Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 28 de junho de 2026

Predadores do universo


Mais de mil pessoas já morreram na França, vitimadas pela devastadora onde de calor que ora assola toda a Europa; ontem(27), a Dinamarca registrou o dia mais quente de toda sua existência.

Eis aí a profecia do 'cabra da peste' realizando-se parcialmente na sua forma mais devastadora da ação autodestrutiva do ser humano, que segue trabalhando contra o equilíbrio ecológico e a favor do aumento gradual das temperaturas nos quatro cantos do mundo.

Com efeito. O mar está virando sertão, mas a recíproca não está sendo verificada, restando esforços quase isolados como o do atual governo brasileiro, cuja visão preservacionista ainda nos permite mitigar situações extremas provocadas por iniciativas políticas pseudo desenvolvimentistas.

Quando o fascista Donald Trump, de forma debochada e imbecilizada, chama equipamentos de captação de energia eólica de 'cata ventos' certamente expõe a descrença neoliberal nos riscos que ameaçam a humanidade, renovando sua(dele) profissão de fé na longa duração do império dos combustíveis fósseis.

Claro que não viverá para ver a merda que fez, mas seu nome ficará na história como um dos mais destacados agentes a atuar pela extinção da espécie humana.

A complicada situação do palanque mineiro


Marília Campos, ex prefeita de Contagem(MG), não aceitou colocar seu nome na disputa pelo governo mineiro e segue candidata ao Senado.

E o PT segue sem formar seu palanque à sucessão estadual, depois que o escorregadio Rodrigo Pacheco recusou o convite de Lula para ser seu candidato.

Marília defende uma composição entre PT, PSB, MDB e até o reticente PDT a fim de formar uma frente que apresente um projeto alternativo à rifa neoliberal.

O estado de Minas está seriamente endividado, fruto da política rapace e privatista do desonesto Romeu Zema, necessitando urgentemente de uma nova forma de governar que coloque o estado nos eixos.

Segundo maior colégio eleitoral do país, por isso lá é fundamental que Lula consiga formar um palanque onde consiga ganhar a eleição e assim evitar que a mistura de neoliberalismo com fascismo sigam desgraçando a vida de um estado rico em recursos naturais, mas paupérrimo em governantes.


sexta-feira, 26 de junho de 2026

Mulheres e jovens lideram crescimento do emprego com carteira assinada no Brasil


O mercado de trabalho brasileiro segue em franco crescimento. Números recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS Mensal) confirmam a evolução da geração de emprego, renda e inclusão social, uma das prioridades do Governo do Lula. Dados divulgados nesta quarta-feira, 25, mostram que o país alcançou a marca histórica de 62,2 milhões de vínculos formais ativos em fevereiro de 2026, com forte inclusão de jovens e mulheres, significando um avanço de 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa a criação de 2,17 milhões de novos postos de trabalho, registrando crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o crescimento do emprego formal não é apenas numérico, mas reflete um compromisso do governo com a inclusão social e a valorização da juventude.

“Um dado que chama a atenção é o crescimento do emprego para mulheres e, principalmente, para jovens. A RAIS mostra que a grande maioria dos empregos gerados está sendo preenchida por jovens de 18 a 24 anos, contrariando a percepção de que a juventude não demonstra interesse por emprego formal”, destaca.

Os números ratificam o sucesso das políticas de inclusão produtiva do governo Lula. A faixa etária de 18 a 24 anos foi a que registrou o maior avanço, com um acréscimo de 1,21 milhão de vínculos em 12 meses, representando uma alta de 18,9%. Isso demonstra que os jovens brasileiros estão, de fato, encontrando oportunidades e construindo seu futuro no mercado formal de trabalho, com carteira assinada e direitos garantidos.

Outro destaque fica por conta da participação feminina. O número de mulheres com emprego formal chegou a 28,6 milhões, um crescimento de 4,7% na comparação anual, superando o avanço registrado entre os homens (2,7%). Com isso, a participação das mulheres no total de vínculos formais subiu para 46,1%. A massa salarial das mulheres também cresceu 4,1% no acumulado do ano passado, mostrando que o governo não só gera emprego, mas também atua para reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

O bom momento empregatício também se reflete na renda do trabalhador. A remuneração média, entre janeiro e dezembro de 2025, subiu R$ 235,71 bilhões para R$ 240,69 bilhões, um aumento de 2,1%, aproximadamente R$ 4,98 bilhões. Isso significa mais dinheiro circulando na economia e mais qualidade de vida para as famílias brasileiras.

O setor de Serviços respondeu pela maior parcela da massa salarial, alcançando cerca de R$ 155,0 bilhões em dezembro de 2025, com remuneração média de aproximadamente R$ 4.986.

Crescimento regional

Ao se considerar o desenvolvimento por regiões, os maiores aumentos nos estoques de empregados foram registrados nas regiões Norte (4,16%), Nordeste (3,27%) e Centro-Oeste (2,70%).

Nas regiões Sul (2,10%) e Sudeste (1,62%), o crescimento ficou abaixo da média nacional, que foi de 2,29%.

Em valores absolutos, houve aumento de 1.394.633 empregos no acumulado de 2026, com maiores ampliações registradas em Minas Gerais (271.248) e São Paulo (148.483).

Fim da escala 6×1: avanço social para quem faz o Brasil funcionar

Enquanto os empregos seguem em expansão e a renda cresce, o Governo Lula está empenhado em melhorar ainda mais as condições de trabalho para as trabalhadoras e trabalhadores do país. Nesse contexto, ganha relevância a proposta que tramita no Senado para reduzir a jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial, e abrir caminho para a pôr fim a escala 6×1.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 37,1 milhões de trabalhadores com carteira assinada cumprem jornadas superiores a 41 horas semanais. Isso representa aproximadamente 73,5% dos empregados celetistas do país.

Os números evidenciam que milhões de brasileiros ainda estão submetidos a rotinas exaustivas, com pouco tempo para convívio com a família, para o lazer, a qualificação profissional e cuidados com a saúde.

(Rede PT de Comunicação)

quinta-feira, 25 de junho de 2026

O rompimento


O vídeo gravado por Michele Bolsonaro rompendo com a campanha do enteado, e exibido pouco antes do jogo da seleção brasileira, ensejou várias especulações.
Quase todas essas vão na direção de uma possível troca de candidatura presidencial do PL, sai Flávio, tido internamente como inviável; e entra Michele, este o nome viável.
Pode ser, porém, seria um risco muito grande lançá-la contra Lula com este estando na presidência e tendo suas intenções de voto predominantemente pertencentes ao eleitorado feminino.
Sem ter a perspectiva de ampliar esse eleitorado para além da bolha evangélica, a senhora Bolsonaro correria o risco de ver pular fora do seu reduto o voto da macharada misógina, aumentando o risco de derrota.
Assim, a tendência é que Michele se eleja senadora pelo Distrito Federal, assista as derrotas de Flávio e Eduardo, depois do que se tornaria a opção pra 2030, enquanto os enteados amargariam o definhamento da marca 'Bozo'.
Tudo indica, então, que aqueles 27 minutos de gravação, justificando com a sutileza bolsonarista conhecida, que não apoiará o enteado/ desafeto pode significar que a provável perda em 2026 é a entrega dos anéis a fim de manter intactos os dedos para a eleição seguinte. Será?

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Criminalizado por tabela


O senador Jacques Wagner(PT/BA) deixou a liderança do governo, após conversa com o presidente Lula.

Jaques soltou uma frase lapidar, após a reunião: não é réu, não foi denunciado em nenhum processo referente às investigações sobre o banco Master e muito menos é alvo de investigação da operação Compliance Zero da PF.

De fato, parece que seu crime foi a estreita ligação com Gustavo Lima, ex sócio de Daniel Vorcaro, embora nada exista ligando o senador baiano, com o caso, conforme os processos judiciais atestam e o noticiário omita esse fato.

É um integrante do PT, mais uma vez, sendo usado como instrumento da recorrente criminalização da política, como ocorre toda vez que a direita está em apuros e prestes a ser derrotada em uma disputa eleitoral, enquanto quem está envolvido umbilicalmente com a bandalheira posa de honesto. Lamentável!

A micareta(propaganda fora de época) eleitoreira


Essa multa aplicada hoje pelo TRE na governadora e candidata à reeleição, Hana Ghassan(MDB/PA), tem mais jeito de homenagem do vício à virtude, do que punição exemplar.

Tantas ela fez, faz e seguirá fazendo, tudo leva crer, que essa multa de R$165 mil poderia até significar justa reparação à higidez eleitoral, todavia, no caso dessa campanha nababesca pode ser visto como 'troco'.

Não vamos perder tempo e espaço enumerando os diversos dribles dados por Hana na legislação eleitoral vigente, apenas citaremos en passant que essa malandragem de visitar obras de asfaltamento de ruas é um escárnio, tanto pela usurpação das prerrogativas de prefeitos quanto pela exposição eleitoreira de alguém estranha ao ninho municipal.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Foi tiro no pé, né?


A operação realizada pela Polícia Federal, nesta manhã, no banco Digimais, pertencente a igreja do bispo Edir Macedo, é um primor de autofagia financeira.

Tida como detentora de 2 milhões de fiéis, a Universal do Reino de Deus construiu prédios suntuosos nos quatro cantos do país, fundou um banco e viveu o sonho da chegada aos reinos do céu.

Muita gente eindinheirada lavou dinheiro com doações milionárias ao pastor Edir, todavia, o grosso do dinheiro é oriundo dos mais de 90% dos assalariados que compõe o universo de doadores.

Edir Macedo parece não ter percebido essa nuance, daí ter apoiado um projeto político altamente excludente, conforme constatamos na atuação dos representantes do seu partido na cena política brasileira.

Com efeito, nos quatro anos de fascismo governando o Brasil a economia encolheu, o ganho desse universo de dizimistas definhou, os doadores endinheirados sumiram e isso repercutiu na 'Crença mercenária' imprimida por Edir.

Aí está o resultado: um rombo de R$650 milhões nos ativos do banco de Edir Macedo, bem como o risco de ter o mesmo destino do banco Master e seu braço religioso pertencente à igreja da Lagoinha(MG), ensejando até o dono da Record tendo que tirar dinheiro do cofre pessoal pra tapar rombos do seu banco.

Não por acaso, o pastor Silas Malafaia largou a mão de Flávio 'rachadinha', certamente antevendo prejuízos financeiros, ainda que indiretos pela perda de fiéis, optando, no momento, por postar-se equidistante na disputa eleitoral, esperando lá adiante ver se há algum projeto reacionário viável, para novamente manifestar-se.

Assim, tudo leva crer, fecham-se as portas do dinheiro fácil oriundo da fé que financia o extremismo político. Tomara!