Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

O efeito Mamdami no futuro político dos EUA


Amanhã(4), a cidade de Nova York escolhe seu novo prefeito e o favorito é o democrata Zohran Mamdani, de origem árabe.

Ontem, domingo(2), foi o último dia para que se efetivasse o voto antecipado e o comparecimento foi o maior já verificado na cidade, fora eleição presidencial.

Foram 735 mil eleitores que já votaram e, pelas pesquisas eleitorais o democrata conta com 41% das preferências; curiosamente, o segundo colocado é um democrata, que concorre por um partido independente, com 34% das preferências.

Chama a atenção que o extremista de direita e atual presidente da República, Donald Trump, já declarou seu voto no "independente" sob a desculpa de preferir um democrata ruim a um comunista, ou seja, é provável que os republicanos recorram ao voto útil.

Será uma eleição, a depender do comportamento de certas minorias, que poderá mostrar a tendência do eleitorado estadunidense nas eleições legislativas do ano que vem, quando o governo republicano corre o risco de perder a maioria legislativa em ambas as casas.

Caso isso ocorra, será praticamente o fim do governo Trump na medida em que suas bandeiras eleitorais serão enroladas e atiradas ao chão, com o fim de tarifaços, da perseguição de imigrantes e até do intervencionismo, embora aí tudo vá depender dos democratas que ascendam, afinal, nada mais parecido com Trump do que Joe Biden, daí ser fundamental que apareçam novos Mamdanis.

Nenhum comentário: