Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Começa a formar-se maioria na Câmara Federal pra derrotar Bolsonaro


Bom, segundo o noticiário vespertino o grupo do ainda presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, juntou-se a partidos de esquerda, PT, PDT, PSB e PCdoB a fim de lançar uma candidatura à sucessão de Maia e contra o deputado Arthur Lira(PP/AL), este o candidato do Palácio do Planalto.

Pelas projeções do grupo oposicionista, contam com 280 deputados, em um universo de 513 parlamentares, logo, o suficiente pra fazer o sucessor de Rodrigo Maia e até com uma folga de cerca de trinta deputados; enquanto o governista contaria com o apoio de menos de 200 parlamentares.

Todavia, não se pode afirmar que o quadro está consolidado. Os partidos de esquerda marcaram reunião na qual tirarão um programa mínimo que oriente uma pauta na Câmara, assim como reivindicarão o posto principal que querem ocupar na nova Mesa Diretora, vejamos se o entendimento prevalecerá.

Caso essa tratativa alcance êxito, significará mais uma derrota política para Jair Bolsonaro, marcado por nunca jamais ter conseguido montar uma base parlamentar que lhe desse tranquilidade, principalmente depois que o presidente transformou-se em um outsider.

Sem base parlamentar, sem partido e com popularidade baixíssima para disputar a reeleição, por mais que haja quem julgue alta uma aceitação de um 1/3 da população, Bolsonaro disputará a eleição em condições opostas ao que teve à disposição em 2018. Veremos.

Nenhum comentário: