Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 28 de setembro de 2025

Os 95 anos do MEC


Lula participou, logo cedo, de uma caminhada em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação.

E havia muita coisa a comemorar nesses quatro mandatos petistas à frente dos destinos do país, interrompidos dolosamente, mas retornados para o bem geral.

Noventa e cinco anos é a idade da colossal atriz Fernanda Montenegro, muito pouca história para aquela que deve ser a pasta mais importante para qualquer governo que pretenda ser respeitado.

Lula segue sendo o maior de todos os tempos na área, descontando até onde é possível, um atraso secular legado por uma elite obtusa, herdeira do vilipêndio colonial que nos oprimiu e nos legou o atraso na área.

Com o PT, o país abriu a universidade pública ao povo em geral; criou mecanismo que proporciona esse acesso a pretos, pobres e estudantes da escola pública, enfim, fez do ensino público e gratuito uma realidade, e não mero slogan.

No limiar do século XX, o Brasil tinha apenas um punhado de doutores, todos formados em Coimbra, Portugal, porque o acesso de brasileiros à universidade local era proibido; enquanto países como Argentina, Venezuela e Chile, entre outros, já formavam em suas universidades dezenas de milhares do que viriam a ser os profissionais liberais.

Graças aos governos petistas, felizmente, hoje estamos tirando esse atraso, massificando o ensino superior e democratizando o acesso a ele, por isso, essa comemoração faz todo o sentido e reconhece o trabalho gigantesco daqueles que tanto contribuíram para que se possa ter um legado digno, bem como superássemos a vergonha que nos afligia até o século passado.

Nenhum comentário: