Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

MANIFANTOCHES. O soco no estômago golpista

Thiago Botelho | Riotur

Infelizmente, não vi o final do desfile da 'Paraíso do Tuiuti', principalmente aquele deplorável ritual de babação de ovo que integrantes das escolas são obrigados a fazer no camarote global no pós desfile, diante de Fátima Bernardes, Alex Escobar, Milton Cunha e Pretinho da Serrinha.

Imagino que tenha sido bem mais sumário que o anterior, quando até bolo em comemoração aos oitenta anos de Martinho da Vila houve, em homenagem ao grande sambista e um dos mais ilustres filhos de Vila Izabel.

De qualquer modo, por mais que os profissionais globais tivessem feito um esforço hercúleo pra esconder o protesto da Tuiuti, não deu pra diminuir a dimensão daquele espetáculo único, que estava preso na garganta do brasileiro contra o golpismo larápio, daí ter se tornado o assunto mais comentado do twitter, apesar de ter ocorrido por volta das três da madrugada.

Particularmente, achei bem mais impactante que o clássico 'Ratos e Urubus...', enredo da Beija-Flor no ano de 1989, saudado como o espetáculo de melhor abordagem de crítica social já visto na Marquês de Sapucaí.

No de Joãozinho 30, o impacto resumiu-se ao carro abre alas, retrato da miséria social sob um Cristo Redentor envolto em plástico porque a censura do coronel Sarney não permitiu, daí em diante com a escola global voltando ao exibicionismo luxuoso e bem ao gosto da Globo.

No de hoje de madrugada, o carnavalesco Jack Vasconcelos foi da Comissão de frente ao final do desfile lavando a alma do povo brasileiro e dando um banho de povo na malta global, que suportou queda e quase muda aquele soco no estômago.

De lambuja, ainda legaram ao país um neologismo que eu espero ver transformado em expressão corriqueira, dada sua felicidade na sintetização do quadro de manipulação midiática que levou milhares de pessoas idiotizadas a ir protestar a favor do golpe e contra seus próprios interesses sociais. Autênticos MANIFANTOCHES, fantoches imaginando que eram manifestantes políticos. Um banho de folia!

Nenhum comentário: