Amanhã, às 11 horas, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA) lançará seu comunicado nº64:PNAD 2009-Primeiras Análises: Tendências demográficas.
O estudo mostrará que os dados de 2009 da PNAD confirmam a tendência demográfica existente no país desde a década de 1970, de desaceleração no ritmo de crescimento populacional e de mudanças expressivas na estrutura etária da população no sentido do envelhecimento.
O comunicado também trará dados a respeito do comportamento recente da dinâmica populacional e a projeção para o período até 2040; as tendências de fecundidade, inclusive na adolescência, as mudanças nos arranjos familiares e no papel social da mulher; e as consequências do envelhecimento da população.
Altas taxas de natalidade e populações excessivamente jovens sempre foram fatores associados a paises subdesenvolvidos. Segundo o referido comunicado, desde 1970 que o Brasil vem tentando reverter essa situação. Vejamos amanhã que estágio já atingimos e quais os riscos atuais de se ter uma população com uma expectativa de idade muito alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário