Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

A disputa entre Bolsonaro e Moro



Bolsonaro é candidato a reeleição, mas já não conta mais com todas as forças que o elegeram, após abandonarem o PSDB, Meirelles e quem mais disputava, tudo pra evitar a vitória do PT.

Bancos, mídia, agronegócio e o escambau sonham com Moro, mas este é empregado de Bolsonaro, caso seja exonerado, perde poder político e força eleitoral.

Por outro lado, a exoneração do titular da Justiça pode significar mais isolamento e perda de apoios importantes, até com a perspectiva de perda do mandato diante de tantos escândalos.

É nessa disputa que surge a alternativa, pensada pelo chefe do Executivo, de desmembrar o ministério ora comandado por Moro, transferindo metade das atribuições a um velho aliado da bancada da bala.

No entanto, colunista global anuncia uma provável renúncia de Moro ao cargo de ministro, caso vingue essa ideia de tirar de sua pasta a parte referente a segurança pública.

Pode ser até que a colunista esteja servindo de porta voz à ameaça morista, que teria muito a perder com o desemprego daí o choro vindo à tona a quando de ameaça anterior da exoneração.

De qualquer modo, caminha para a situação de irreversibilidade a separação entre justiça e segurança pública, resultando disso a criação do ministério da Segurança, sob o comando de um esbirro aposentado.

Não será só administrativa a perda, há, também, a perda de poder institucional na medida em que espaços políticos importantes, como o comando da Força Nacional de Segurança, por exemplo, sairão do MJ.

Essa perda praticamente relega a pasta da Justiça à condição de peça decorativa, em razão da perda de diálogo com os governadores, e mantém o candidato global em posição subalterna em relação ao patrão e ao PT, talvez o que faça ser melhor negócio o pedido de demissão.


2 comentários:

BELÉM LIMPA X BELÉM SUJA disse...

Jorge, também tem a ambição dos governadores do Rio e São Paulo. Mas, realmente esse patife é o cara da Globo, a elite de outros setores e mesmo daidia, estará dividida pois sabe que os interesses dessa pústula não passam pelos interesses nacionais, o que gera uma contradição interessante. Ainda acredito que o patife Dória será mais articulador que essa coisa abjeta.

Na Ilharga disse...

Ambos devem ir à reeleição, pois a conjuntura não os favorece, seriam acusados de fazer o jogo da esquerda ao pulverizar em demasia os votos conservadores. Neste momento, penso eu, há um embate entre setores do capital em torno de Moro e Bolsonaro.