Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A tragédia da exclusão social no Brasil


Segundo dados da OIT(Organização Internacional do Trabalho), 14% da população economicamente ativa do país encontra-se desempregada, cerca de 20 milhões de pessoas.

Todavia, essa taxa é muito mais grave à medida que aborda a situação dos mais jovens, por exemplo, entre os de 18 a 24 anos de idade essa taxa dispara para estratosféricos 31% de desempregados.

Em relação a mulheres, então, o quadro é vergonhoso pois há duas mulheres desempregadas para um homem nessa condição, fator agravado pela baixa escolaridade, sobretudo entre negras e moradoras das periferias urbanas.

Diante dessa situação vergonhosa, fruto da aplicação radical do receituário neoliberal imposto desde o golpe de 2016, fica fácil explicar o porquê das ruas das grandes capitais brasileiras terem virado depósitos de barracas a céu aberto.

Cidades como São Paulo, por exemplo, que foi obrigada a maquiar os números da quantidade de pessoas que mora em suas ruas no dia do seu aniversário, convive de verdade com contingentes tão significativos nessa situação que são mais numerosos que o total da população de mais da metade dos municípios brasileiros. Triste!

Nenhum comentário: