Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Portugal: esquerda volver!


O presidente português Cavaco Silva nomeou nesta terça-feira (24) António Costa, secretário-geral do Partido Socialista, novo primeiro-ministro do país.

O novo executivo resulta das últimas eleições legislativas de 4 de outubro. Há 13 dias que o país estava sem governo, após a derrubada do anterior executivo de direita no Parlamento, com 123 votos a favor e 107 votos contra.

Este é um momento considerado histórico, uma vez que é a primeira vez desde 1975 que os partidos de esquerda se unem para formar um governo a nível nacional.

A união, formalizada em três acordos separados, gerou irritação nos setores conservadores e direitistas portugueses. Isso porque consideram que a coligação PSD/CDS foi "vitoriosa" numa eleição parlamentar que perdeu deputados e mais de 700 mil votos em relação à eleição anterior.

A maioria, composta por deputados das três maiores forças de esquerda - PSP, PCP e BE - compôs um acordo de governo e derrubou o governo formado pela direita, fazendo com que o presidente Cavaco e Silva - que é do PSD - tivesse de aceitar a formação do novo governo de esquerda.

A direita já critica o novo governo, porque este poderá ter algumas dificuldades em negociar o gerenciamento da política externa, visto que o Partido Comunista e Bloco de Esquerda são a favor da saída do país da Otan.
(Portal Vermelho)

Nenhum comentário: