"Quando FHC assumiu o projeto neoliberal, com o Plano Real, olhava para a França e a Espanha, suas referências ideológicas, para acreditar que esse seria o caminho da "modernização" no Brasil. FHC se deslumbrou com a globalização-"o novo Renascimento da humanidade"- e a vitória eleitoral de 1994 lhe confirmou que a via era abandonar o Estado desenvolvimentista pelo da estabilidade monetária e do ajuste fiscal.
Foi o auge do PSDB e o começo do seu fim. sem lugar para políticas sociais, acreditando que o simples controle inflacionário levaria à distribuição de renda, teve um efêmero sucesso no primeiro governo FHC, mas saiu derrotado nas eleições de 2002, de 2006 e agora de 2010.
Foi uma vida breve, uma glória efêmera e uma morte prematura, para quem nasceu supostamente como social democrata, assumiu o projeto neoliberal no Brasil e foi repudiado pelo voto popular. Nasceu do anti-quercismo e terminou indo ao fundo abraçado com Quércia. Triste fim de um partido das elites do centro-sul, repudiado pelo governo mais popular que o Brasil já teve".
Esses são os três últimos parágrafos de um artigo do sociólogo Emir Sader, intitulado "Vida(falta de), Paixão e Morte dos Tucanos". Realmente, tudo a ver. Verdadeira crônica do suicídio político anunciado.
Um comentário:
Jorjão,
Sader tem toda razão. Os tucanos mais emplumados de oito anos atrás, parecem não só mortos, mas enterrados, hoje. Vê que um dos últimos sobreviventes da espécie, José Serra - e isto porque estava no governo do Estado mais rico da federação -, candidato ao ostracismo, até parece que está disputando o cargo de prefeito de um inexpressivo município. Ao invés de apresentar propostas a altura de um candidato à presidência da oitava economia do mundo, fica prometendo construir escolas técnicas ( lula construiu mais de 50), dar bolsa de estudos (Lula deu mais de 250 mil para o Prouni) e outras coisas sucupiresca. É por isso que os tucanos estão sendo riscados do mapa político. O Pará tem o dever moral de fazer o seu dever de casa e acabar também com o que resta deles, para que nunca mais entreguem à iniciativa privada nossas empresas e nossas riquezas naturais. Parafreseando Macaco Simão, "morte (política)aos tucanos". E ainda é pouco, deveriam ser fuzilados, esses bandidos, por crime de lesa pátria.
Postar um comentário