Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Armadilha do destino



A Medida Provisória Nº 984/20, conhecida como MP do Flamengo é, obviamente, muito mais que uma ação entre amigos eventualmente beneficiar o Flamengo e sacanear com a mídia desafeta do Bolsonaro, trata-se de norma que devolve o futebol brasileiro ao mundo civilizado.

Isto porque o mercado das transmissões dos jogos deixa de ser monopólio de uma rede de tevê e passa ser prerrogativa dos donos do espetáculo, os clubes, onde os mandantes do jogo negociam diretamente os valores  da transmissão.

A Rede Globo, atual "dona" do futebol brasileiro, fala em direitos adquiridos e só reconhece a força da MP a partir de 2024, caso esta seja transformada em lei, alegando que os contratos monopolistas que atualmente detém são instrumentos jurídicos perfeitos.

São tão perfeitos quanto os contratos que o Barão de Cotegipe exibiu para o governo brasileiro a fim de cobrar indenização pelo que gastou traficando escravos , de resto, algo tão abjeto que o conservador ministro da Fazenda à época, Rui Barbosa, rasgou todos na cara do barão espertalhão.

Independente do juízo de valor que se faça a respeito da dupla Bolsonaro/ Landim, e se você acompanha a conjuntura nacional mais de perto deve saber que nenhum dos dois vale o que come, é nítido que essa MP é fato histórico relevante, ainda mais se for aprovada no Congresso.

Fico pensando na situação dos parlamentares que compõe as bancadas de esquerda diante do dilema que vem junto à medida: se apoiarem a MP, serão alvo de acusações de terem feito acordo com Bolsonaro; um posicionamento contrário, seguramente levará ao estigma de defenderem os interesses da Globo. E aí?

Nenhum comentário: