pelo Baenão é considerado um atleta futuroso e tudo que o Remo fez foi tentar garantir um razoável retorno financeiro ao investimento que o clube fez no craque.
Como as atividades do Remo ficarão restritas à disputa do próximo campeonato paraense, sem muito apelo midiático pelo Brasil afora, o que prejudica nosso mercado, então, o Remo optou por ceder sem ônus agora ao rival seu jogador mais talentoso, com a possibilidade de receber 40% do que for pago ao Paissandu em eventual futura transação envolvendo o jogador. As perspectivas são animadoras já que o bicola disputará a Copa do Brasil e está muito próximo de disputar a série B do Brasileirão, constituindo-se isto numa oportuna vitrine para que Helinton tenha um belo futuro em sua carreira e a dupla RexPa fature um bom dinheiro. Valeu!

Lula vem aí!

Quer queiram ou não beatos que já foram comunistas, Lula é o maior eleitor do país e sua vinda aqui, no próximo dia 14, dará um grande impulso na campanha de Ana Júlia, principalmente agora que sua aparição não se diluirá em mensagens de apoio a vários candidatos.
Duro vai ser convencer o Zé Baixaria a deslocar-se até uma capital nortista para pedir votos. Logo ele que detesta sotaques, perguntas e imagina ser o eleitorado daqui tão insignificante que uma "aventura" por essas bandas seria tempo de campanha perdido.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A economia informal

Um dado que foi obviamente ignorado pelo mafiomídia brasileira deve ser ressaltado por seu caráter positivo para a economia brasileira. Trata-se da redução da atividade do mercado informal no país que, de 2003 a 2009, caiu de 21% para 18,4% , podendo chegar a 18% neste ano, caso nosso PIB cresça acima dos 7% como está previsto.
Graças a geração de empregos em números nunca vistos, bem como a concessão de crédito para microempreendedores podemos constatar a continuada retirada de trabalhadores das vias públicas, sem a necessidade do recurso à violência, só com o resgate da dignidade e condições decentes de gerar o sustento.

Ratos ao mar!

Nenhuma assepsia que se preze será completa se não começar pelo arremesso aos esgotos de onde são originários os roedores do erário. Aliás, todas as vezes que esses pestilentos aproximarem-se do convés é de bom alvitre que se faça como o flautista de Hammelin, só que com o recurso a instrumento mais contundente.

Obscurantismo

A demissão da psicanalista Maria Rita Kehl do jornal Estado de São Paulo certamente será ocultada do noticiário do PIG-Partido da Imprensa Golpista, pois tal fato ocorreu para punir um delito de opinião e, como é sabido, só quem pune esse tipo de delito é organização totalitária.
Não seria nada de mais, já que se trata de um jornal que discutiu com os milicos golpistas de 64 a indicação de alguns ministros. Porém, é esse mesmo jornal que estampa em sua capa um protesto declarando estar sob censura por não poder noticiar traquinagens de Fernando Sarney. Como se vê, descaradamente o Estadão coloca a cereja no bolo da truculência e dá uma lição à opinião pública de que não se deve levar a sério esse varejo noticioso cotidiano palidamente tisnado de praticante da liberdade de expressão, na medida em que o atacado do que é produzido nesses "porões" não passa de diuturna defesa da empulhação.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hora da verdade

Li em algum desses mafiojornalistas que Lula teria achado os programas de Dilma, na televisão, despolitizados. Acredito ser mais uma fofoca de alguém mal intencionado que interpreta o fato de acordo com as suas conveniências, pois os programas eram de excelente qualidade e muito contribuiram para a subida da candidata petista, independente do que aconteceu nas últimas 48 horas antes da eleição.
E isso é que é preocupante: o segundo turno começa com um debate oportunista a respeito do tema aborto, com a nítida finalidade de constranger Dilma como se esta fosse uma espécie de Eva Blay, aquela suplente do senador FHC que quando assumiu o mandato apresentou um projeto justamente de legalização do aborto. Por isso, é preciso fugir dessas armadilhas e discutir aquilo que realmente interessa ao país, ou seja, manter um modelo que faz crescer nossa economia com distribuição de renda ou voltar ao modelo recessivo dos tucanos para deleite das daslus da vida, além de outras organizações criminosas.
A propósito, isto também vale para o Pará estando na hora de rebater todas as sandices assacadas contra a governadora, bem como mostrar que a candidatura de Simão Lorota é uma farsa montada em cima de um procedimento delinquente, daí a justiça ainda te-lo sob mira, com subtração de recursos do fisco através de perdão a sonegadores, em troca de propina para a campanha eleitoral e o uso indecente da máquina pública para eleger-se em 2002.

Pantaleão e os enganadores

Para o 2º turno espera-se que o Instituto Potocate não macule o nome da admirável Universidade Federal do Pará e exima-se de fazer "pesquisas" como as que fez no primeiro turno. Tudo que se espera de uma instituição academica é que produza reflexão, saber, crítica, ciência e tudo mais que melhore a vida das pessoas. Quando o resultado significa empulhação, manipulação, engodo e vigarice instala-se o império do descrédito. E por isso nenhum espaço de saber sério merece passar, apenas para satisfazer interesses menores.

Boi na linha

Que interesse da AVAO o presidente da Santa Casa de Misericórdia, Maurício Bezerra, andou contrariando para que o mafiojornaismo liberal desencavasse fatos para rechear a chantagem usual que faz contra quem procede dessa maneira?
É preciso vir à tona o que submerge como motivação delinquente a fim de que reputações não sejam questionadas em nome de um suposto jornalismo investigativo, quando por trás disso encontramos apenas a defesa de interesses inconfessáveis.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hipocrisia eleitoreira

Essa campanha hipócrita que setores da classe média da região Sudeste do país movem contra Tiririca, o deputado mais votado do país nas eleições do domingo último, tem ranço de nostalgia em relação ao voto censitário, que durante séculos conservou o poder político nas mãos de vis compradores de uma nobiliarquia imaginária e ridícula, mas aceita porque custava muito caro.
Em um passado recente, tivemos a eleição de figuras nocivas à política nacional sem que a "massa cheirosa" demonstrasse a indignação que agora se presencia. Quando foi que Hildebrando Pascoal provocou esse tipo de reação? Só quando a polícia esclareceu que ele tinha por hobby usar motosserras para despedaçar desafetos. E o finado senador pernambucano, Nei Maranhão? Que justificava as mortes que trazia nas costas com esse primor de cinismo: alguns, Deus leva. Outros, temos que mandar.
E o José Roberto Arruda seria, por acaso, mais útil que Tiririca? Primeiro, ajudou a fraudar o painel de votações do Senado Federal, junto com outro nefasto Toninho Malvadeza, renunciou ao mandato e anunciou sua retirada da vida pública; depois, voltou e foi saudado pela infame revista Veja como exemplo de político competente que deu a volta por cima selando-se, aí, sua companhia a José Serra na chapa tucana para as eleições de 2010, até que umas gravações mostraram que a extensão da bandidagem política vai mais longe do que essa falsa moral reacionária estampa.
Decididamente, Tiririca não é o político dos sonhos do povo brasileiro. Porém, pelo que demonstrou até aqui, está mais longe ainda de representar aquilo que historicamente contribuiu para a desmoralização do parlamento brasileiro. É só botar a memória pra funcionar e rever alguns dos fatos mais recentes envolvendo o uso da política como balcão de negócios. ou será que já houve, mas não foi noticiado, um telefonema de Tiririca para algum ministro do STF para paralisar alguma votação naquela Corte e o povo não ficou sabendo?

Inexpressivos

Candidatos do PR, PMDB, PSDB confirmaram nas urnas suas incontestes lideranças no 2º maior colégio eleitoral do Pará. Pastor Divino, Eliel Filho, Chicão, Manoel Pioneiro e a deputada federal Elcione Barbalho, entre outros, tiveram votações extraordinárias em Ananindeua confirmando seus status de referências políticas no município.
Já o PT, cujos dirigentes optaram por comportar-se como linha auxiliar do pemedebismo, não só contribuiram para que a governadora Ana Júlia sofresse fragorosa derrota, como também viram as votações de seus candidatos ananins revelarem-se dignas de postulantes a cargos de dirigentes de condomínio fechado, com a marca indelével da inexpressividade e vassalagem. Mas os cargos desses dirigentes e de seus asseclas continuam tão firmes quanto suas capacidades de bajular os caciques do partido de Helder Barbalho.

Jogando a pedra e escondendo a mão

A torcida e manipulação da Globo contra a eleição de Tiririca não é especificamente contra este, que é pessoa inofensiva. Mas, visa anular sua espetacular votação e, assim, impedir que o delegado Protógenes Queirós assuma sua cadeira de deputado federal.
No entanto, parece que a pressa foi inimiga da perfeição, pois, segundo o Código Eleitoral, o fato já está consumado e o número de votos da coligação que juntava PR-PCdoB consolidado, senão vejamos o que determina o art. 175 do citado diploma legal:
Art 175-............................................................................
§ 1º-...............................................................................
§ 2º-...............................................................................
§ 3º-Serão nulos para todos os efeitos os votos dados aos candidatos inelegíveis ou não registrados.
§ 4º-O disposto no parágrafo anterior não se aplica quando a decisão de inelegibilidade ou de cancelamento de registro foi proferida após a realização da eleição...
Portanto, os inimigos da Operação Satiagraha terão que "engolir" zagallianamente o deputado Protógenes. Por sinal, isto também vale aqui para o nosso Estado, caso Bernadete Ten Catten e Luís Seffer tenham seus registros impugnados. Ou seja, isto não tirará a vaga conquistada nas urnas pelo atual vereador Alfredo Costa. É isso!

Lá vem o trem

Marinor Brito teve 7 vezes mais votos que o candidato ao governo pelo seu partido e incríveis 1000% a mais que o seu companheiro de chapa, portanto, sua votação extrapolou largamente a de seu partido. Provavelmente, inflada por votos petistas descontentes com o tratamento que os veículos de comunicação de Jader Barbalho dispensava ao seu governo.
Agora, do alto dessa extraordinária votação, Marinor assume posição resoluta com a sua linha de campanha e declara que a tendência do PSOL é manter-se indiferente aos contendores do 2º turno. É a velha coerência da esquerda ortodoxa que, mesmo diante de apelos de milhares de ex-companheiros, prefere andar nos trilhos que escolheu para seguir, indiferente à vinda eventual de algum trem.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vitória justa

Um dos fatos mais positivos dessa eleição foi a vitória do delegado Protógenes Queirós como deputado federal por São Paulo, na legenda do PCdoB. Ultimamente, Protógenes vinha sendo vítima de uma macabra perseguição por parte da direção da Polícia Federal, desde que comandou a Operação Satiagraha que colocou o mega bandido Daniel Dantas atrás das grades.
Agora, gozando de imunidade parlamentar, não poderá mais ser constrangido com rotineiros inquéritos contra si, sendo que só o STF poderá processá-lo. Além disso, terá uma importante tribuna para pronunciar-se e, quem sabe, esclarecer certos temas palpitantes que estão nos hds dos computadores apreendidos no Opportunity e que se encontram com seus conteudos ainda desconhecidos, graças a chicanas jurídicas estranhamente aceitas em nossas cortes de justiça. Aguardemos.

Só vendo pra crer

Serra promete um debate de melhor nível, no segundo turno. Porém, é um pouco dificil de acreditar nisso na medida em que grande parte da sua base política é composta pela direita mais retrógrada que se conhece, sem contar seu candidato a vice é um legítimo representante de uma minoritária nova geração de reacionários que temos na política nacional.
Nessse sentido, como olvidar temas tão caros a esses segmentos como FARC, guerrilha, sindicalismo, criminalização dos movimentos sociais e por aí vai. No próximo domingo a Band já promove o primeiro debate, então, vamos anotar para conferir o que mudará no comportamento do candidato tucano. Se é que algo mudará.

Aparência e realidade

Arnaldo Jordy teve votação consagradora e desponta como uma liderança que extrapola em muito os estreitos limites de seu partido. Aliás, quem pensou que ia usar os votos do candidato pepessista para se eleger quebrou a cara, como diz o ditado, foi buscar lã e saiu tosquiado.
Resta saber agora como será exercida essa liderança na medida em que foi construída no seio de um projeto conservador, cuja expressão maior será sem dúvida o senador Flexa Ribeiro, o grande trunfo do Grupo Liberal. Jordy foi líder de Edmilson, na Câmara de Belém, como deputado estadual assinou a CPI da CERPASA, que ia investigar as traquinagens fiscais de Jatene em troca de propina e foi abortada na AL, é militante da causa dos direitos humanos, enfim, segue uma linha política inversa à da coligação que faz parte. Sem dúvida, esse será o maior desafio que o seu proverbial contorcionismo ideológico enfrentará.

O chicote do povo

Taí o que você queria. O apresentador Luiz Eduardo Anaice foi brincar com a vontade do povo "emprestando" o mandato que o povo lhe conferiu ao Parsifal, aí o povo fez a substituição definitiva mandando pra casa o hilário apresentador e elegendo o ex-prefeito.
Como dizia o grande compositor Sérgio Ricardo, não se brinca com o poder que o poder do povo é bem maior...É isso!

domingo, 3 de outubro de 2010

Redenção mambembe

Francisco Weffort era um dos mais respeitáveis e influentes intelectuais que militavam no Partido dos Trabalhadores, mas quando FHC elegeu-se Presidente, em 1994, no dia seguinte à posse lá estava Weffort nomeado Ministro da Cultura de um governo que ele passou a campanha combatendo. Portanto, nem sempre a sucumbência à tese hegemônica significa o acerto desta, mas, frequentemente tem o condão de desnudar comportamentos pusilânimes.
Por isso, quando Elio Gaspari exalta as qualidades do livro que o jornalista Raimundo Pereira vai lançar, intitulado "O escândalo Daniel Dantas", nada mais faz do que a defesa escancarada dos seus aliados tucanos, que chancelaram todas as bandalheiras daquele que é seguramente o maior assaltante dos cofres públicos de nosso país.
Muito do que Pereira publica não é novidade, pois já apareceu em forma de reportagem na revista Brasil de Fato, e faz parte do cipoal de argumentos esgrimidos pelo também petista mas aliado de Dantas, Luís Eduardo Greenhalg. São absurdos que dissimulam as manobras do banqueiro para fazer reféns os fundos de pensão e utilizar seus recursos para capitalizar o Opportunity de Dantas e permitir seu controle gerencial sobre o sistema de telefonia privatizado garantindo, com isso, recursos para o projeto de Sérgio Motta, de domínio tucano na política brasileira por 25 anos.
Pereira e Greenhalg transformam esse banditismo em coragem para enfrentar os grandes conglomerados multinacionais do setor, conservando uma genuína gestão nacional daquele setor.
Dantas, ao contrário do que defendem seus escudeiros, perdeu todas, absolutamente todas as ações em que foi réu, tanto as que tiveram a finalidade de apeá-lo do comando do sistema telecom quanto as que denunciaram que ele ali chegou valendo-se de artifícios escabrosos e à margem da lei.
Diante disso, percebe-se que o lançamento do citado livro revela mais a metamorfose do autor, outrora um combatente em favor da causa da "utopia socialista" e hoje apenas alguém que escreve como mero praticante de uma atividade mecânica remunerada, do que trás algo esclarecedor de um vergonhoso episódio de nossa história, por sinal, já devidamente esclarecido e tramitando na justiça, só não permitindo punir os culpados graças aos meios que as elites têm para fazer travar a justiça quando lhes é conveniente.
Quanto a Gaspari, trata-se de mais um tiro n'água que dá, na sua inglória missão de sacralizar o tucanato.

Piada de alcova

A piada(de mau gosto) dessa eleição é o mafioescrevinhador de alcunha planaltina, a soldo da tucanalha cá da planície, reclamar da impressão de panfletos contra o ex-detento Flexa, como se este fosse um candidato honesto ofendido em sua honra, e não o patife que na realidade é, que por onde passa deixa um rastro de vilanias capazes de o fazer retornar à cadeia, dessa vez para passar temporada mmais longa.
E esses abutres ainda vivem a invocar a Lei do Ficha Limpa, posando de vestais quando, na verdade, em 12 anos deixaram um rastro de indecências no comando deste Estado que não os credencia como militantes de qualquer causa hígida na vida pública.

sábado, 2 de outubro de 2010

Canalhices liberais

Para além da opinião de uns poucos pascácios, que entendem(?) que se falar das manobras eleitoreiras do Lib em favor do ex-detento e biônico é cerrar fileiras com Barbalho, prestem a atenção ao "serviço" de utilidade pública hoje no caderno Poder, quando, a pretexto de informar ao eleitor o números de todos os candidatos, publicou erradamente o número de Jader. O candidato pemedebista tem o número 151, e O Liberal publicou 451.
É provável que alguns desses pascácios entendam isso como erro de impressão. Porém, como jabuti não sobe em árvore, é claro que o tal erro de impressão tem duas consequências: prejudicar a votação do pemedebista; e mostrar que o candidato da "casa" não está tão bem assim, pois que senão não seria necessário recorrer a torpezas dessa natureza.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mentira desfeita

Três meses após noticiar(?) que o ex-Chefe da Casa Civil José Dirceu havia declarado, em debate realizado na cidade de Salvador(BA), que o mal do Brasil era o excesso de liberdade de imprensa, a Folha de São Paulo publicou hoje um "Erramos" reconhecendo que a notícia era inverídica.
O Liberal, que no Repórter da Ditadura(70) havia destacado a tal declaração, está moralmente obrigado a tomar a mesma atitude. Pelo exemplo do jornal paulista, tempo não é problema na medida em que a verdade deve sempre ser o compromisso de quem tem o dever de informar.

É crime!

Pesquisa estimulada envolvendo nomes de não candidatos é, no mínimo, manipulação grosseira para obtenção de resultados fraudulentos. Portanto, o malsinado Instituto Potocate cometeu crime eleitoral ao incluir o nome de Savanas, Fernando Yamada e profa. Neide na chapa dos candidatos ao Senado Federal.
Bem que a Universidade Federal do Pará, em resguardo de sua credibilidade, poderia manifestar-se publicamente e declarar que nada tem a ver com essa vigarice travestida de pesquisa eleitoral.

Preocupante

Se metade do que estão falando a respeito da conduta de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal tiver procedência, muito trabalho terá o Conselho Nacional de Justiça para resgatar a credibilidade da mais alta Corte da Nação, imprescindível para o equilíbrio dos poderes do Estado brasileiro, bem como para o pleno êxito da nossa ordem democrática.
Conduta ilibada não é mera figura de retórica, mas exigência incontornável para os postulantes a esses cargos, seja em suas vidas pública ou privada. Quando interesses pessoais, mais grave, muitos até escusos, se sobrepõe à retidão exigida sugere que chegamos em situação bem próxima do intolerável, se é que não estamos já a vivenciar tal situação.

Vigarice liberal

É isso que significa essa campanha sórdida do jornal O Liberal, travestida de noticiário, tentando confundir o eleitor sugerindo que não adianta votar em Jader Barbalho e Paulo Rocha, pois esses votos não serão computados.
Por trás, está uma deslavada campanha à cata de votos para o tucano Flexa Ribeiro, nome obrigatório em qualquer lista que se faça para escolher os 10 mais desonestos políticos do Pará, mas, para o Lib, não importa que o indigitado já tenha sido preso, algemado, acusado de subempreitada, fazer serviço superfaturado nas obras da macrodrenagem da bacia do Una, importa que é da "patota", daí valer tudo para elege-lo. Não conseguirão!