Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Jucá, mestre em velhacarias

O dublê de senador e assaltante dos cofres públicos, Romero Jucá, desqualifica a proposta da senadora petista Gleisi Hoffmann, de submeter a um referendo popular a aprovação da famigerada PEC 241, no Senado transformada em PEC 55. Segundo o citado 'mão leve', a população já se manifestou ao derrotar o PT nas eleições municipais deste ano.

Trata-se de argumento típico de um meliante que tenta confundir um pleito municipal, cheio de especificidades regionais e circunstanciais, com a avaliação de conjuntura nacional, esta sim, resultante do desempenho de quem é ou foi hegemônico no comando do país.

Nessas circunstâncias, como é sabido, o PT encontra-se invicto desde 2002, quando desbancou a privataria tucana e acabou atraindo o fisiologismo pemedebista do qual o dito gangster é um dos expoentes. Isto é, o golpe só foi possível porque o PMDB comportou-se como cavalo de Tróia para enfraquecer o petismo de dentro do próprio governo. E por razões obscenas, conforme revelação do próprio Jucá, em conversa com um outro celerado, Sérgio Machado.

De fato, golpeado no parlamento pelo consórcio bandido formado por Eduardo Cunha, vilipendiado pelas gangues midiáticas que destroçaram sua imagem e manietado pela elitista, reacionária e facciosa justiça brasileira o PT não teve forças pra reagir e lograr um desempenho maior. No entanto, isso não deslegitima a proposta de uma senadora que honra seu mandato.

O fato do golpismo desdenhar do ordenamento jurídico vigente porque não lhe é conveniente falar de corda em casa de enforcado, ou melhor, falar de direito entre foras-da-lei do golpismo bandido, não quer dizer que os postulados democráticos devam ser esquecidos por todos. Pelo contrário. O que faz a proposta da senadora mais louvável ´foi resgatar a vontade soberana do povo nas decisões de questões cruciais para o destino do país.

Se isso é crucifixo colocado no pescoço de vampiros, paciência. Assim como o golpismo de 1964 passou, o atual passará, seguramente até mais rapidamente que aquela longa noite escura de mais de duas décadas de duração. Por isso, é importante que a sociedade organizada encampe a proposta da senadora paranaense a fim de mostrar que o incômodo não é a democracia, mas o golpismo que não aceita a soberania popular em uma sociedade civilizada.

Nenhum comentário: