Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Esperteza, sabedoria e a realidade

ACM Neto não é apenas herdeiro do nome e de eventual patrimônio material de Toninho Malvadeza. Parece ter aprendido muito em velhacaria com aquele que foi um dos mais notáveis patifes da política brasileira na segunda metade do século passado.


'Grampinho' tem uma leitura diferenciada das demais feitas à direita, da conjuntura brasileira, muito mais voltada para construção de consensos que fogem dessa mesmice que parece necessitar das opiniões de vassalos midiáticos que não levam a nada.

Neto percebeu que só Ciro Gomes tem a possibilidade de, nessa conjuntura adversa politicamente pra direita, é capaz de derrotar o PT na eleição presidencial sob golpe, mas com Lula tendo a capacidade de mesmo preso colocar no segundo turno seu candidato, conforme avalia o prefeito de Salvador.

Apesar de sua trajetória política, quase sempre marcada pela ocupação de cargos públicos em associação semelhante a que ACM Neto sonha, Ciro tem um discurso progressista e tem diagnóstico preciso a respeito da política brasileira, o que acaba confundindo.

Por isso 'Malvadezinha' aposta pesado, segundo uma colunista global, na cooptação de Ciro pelo campo conservador, o que incluiria até fechar a boca e engolir as vaias, ao contrário do ocorreu ontem na CNI, quando Ciro foi vaiado após desferir crítica contra a famigerada reforma trabalhista do governo golpista.

Claro que em um arranjo fruto do conluio de Neto e Ciro alguns setores parasitários não teriam vez, mas isto é recorrente toda vez que há uma articulação dessa natureza. A ascensão de Collor, por exemplo, cuspiu alguns setores tradicionais da política que só muito depois voltaram ao convívio com as benesses do poder.

À esquerda resta ficar atenta e forte, sem perder o rumo. Significa dizer, qualquer que seja o destino pessoal de Lula, ele é o ponto central da eleição. ACM Neto já percebeu. A nós, é proibido negligenciar esse fato.

Nenhum comentário: