O turismo estrangeiro no Brasil, em setembro, registrou o maior número de visitantes ao país, desde que a série histórica foi instituída, em 1989. A marca de 445.389 turistas, segundo dados divulgados pela Embratur, representa crescimento de 26,4% em relação a igual período de 2023; é cerca de 10% maior que o mesmo mês, em 2019.
Este número de turistas em setembro perde apenas para os meses considerados de alta temporada (janeiro, fevereiro e março). Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressalta que “há um esforço para acabar com a sazonalidade nas visitas ao país”. Assim, diz ele: “Garantimos importante movimentação nos negócios do turismo, sustentando o nível de emprego no setor ao longo de todo o ano”.
Com a marca de quase cinco milhões de turistas internacionais nos primeiros nove meses de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com Polícia Federal e Embratur, Freixo destaca que “este é o resultado de nossos esforços em promover uma maior diversidade de destinos e experiências, para além do sol e praia”.
Marcelo Freixo observa ainda que “estamos mostrando para o mundo nossa natureza, cultura, gastronomia, festas populares e uma infinidade de experiências peculiares que só existem no Brasil e podem ser vividas em qualquer época do ano”. É uma estratégia, segundo ele, que “reduz os efeitos da sazonalidade”.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que “estamos fortalecendo nossa marca Brasil no cenário internacional”. Afirma, também, que “temos trabalhado para mostrar nossos atrativos e destinos tendo em vista nossa missão de ampliar cada vez mais o número de turistas estrangeiros no Brasil até 2027”.
Lançado recentemente pelo Ministério, o PNT (Plano Nacional de Turismo) 2024/2027 tem como objetivo tornar o Brasil como principal destino turístico da América Latina. A meta inicial é chegar à casa de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano. Mas o cenário atual já aponta a perspectiva de superar a marca de 10 milhões de visitantes internacionais no período.
A presidenta e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – sigla em inglês), Júlia Simpson, em entrevista à revista Isto É Dinheiro, afirma que a Embratur “está fazendo um trabalho fantástico, em busca de maneiras para promover o país no exterior”. Ela observa que “o Brasil foi uma das mais rápidas economias que se recuperou nesse período da Covid-19”.
Para além da pandemia, em entrevista à revista Carta Capital, o presidente da Embratur lembra que “foi uma loucura o que este país viveu nos quadro anos do governo Bolsonaro…. era o Brasil do negacionismo, do ‘passar a boiada’, enfim, um pária internacional que, entre outros tantos problemas, causou o afastamentos de turistas internacionais.
Segundo Freixo, já nos primeiros meses de governo, a partir de janeiro de 2023, “o presidente LULA foi decisivo para a reconstrução da imagem do Brasil no exterior”. O presidente da Embratur observa que “ninguém quer visitar um lugar que tem racismo, um lugar machista, sem responsabilidade climática”.
Entre os países de origem dos turistas internacionais ao Brasil, da Argentina vieram mais de 1,4 milhão de visitantes. Em segundo lugar, os EUA, com 518 mil, seguido pelo Chile, com 454.225 turistas. Dos países europeus, (Franca, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha) vieram quase 742 mil pessoas que atravessaram o Atlântico para visitar terras brasileiras.
(Agência PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário