Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 25 de agosto de 2019

Presidoente é responsável direto pela retomada das queimadas



De Elio Gaspari, em sua coluna de hoje, "A resposta às queimadas é mais simples"(n.r. do que chamar o Exército). "Basta botar na cadeia meia dúxia de agrotrogloditas que se aproveitaram da mudança de governo pra tocar fogo na mata..."

Mais uma vez, o velho jornalista discípulo de Gobery do Couto e Silva erra feio na prescrição de sua receita, tão sumária quanto inexata para um problema que se arrasta desde a dinastia castrense que tinha o próprio Golbery como guru e até hoje paira acima da lei.

Basta ver quantos mandantes de crimes de pistolagem estão presos, são condenados e cumprem sentença, isso quando a justiça se dispõe a julgá-los; seguramente muito menos que os impunes e isso independe da  eventual postura de um governo, mas é mazela de um estado marcado pela exclusão.

Ademais, do modo como o jornalista fala, parece até que o atual governo nada tem a ver com a agrotrogloditice, que o incentivo oficial à invasão de terras indígenas e a promessa de legalizar o uso da arma contra colonos nada tivesse com o incêndio na floresta.

Enfim, a queimada é um fato incontestável e oriunda de causas claras, que recrudesceram sob o ladravaz temerário e atingiram níveis insuportáveis no governo atual, tendo a exoneração do presidente do INPE tornado-se ato simbólico da deplorável relação entre agrotrogloditas e executivotrogloditas.

Nenhum comentário: