Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 20 de abril de 2021

UFRJ cassa título Honoris Causa, concedido ao esbirro Jarbas Passarinho


A Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) acaba de enterrar um dos esqueletos que a assombravam desde a 'redentora', quando milicos golpistas foram impostos como celebridades em todo o país.

Por 34x2, com oito abstenções, o conselho universitário cassou o título de Doutor Honoris Causa do coronel Jarbas Passarinho, resgatando a vocação democrática e o livre pensar daquela instituição.

Segundo a relatora do processo de cassação, conselheira Júlia Vilhena,  Jarbas "não merece um título honorífico da UFRJ. Revogar esse título é estar ao lado da democracia e reafirmar o papel da UFRJ na história".

Passarinho era ministro do Trabalho, quando proferiu o voto pela instituição do Ato Institucional-5, que endureceu mais ainda a ditadura, fechando o Congresso, suspendendo o instituto do habeas corpus e intensificando a perseguição a desafetos.

Tido por vassalos que o bajulavam como um militar culto, com pendores democráticos e dado ao diálogo, na prática, foi tão truculento quanto os mais truculentos esbirros da época, conforme suas iniciativas enquanto ministro de diversos ditadores.

Além da assinatura do famigerado AI-5, foi autor do Decreto 477, que expulsou estudantes das universidades, além de ministro do Trabalho que acabou com a estabilidade no emprego na iniciativa privada, depois de cinco anos de trabalho com carteira assinada.

Como se vê, a concessão do referido título a um coronelão que só desserviço prestou ao país e à democracia só poderia ser fruto da sabujice que acometia certos áulicos à época, vilania finalmente reparada, em respeito ao bom nome das universidades públicas do país.

 

Nenhum comentário: