Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 22 de abril de 2018

O mito da essencialidade de Ciro Gomes para o PT



Ao contrário do que pensam muitos, o PT não precisa de Ciro Gomes. Preso político, alvo das delinquências jurídico/midiáticas, ainda assim, Lula lidera TODAS as pesquisas de intenção de votos até aqui feitas.

Na mesma linha, o PT é o partido preferido do eleitorado brasileiro com 20% dessa preferência, 30% potencial do eleitorado, sem fazer campanha, além de quase 1,9 milhão de filiados registrados no TSE, enquanto Ciro Gomes patina há longo tempo em um dígito.

Por isso, pseudo análises  mostrando que, sem Lula, candidatos petistas não vão além de 1% dos votos, é embuste de 'mães dinahs' panfletando em favor do tucano nascido em São Paulo e ora disfarçado de carcará.

Portanto, Ciro precisa do PT, para continuar posando de candidato de esquerda e seduzir o eleitorado brasileiro, hoje predominantemente tendendo a votar em um candidato de esquerda, primordialmente Lula.

A recíproca da necessidade, no entanto, não é verdadeira. Desde a morte de Brizola que o PDT perdeu sua identidade ideológica e já vai longe o tempo do socialismo moreno sem Darci Ribeiro, Brandão Monteiro, o próprio Brizola, entre outros dos que fizeram da legenda uma referência da esquerda.

Ciro não resgata isso, parece nem ter apetite pra tarefa deixando a cargo de Carlos Luppi a empreitada. Tanto que no lançamento de uma frente de partidos de esquerda em favor da democracia Ciro passou distante. Não dá! 

Nenhum comentário: