O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) pelas ações de combate à deficiência alimentar. Pelo mesmo motivo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em maio de 2010, do programa, o prêmio “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”.
"Hoje o Nobel da Paz premiou o Programa Mundial de Alimentação da ONU, iniciativa voltada para a segurança alimentar no mundo. É a fome no centro do debate mundial. Uma luta do Brasil e do mundo", escreveu o ex-presidente, nesta sexta-feira (9), em sua conta no Twitter.
Em 2010, a então diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos, PMA, Josette Sheeran, esteve no Brasil, quando entregou o prêmio a Lula. A dirigente visitou projetos do programa ‘Fome Zero’ em cidades próximas a Brasília (DF).
Até dezembro de 2017, 21% da população brasileira, cerca de 42 milhões de pessoas, tinham sua mesa abastecida ou reforçada de comidas pelo dinheiro do Bolsa Família. Para 579 municípios, o programa representa 6% do PIB local ou mais.
O principal objetivo do programa da ONU é combater a fome no mundo e, para isso, distribui alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em média, 90 milhões de pessoas são atendidas pelo PMA em 80 países.
O anúncio foi feito por meio de live transmitida ao vivo do Grande Salão do Instituto Nobel, em Oslo, na Noruega, na manhã desta sexta-feira (9). Neste ano, já foram concedidos os prêmios de medicina, química, física e literatura.
O prêmio foi entregue a Lula, na época, por Sheeran, durante o evento “Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar”.
O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Unic-Rio, Giancarlo Summa, falou na ocasião à Rádio ONU sobre a importância do prêmio:
“É um reconhecimento do papel que o Brasil desempenha na luta contra fome, seja internamente e no cenário internacional. O Brasil está empenhado na África em cooperação técnica com dezenas de países”, afirmou.
Erradicação da Fome
Segundo o PMA, o prêmio destacou, em 2010, a importância da parceria com o Brasil em momentos como o terremoto no Haiti, onde militares brasileiros da Minustah tiveram papel fundamental na distribuição de alimentos. O prêmio representa ainda o reconhecimento dos esforços do governo do país no cumprimento das Metas do Milênio.
Bolsa Família
O programa Bolsa Família se transformou em lei, assinada por Lula, em 9 de janeiro de 2004, propiciando melhora de vida e segurança alimentar para milhões de brasileiros. O programa é um dos marcos no combate à miséria que serve de exemplo em todo o mundo, elogiado até pelo Bando Mundial.
(Brasil 247)
Nenhum comentário:
Postar um comentário