Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 1 de abril de 2018

Mercedários. Um final feliz




Emblemático do empreendedorismo parauara o raciocínio do busines writter do Diário do Pará, típico do capitalismo sem risco, a respeito da cessão do conjunto dos Mercedários à Universidade Federal do Pará pelo IPHAN.

O dito escriba dos negócios defendia que o imóvel fosse cedido a um grupo português para ali abrir um hotel a fim de alavancar o turismo em Belém, aliás ideia de jerico que tinha como maior defensor o atual prefeito de Belém, este um autêntico coveiro da atividade turística em razão de sua gestão.

Belém possui uma das mais baixas, se não a mais baixa dentre todas as capitais brasileiras, taxas de ocupação de seus hotéis por turistas, logo, onde agasalhar eventuais visitantes há locais até de sobra não havendo, com efeito, é atrativo para esses visitantes.

Ao longo das décadas, Belém foi sendo desfigurada por sucessivos gestores incompetentes e/ou rapaces, salvo uma ou duas exceções, que ocuparam a prefeitura muito mais como espaço de disputa política do que levando em conta a pujança que essa cidade já teve, sendo fundamental esse entendimento do alcaide de plantão a fim de ao menos preservar esse legado de beleza.

Hoje Belém é uma caricatura de si mesmo e sua expansão para além do seu centro histórico e entorno obedece padrões teratológicos de favelização, fruto dessa ocupação pseudo empreendedora que, entre outras aberrações, vê o hotel como masmorra do turista.

Por isso, a atitude do IPHAN é digna de todos os elogios por apostar na criação de uma mentalidade acadêmica que ensine a resgatar o belo passado arquitetônico da cidade,bem como criando uma mentalidade que faça a cidade crescer junto com a estima que se deve ter por ela.

Claro que há um enorme desafio na missão, todavia, o mais difícil foi conseguido com o triunfo da racionalidade sobre o mandonismo. Que o próximo passo seja a expansão da mentalidade que se pretende criar.

Nenhum comentário: