Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Brincantes dos velhos carnavais


Amanhã, ou com a data de amanhã, o jornal dos Barbalhos publicará pesquisa, segundo o jornal feita pelo Ibope, a respeito de intenção de voto pra governador do Pará e Senado Federal.

Pelo ar triunfalista da notícia a respeito dos números antecipados, não tem pra ninguém. Helder lidera com folga a corrida pro governo e Jader a disputa senatorial, embora em empate técnico com Simão Jatene.

Como a renovação das cadeiras será de 2/3, em outubro próximo, essa peleja com Simão não chega a incomodar Jader na medida em que há duas vagas em disputa e o terceiro colocado está com metade da preferência do emedebista.

Assim, se tudo correr de acordo com essas previsões, o Pará terá dois septuagenários no Senado, juntando-se a um sexagenário que só terá seu mandato expirado em 2022, atestando o nível de conservadorismo do eleitorado paraense, na hora da escolha de seus representantes.

Apesar do aparecimento de nomes novos, isto não é capaz, pelo menos na pesquisa, de motivar o eleitor a tomar uma atitude mais arrojada ao menos na hora de enfrentar o entrevistador, este geralmente diante de cascas de bananas que adubam o questionário a fim de conter eventual desassombro do entrevistado.

Além disso, salta aos olhos a desinformação com que o povo trata a conjuntura política, daí essa desconfiança ser fruto do desconhecimento da trajetória daqueles que não estão todos os dias nos noticiários veiculados pela mídia pela mídia.

Mesmo que frequentadores assíduos das redes sociais, hoje em dia muito mais influentes que tradicionais veículos de comunicação, são tratados pelos institutos como desconhecidos, o que reflete nos números alcançados nessas enquetes.

Aguardemos, então, para conferir lá adiante, mais precisamente em outubro, se os números apresentados pelas pesquisas estarão de acordo com a vontade do eleitor, bem como se o papel desempenhado pelas redes sociais é capaz de causar estragos nessa gerontocracia aparentemente consolidada.

Nenhum comentário: