Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

A Constituição ameaçada


 
A unção do "terrivelmente evangélico", André Mendonça, a ministro do Supremo Tribunal Federal pode ser um dos últimos legados do fascismo à brasileira à nossa história recente.

Tanto ele quanto Kassio Nunes Marques, os dois indicados por Boçalnaro à Corte Suprema, representam o obscurantismo, o fanatismo religioso sobrepondo-se às letras jurídicas e acadêmicas.

Na hipótese da eleição de Lula à presidência da República, no ano que vem, teremos dois intimoratos defensores dos dogmas do neo pentecostalismo contra a conquista de direitos humanos.

Teremos um Supremo com fisionomia assemelhada ao dos EUA, onde o conservadorismo é tão forte que chegou a ser visto como a tábua de salvação do fascismo trumpista, se a eleição fosse mais acirrada.

Assim, novas castas emergentes do ponto de vista político juntam-se a outras tradicionalmente dispostas como detentoras de privilégios, que permitem a seus integrantes estar acima da lei aplicada aos simples mortais.

Em um país que chega ao máximo na punição eventual do corrompido, isto quando a conjuntura política assim permite, todavia, sempre deixando o corruptor acima da lei, tudo que não precisamos é que sacripantas togados laborem para fabricar malfeitores travestidos de "homens de bem". Não dá! 

Nenhum comentário: