Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Os sessenta anos do comício da Candelária


Há sessenta anos e a 19 dias do golpe militar que o depôs, Jango fez o histórico comício da Candelária pra 200 mil pessoas, onde lançou as reformas de base.

Eram medidas governamentais que visavam superar o atraso que nos perseguia desde a República Velha porque as oligarquias rural e urbana colocavam-se contra qualquer avanço social.

A reforma agrária, que propunha distribuir terras improdutivas ao homem do campo, bem como privilegiar a comercialização do mercado interno foi amaldiçoada por essa elite atrasada.

Porém, aos milicos e aos que se intitulavam donos do poder incomodava a reforma eleitoral, que liberava o voto aos analfabetos e aos militares de baixa patente, uma base política consistente no apoio ao PTB de Jango.

Por tudo isso e mais algumas reformas, além de toda a conspiração urdida nos porões da CIA desde que Jango assumiu a presidência do Brasil, após a renúncia de Jânio Quadros, o comício da Candelária seria apenas o estopim daquilo que se consolidaria no primeiro de abril de 1964.

O legado de Jango vive nos avanços sociais e políticos experimentados nos governos petistas(2003/2015 e 2023...), onde pontifica a existência exitosa de um MST, hoje, a maior referência agrícola do país quando o tema é abastecimento do mercado interno. VIVA O COMÍCIO DA CANDELÁRIA!!! 

Nenhum comentário: