Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 16 de junho de 2018

China impõe tarifa de 25% a itens dos EUA após sobretaxa de Washington


Em resposta às barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos nesta sexta-feira (15/06), a China anunciou uma sobretaxa de 25% sobre produtos norte-americanos, em um valor total de US$ 50 bilhões, exatamente o mesmo impacto das medidas de Donald Trump contra itens "made in China".

A retaliação de Pequim veio após o presidente Donald Trump sobretaxar 1.102 itens considerados "Made in China" e indústrias emergentes de alta tecnologia, como satélites, aeronaves, painéis LED e LCD, sismógrafos, microscópios, câmeras de TV e baterias de lítio. De acordo com Washington, elas "levam crescimento econômico para a China, mas prejudicam o crescimento econômico dos EUA e de muitos outros países".

"À luz dos roubos de propriedade intelectual e de tecnologia que a China tem feito e de suas outras práticas injustas de comércio, os Estados Unidos irá implementar tarifas de 25% sobre US$ 50 bilhões de bens da China, que contenham tecnologias industrialmente significativas", afirmou o governo em um comunicado.

"Estas tarifas são essenciais para prevenir maiores transferências injustas de tecnologia e propriedade intelectual americana à China, além de proteger empregos nos EUA", completou.

Pouco depois do anúncio de Trump, Pequim afirmou que responderia aos atos de Washington. "A China não quer uma guerra comercial, mas o lado chinês não tem a opção a não ser se opor fortemente a isso, devido ao comportamento míope dos Estados Unidos que afetará ambos os lados", disse o Ministério do Comércio em seu site.

Os impostos entrarão em vigor em 6 de julho e atingirão produtos agrícolas, automóveis e peixes.
(Opera Mundi/ via Portal Vermelho)

Nenhum comentário: