Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A população do Círio é maior que a de Belém

 

Se Bozo cumprir sua maligna, mais uma, intenção de adiar novamente o Censo/2021, os habitantes da capital paraense verão também adiada a constatação que Belém ultrapassou o milhão e meio de habitantes.

Pelas estimativas, divulgadas ontem pelo IBGE, Belém possui 1.499.641 habitantes vivendo em seu território estando, portanto, a pouco mais de trezentos habitantes pra chegar ao 1,5 milhão.

Há muito que a especulação imobiliária vem expulsando moradores de Belém para cidades do entorno metropolitano, Ananindeua, por exemplo, já possui 535.547 habitantes, há pouco tempo tinha menos população que Santarém.

Claro que esse êxodo discreto está intimamente ligado ao quadro econômico da capital, processo que se arrasta desde o fim do fim do ciclo da borracha, passando pelo isolamento imposto pelo fim da estrada de ferro e do porto.

Isolada e vivendo basicamente de serviços e comércio importador de quase tudo que vende, Belém perdeu a perspectiva da produção, Phebo e Facepa são casos exemplares, arrastando-se economicamente enquanto outras regiões do estado progridem. 

Nenhum comentário: