Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Parlamentarismo à brasileira


Se o STF decidir pela manutenção da regra das Assembléias Legislativas terem obrigatoriamente de autorizar previamente o STJ processar governadores pelo cometimento de crimes comuns, então, teremos consolidado o parlamentarismo à brasileira, obviamente à revelia do povo. Lembremos que a nossa Corte Suprema já firmou entendimento que cabe às câmaras municipais declarar a inelegibilidade de prefeitos.

Na prática, teremos um Congresso composto por uns 300 picaretas, sujeito à atualização do número pela inflação do período, o que aumenta o número de pilantras, usando seus mandatos para operar todo tipo de negociatas, lastreados por uma delinquência alcunhada de orçamento impositivo, que aciona o Poder Executivo, este da mesma laia, toda vez que uma votação temática assim o exigir.

Governadores blindados por chusmas de salafrários com o mesmo perfil daqueles que dão sustentação ao poder central oriundo do golpismo; e câmaras municipais e  cleptoalcaides reproduzindo a mesma promiscuidade acima referida. Por trás detudo, dando sustentação jurídica à 'nova ordem',um Poder Judiciário omisso, cúmplice, paquidérmico, elitista e caríssimo ao bolso do contribuinte pelo péssimo serviço que presta.

Do ponto de vista histórico, não seria nada demais chamar esses tempos sombrios que se aproximam de 'Restauração', levando-se em conta a semelhança com a unção de José Sarney à presidência.

Só pra refrescar a memória, Tancredo Neves morreu antes de tomar posse no cargo, logo, seu vice, José Sarney, não tinha legitimidade para sucede-lo porque ainda não estavam investidos no cargo. Constitucionalmente, quem tinha que tomar posse era o presidente da Câmara Federal, à época o deputado Ulisses Guimarães. Só que os milicos que estavam batendo em retirada, abrindo mão ao conchavo que ungiria ao poder asseclas, não queria Ulisses.

Foi aí que se deu o golpe que levou Sarney à presidência do Brasil, seguindo-se de longo período em que o país fabricou miséria, pilhagens e formou uma casta de plutocratas malfeitores. os mesmos que hoje voltam furtivamente e à margem da lei e da Constituição a fim de reinstalar esse consulado de bandidos.

Quem disse que o criminoso não torna ao local do crime? Aliás, pensando bem, depois da semente plantada pelo estadista de Pericumã, constata-se que eles de fato nunca se afastaram desse local. Apenas esgueiravam-se entre paredes para não serem notados. Mas, continuavam agindo como sempre fizeram.

Nenhum comentário: