Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 17 de março de 2021

A grandeza de Lula


Mais um tiro certeiro de Lula, como já havia acontecido quando negociou com os governos da China e da Rússia o envio de vacinas e insumos para a fabricação delas ao Brasil, ao apelar a Joe Biden para que convoque uma reunião do G20 cuja a pauta seja a democratização na distribuição da vacina entre os povos.

Lula deu entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN estadunidense, e como liderança política mundialmente reconhecida tomou a iniciativa de falar em nome dos mais necessitados do planeta, tocando em dois pontos fundamentais: o excesso de um lado; e a escassez do outro, assimetria que está na raiz da problemática do coronavírus. 

Assim, matou duas aves de rapina com um tiro só ao concorrer para que vire pó a ordem de Trump dada a Bolsonaro, para que não comprasse a vacina russa, assim como exorta o atual presidente estadunidense a liberar parte das 300 milhões de doses de vacina que mantém sob seu controle, enquanto países mais pobres encontram dificuldades em adquirir o produto.

Agora a bola está com Biden, que poderá livrar- se da acusação feita pela União Europeia a ele e ao Reino Unido, da prática do "nacionalismo vacinal",  valendo-se de um mecanismo de guerra chamado Lei de Proteção de Defesa, pelo qual o governo controla a produção industrial e proibição total da comercialização de imunizantes fabricados em seus respectivos territórios. Por isso que Lula continua sendo o cara.


Nenhum comentário: