Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A terceira via começa a caminhada pra virar segunda


Centrão ameaçando pular fora, o vice Mourão cochichando que está perdendo a paciência com o presidente, PSD e PSDB mudando de posição e já admitindo processo de impeachment, mercado financeiro e agronegócio indóceis com a instabilidade política. Eis o que restou do 7 de setembro.

É a terceira via começando a movimentar-se para virar segunda via, diante dos resultados espetaculares obtidos por Lula ante a opinião pública, depois do linchamento jurídico/midiático a que foi submetido, bem como a resiliência de Boçalnaro como opção do eleitorado mais conservador, conforme constatado.

Venho dizendo há tempos que esse seria o único caminho, mas eu posso dar palpites, falar o que se desenha no horizonte sem preocupações com o tempo exato do desenrolar dos acontecimentos, diferente dessas raposas felpudas, que precisam da frieza e calculismo de um seria killer para agir na hora apropriada.

Pesquisas indicam que a rejeição ao governo do infame já passou dos 60%, no entanto, indicam também que seu rebanho não desceu até aqui dos 20%, até um pouco mais, aqueles que brigam com os fatos, informam-se por redes de fake news e têm a crença inabalável que o capitão é tudo aquilo que foi divulgado antes de ficar nu.

Diante disso, o que restaria à terceira via como o cacife eleitoral capaz de levá-la a ser competitiva? Muito pouco, é possível responder, como percentual de votos capaz de enfrentar a disputa do primeiro turno das eleições do ano que vem com a convicção de ter grandes chances de ir ao segundo turno, portando fôlego diferente daquele demonstrado antes do golpe de 2016.

É essa circunstância que vai impondo a necessidade do avanço em articulações que permitam a neutralização de uma das partes com potencial eleitoral, no momento, sem uma alternativa institucional que inviabilize o favoritismo de Lula, torna-se urgente o impedimento de Boçalnaro e a unção da tal candidatura da terceira via(qual?) que una PSDB/MDB/DEM/PSD/Cidadania/PP e quem mais vier. 

Nenhum comentário: