Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 11 de julho de 2021

Disposição para golpear


Quem conhece um pouco da história do golpe de 1964, quando Jango foi deposto e uma ditadura militar/empresarial imposta ao país por 21 anos, sabe que a CIA foi a autora e protagonista daquela quartelada.

Mesmo que Castelo Branco fosse quase mensalmente a Washington receber ordens de como proceder, quando o celerado que presidia o Senado, Auro de Moura Andrade, declarou vago o cargo de presidente com Jango estando em território nacional, passaram-se ainda muitas horas até que os gorilas se mexessem.

E olha que havia todo um aparato bélico, colocado a serviço do golpe pela dita agência estadunidense de atos terroristas, que ia de submarino a porta aviões, passando por aviões de guerra e uma súcia de mercenários fortemente armados, pois o governo estadunidense não confiava na bravura do Exército daqui.

Por isso, quando o boquirroto general Braga Neto blefa ameaçando a nação com ruptura institucional, caso a CPI investigue as dezenas de quadrilhas fardadas roubando dinheiro público, acumpliciados com Jair 'rachadinha', razão tem a jornalista Helena Chagas ao identificar nesses latidos apenas barulho intimidatório.

Como diz o experiente chanceler Celso Amorim, o 'cagão' conta hoje apenas com alguns aparatos policiais regionais e quadrilhas milicianas que parece comandar desde priscas eras, sendo pouco provável que consiga unificar e botar pra trabalhar unificadas as Forças Armadas, sem um empurrãozinho externo. É isso.

Nenhum comentário: