Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Pretos e pardos são maioria nas universidades públicas, pela primeira vez na história. Bolsonaro tenta derrubar essa conquista


Não há contorcionismo retórico que mascare a situação. Prouni, Fies, Enem e Lei de Cotas são os responsáveis pela conquista histórica: Pela primeira vez na história brasileira, pretos e pardos são mais da metade dos universitários da rede pública.

Os fatores que nos levam a essa constatação são criações dos 13 anos de governos petistas resultam na "democratização do acesso ao ensino superior e também com mais jovens se declarando de cor preta ou parda", fazendo com que se chegue pela primeira vez a essa proporção.

Infelizmente, o atual flagelo educacional que nos atormenta pode reverter em breve essas conquistas históricas, diante de um ministro da educação de perfil nazi/fascista e aliado do mercantilismo no ensino, o que leva à destruição dessas conquistas em pouco tempo.

Resta ao povo brasileiro tomar consciência que só a passagem definitiva desse tornado de boçalidade trará novamente os números da evolução na educação pública. Para tal, é fundamental derrotar esse projeto fascista, excludente e reacionário e fazer com que a educação de qualidade volte a ser prioridade. 

Nenhum comentário: