Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 9 de janeiro de 2022

Só a politicagem explica o porquê de tanta euforia


Não sei de onde o Diário dos Barbalhos tira tanto número encantado para exaltar a alta taxa de empregabilidade, segundo o jornal, claro, ocorrida no Pará.

No primeiro trimestre do ano passado, o IBGE já tinha divulgado dado informando que a taxa de desemprego  cá no estado era uma das que mais subia no país, 2,9%, só perdendo no quesito para o Tocantins, 5,8%.

De lá pra cá, nada mudou significativamente em nossa economia que pudesse ser festejado, sendo oportuno ressaltar que até a obra que o governador considera estrutural, o BRT Metropolitano, ficou paralisado até dezembro último.

Segundo o jornal, o êxito de seu proprietário à frente do governo do estado no quesito empregabilidade decorre da concessão de auxílios e benefícios à população carente; realização de obras(quais?) e a manutenção do dinheiro em circulação.

Bom, como os dois primeiros quesitos são de eficácia e operacionalidade duvidosas, claro que o terceiro desmancha-se no ar facilmente sem qualquer solidez, daí ser cristalinamente perceptível que a exaltação ao bom desempenho governamental não ultrapassa os limites da propaganda.

Além disso, a fonte de toda essa euforia é o Ministério da Economia, ora comandado pelo farsante e mal afamado economista Paulo Guedes, que divulgou no terceiro trimestre do ano passado uma taxa fictícia de empregabilidade prontamente desmentida pelo IBGE, pois estava inflada em mais de 50% daquilo que realmente havia ocorrido e que levou, como se constata, à celebração outros festeiros de ficção farsesca. Não dá!

Nenhum comentário: