Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

PT e PSD de Alexandre Khalil fecham acordo em Minas Gerais


Ao fechar acordo com o PSD de Minas Gerais, o PT dá mais uma prova de maturidade e sabedoria política, abrindo mão do bife para usufruir do boi.

Com essa aliança, Lula provavelmente consolidará sua folgada vantagem em MG sobre Boçalnaro, proporciona mais competitividade ao pessedista Alexandre Khalil, na disputa pelo governo do estado, e preserva o deputado Reginaldo Lopes.

Khalil, segundo pesquisas, torna-se favorito contra o atual governador quando seu nome é apresentado junto ao eleitorado como aliado de Lula, sem essa referência o prefeito de Belo Horizonte fica muito atrás do governador que vai disputar a reeleição.

Além disso, ao retirar o nome do deputado Reginaldo Lopes da disputa pro Senado, o PT preserva um dos seus melhores quadros no estado do risco de uma derrota em uma disputa por apenas uma vaga; e Reginaldo tem ainda todas as condições de reeleger-se à Câmara Federal.

Assim, Lula, o PT e a aliança de centro esquerda contra o fascismo vão solidificando seu predomínio eleitoral nos três maiores colégios eleitorais estaduais(São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), que em 2018 deram grande votação a Messias Boçalnaro e praticamente asseguraram sua vitória.

Agora, com a manutenção da hegemonia nas regiões Norte e Nordeste, além da ampla vantagem nos três estados citados, cogita-se até que a eleição presidencial de outubro próximo pode já ser decidida em primeiro turno, coisa que o PT não conseguiu nem no período pré linchamento jurídico/midiático preparatório do golpe de 2016 golpe. A conferir. 

Nenhum comentário: