Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pela 22ª vez, Assembleia Geral da ONU pede fim de bloqueio a Cuba

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta terça-feira (29) o 22º projeto de resolução – em 22 anos – que pede o fim do bloqueio norte-americano a Cuba. Com voto de 188 dos 193 membros do organismo internacional, a decisão se baseou em um relatório do país caribenho sobre os impactos do embargo. Os pedidos têm sido repetidamente ignorados pela Casa Branca.

“O que se ganha com essa política velha e eticamente inaceitável que não funcionou nos últimos 50 anos?”, questionou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, perante a plenária. O ministro ainda afirmou que o bloqueio piorou sob a administração de Barack Obama – ironicamente, eleito “para a mudança”.

A resolução se baseia nos princípios de soberania, igualdade entre os Estados e não interferência nos assuntos internos de outros países da Carta da ONU. Cuba, junto de outras nações, denunciaram os Estados Unidos por violações do direito internacional, lembrando as consequências do embargo na sociedade civil cubana.

Entre os afetados, estão os pacientes de um centro cardiológico em Havana que não podem ser atendidos com aparelhos de alta tecnologia porque sua compra não foi autorizada pelos EUA. Segundo o relatório formulado pelo governo cubano, o prejuízo ocasionado à ilha desde o começo do embargo, em 1962, chega a US$ 1,1 trilhão.

O documento também sustenta em suas conclusões que, durante os últimos cinco anos, ocorreu um “persistente recrudescimento”, especialmente de sua “dimensão extraterritorial”. “Durante este período, a pertinaz perseguição e obstrução das transações financeiras internacionais de Cuba se transformou na prioridade da política de asfixia econômica mantida contra o povo cubano”, diz.

“A cada dia há um número maior de bancos no mundo que, por pressões norte-americanas diretas ou indiretas, se negam a realizar transações com Cuba”, afirmou vice-ministro de Relações Exteriores, Abelardo Moreno, na apresentação do relatório. De acordo com o documento, em dezembro de 2012, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA multou o banco HSBC, com sede em Londres, por um montante de US$ 375 milhões, por realizar operações com Cuba.

(Rede Brasil Atual)

3 comentários:

Anônimo disse...



Na Ilharga, li agora mesmo no Blog da Franssinete que o Jáder se queixou para a Dilma sobre a resistência da Ana Júlia e do Puty, diga-se DS, tendência da qual faço parte, em aceitar que seu filhote Helder seja apoiado desde o primeiro turno pelo PT. E que a Presidenta bateu o martelo dizendo que o candidato é Helder para Governador e Paulo Rocha para o Senado.Se realmente procede esta informação, a briga vai ser boa. Nós NÂO queremos Helder nem pintado de ouro. Sinto muito desagradar nossa querida Dilma, mas vamos lutar até o fim. Se não der certo, dane-se o PT do Pará. Mas meu voto este moleque não terá. Nós não precisamos de Pmdb para governar.Esta tal de governabilidade é conversa para boi dormir.

João Paulo disse...

Nesse caso, anônimo de 30 de outubro de 2013 15:47, você estará abandonando o barco do PT?

Anônimo disse...


Não caro João Paulo, não vou me desfiliar porque ainda acredito que o bom senso vai prevalecer, que o PT vai ter candidatura própria. Todavia, se mesmo que não haja acordo, ainda assim Não saio do partido. Vou lutar até o fim, tentando colocar na cachola do João Batista e outros Capa Pretas a pura verdade. Helder e seu Papi são extremamente danosos para o nosso Estado. Não merecem crédito. Ou será que esta turma não está acompanhando as sacanagens que o Pmdb fizeram, fazem, e vão continuar a fazer conta o magnífico trabalho que o Governo Federal está fazendo em nosso país?