Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Roda Viva

Além do bom desempenho da governadora, no programa Roda Viva da Tv Cultura, ontem, o que chamou a atenção foi a falta de civilidade dos jornalistas que a entrevistaram. Jornalistas não são para perguntar o que o entrevistado quer responder, mas devem ter a serenidade de tolerar o contraditório. Como não era permitida a resposta completa, ficou a sensação de que bons questionamentos não chegaram a ser respondidos porque não foram ouvidos.
Por exemplo, as ações que contestam a venda por particulares a terceiros de terras aforadas pelo estado poderiam ter sido objeto de um debate mais proveitoso, inclusive com o esclarecimento a respeito do estabelecimento do banqueiro Daniel Dantas no sul do estado, sob forte suspeita de ter vindo parar por aqui com a malévola intenção de lavar dinheiro. Parece, também, que não havia nenhum interesse em entender as razões da governadora em crer que é possível criar-se gado e simultaneamente preservar nossa floresta. Estabeleceu-se a confusão e se impediu que a governadora demonstrasse como ela pensa essa convivência.
Ainda assim, percebemos que a governadora tem o inegável mérito de estabelecer um diálogo com a Vale na perspectiva de fazer com que aquela empresa assuma um papel de parceiro fundamental para que se consolide um novo modelo de desenvolvimento que agregue valor a nossas riquezas. Dito dessa forma até parece simples, no entanto, há décadas falamos nisso sem ter a capacidade de passar do discurso à ação. A hora parece que chegou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ridículo foi ter que aturar o Palmério Dória criticando a Vale, aliás como ele faz na revista Caros Amigos. Todo mundo pode e deve criticar a Vale. Menos ele, que ganhava uma ponta preta para fazer um programete da Vale. Era contratado de uma agência de publicidade e vivia hospedado num dos bons hotéis de Belém. Depois que a Vale acabou com o programa e ele teve que volktar para São Paulo, ai o Palmério virou crítico da Vale. É esse homem que escreveu em revista de pelados que se arvora a conhecer a flar sobre o Pará e Amazônia. Não tem estatura intelecrtual e moral.

Anônimo disse...

A governadora Ana Júlia está de parabéns. Ela foi firme, segura e corajosa. Não se intimidou com o ataque de Cátia Seabra, nem Palmério Dória, nem Horodoto Barbeiro. Eles chegaram a ser groseiros no último bloco do programa, bem diferente da semana anterior quando a Ieda Crusis foi bastante poupada e falou a vontade. Até quando o apresentador chamava intervalo ela interferia e dizia "agora não, depois que eu responder". E assim foi feito.

Anônimo disse...

Parabéns à nossa grande Governadora. Como sempre, sua simpatia faz com que todos a respeitem,pois além de seu grande carisma, conhece como poucos os problemas do Pará. Suas respostas, firmes e precisas, confundiu os jornalistas, que no final se renderam ao seu charme e beleza. Muito bem Ana Júlia.