Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Foi mal enquanto durou

"Quando FHC assumiu o projeto neoliberal, com o Plano Real, olhava para a França e a Espanha, suas referências ideológicas, para acreditar que esse seria o caminho da "modernização" no Brasil. FHC se deslumbrou com a globalização-"o novo Renascimento da humanidade"- e a vitória eleitoral de 1994 lhe confirmou que a via era abandonar o Estado desenvolvimentista pelo da estabilidade monetária e do ajuste fiscal.
Foi o auge do PSDB e o começo do seu fim. sem lugar para políticas sociais, acreditando que o simples controle inflacionário levaria à distribuição de renda, teve um efêmero sucesso no primeiro governo FHC, mas saiu derrotado nas eleições de 2002, de 2006 e agora de 2010.
Foi uma vida breve, uma glória efêmera e uma morte prematura, para quem nasceu supostamente como social democrata, assumiu o projeto neoliberal no Brasil e foi repudiado pelo voto popular. Nasceu do anti-quercismo e terminou indo ao fundo abraçado com Quércia. Triste fim de um partido das elites do centro-sul, repudiado pelo governo mais popular que o Brasil já teve".
Esses são os três últimos parágrafos de um artigo do sociólogo Emir Sader, intitulado "Vida(falta de), Paixão e Morte dos Tucanos". Realmente, tudo a ver. Verdadeira crônica do suicídio político anunciado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jorjão,

Sader tem toda razão. Os tucanos mais emplumados de oito anos atrás, parecem não só mortos, mas enterrados, hoje. Vê que um dos últimos sobreviventes da espécie, José Serra - e isto porque estava no governo do Estado mais rico da federação -, candidato ao ostracismo, até parece que está disputando o cargo de prefeito de um inexpressivo município. Ao invés de apresentar propostas a altura de um candidato à presidência da oitava economia do mundo, fica prometendo construir escolas técnicas ( lula construiu mais de 50), dar bolsa de estudos (Lula deu mais de 250 mil para o Prouni) e outras coisas sucupiresca. É por isso que os tucanos estão sendo riscados do mapa político. O Pará tem o dever moral de fazer o seu dever de casa e acabar também com o que resta deles, para que nunca mais entreguem à iniciativa privada nossas empresas e nossas riquezas naturais. Parafreseando Macaco Simão, "morte (política)aos tucanos". E ainda é pouco, deveriam ser fuzilados, esses bandidos, por crime de lesa pátria.