O presidente Lula foi homenageado pelo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, durante um jantar de gala oferecido aos líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, nesta segunda-feira (27), dia em que o petista completou 80 anos de idade.
Ao som de “Happy Birthday to You” (“Feliz Aniversário”, em inglês), Lula recebeu um bolo, além de aplausos e ovações por parte dos presentes ao evento, o que denota o respeito que conquistou em todo mundo.
Durante o jantar de gala, o presidente esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, e dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações).
Lula viajou à capital da Malásia para participar da 47ª Cúpula da Asean. O retorno ao Brasil está previsto para esta terça (28).
O tour pela Ásia teve como ponto alto o encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois do contencioso comercial que tomou conta da relação entre os países. Em julho, o chefe da Casa Branca determinou tarifas injustificáveis de 50% sobre parte das exportações brasileiras.
Nas redes sociais, aliados de Lula lhe desejaram felicitações. Um deles foi o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva. “Há mais de 40 anos, tenho o privilégio de estar no projeto por ele defendido e de caminhar ao seu lado, aprendendo com sua coragem e seu compromisso inabalável com o povo brasileiro”, publicou.
O deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, fez o mesmo. “Lula é a prova viva de que a esperança pode vencer o ódio. Que um operário pode chegar à Presidência e transformar a vida de milhões de brasileiros”, resumiu.
Hoje é dia de celebrar Lula.
Um homem que nunca desistiu do Brasil, mesmo quando tentaram tirá-lo do caminho, ele seguiu firme, com a coragem e a fé de quem sabe que o povo merece mais.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, chamou Lula de “o melhor presidente do Brasil”. “É um privilégio estar ao seu lado, do lado do povo brasileiro, construindo um país melhor e mais justo”, afirmou.
Em Canoas, no Rio Grande do Sul, o deputado federal Paulo Pimenta (RS) compartilhou um vídeo em que aparece cercado de companheiros e companheiras do PT. Todos cantaram parabéns para Lula.
Por sua vez, o deputado federal Rogério Correia (MG) disse que “o presidente tá de parabéns”. “Com o governo Lula, o país voltou a investir em políticas públicas sérias, retomou o crescimento econômico e saiu do mapa da fome. O desemprego caiu, a política externa voltou a ser respeitada e o governo tem mostrado agilidade e compromisso na solução de crise”, elogiou.
(Agência PT)

Nenhum comentário:
Postar um comentário