Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Vai-se um general. Virá outro?



A exoneração do secretário de segurança pública do Pará, um general da reserva que viveu tão reservadamente durante sua gestão em que o estado tornou-se uma gigantesca praça de guerra, deixa margem pra especulações sinistras, com certeza.

A situação estava insustentável desde o general assumiu e Jatene sabia disso. Ao que parece, o governador foi vítima da desobediência daquela máxima tancredista, 'não nomeie pra seu auxiliar alguém que terá dificuldades em exonerar.

Após quase quatro anos e no bojo de uma intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, a cargo de um general, eis que Simão livra-se de outro general em situação sabe-se lá com que desdobramentos seguir.

Sabe-se que o Pará está entre os estados em que a segurança mais preocupa, daí a criação de um Ministério da Segurança Pública, como está nos planos de Temer, pode muito bem ficar sob o comando de mais um general.

Seria a suprema ironia, Simão teria sua secretaria subordinada aos ditames de um general, mesmo que internamente dirigida por um civil, isto, claro, dependendo do perfil desse novo ministério, não sendo difícil prever que essa centralização no comando federal está no horizonte temerário.

De qualquer forma, o que nos espera é mais pirotecnia e acirramento da repressão aos morros e demais locais periféricos como resposta mais marqueteira que eficaz ao drama da violência, daí o pessimismo emanado até mesmo das casernas. Mas é a última cartada do 'Vampirão' pra continuar no poder. Todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário: