Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 17 de junho de 2017

Com transposição, Lula e Dilma ajudaram a combater a seca no NE


Neste 17 de junho, dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, vale lembrar as ações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff, que levaram água ao semiárido nordestino, com a transposição do rio São Francisco, impactando diretamente a vida de 12 milhões pessoas.

Obra planejada, mas nunca executada, desde a época do Brasil Império, de dom Pedro I, no século XIX, a transposição do São Francisco foi prometida até pelos governos dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Mas foi somente no governo Lula que a gigantesca obra, pensada para reduzir os problemas gerados pela seca no sertão, saiu do papel.

A transposição do “Velho Chico”, como o rio é carinhosamente chamado pelos nordestinos, não foi apenas iniciada por Lula, como foi levada até 86,3% de conclusão pelas gestões petistas no governo federal.

Os números comprovam. Com investimento previsto de R$ 9,6 bilhões do Orçamento da União, o projeto de integração do São Francisco teve, até abril de 2016, quando Dilma ainda estava na Presidência, R$ 7,95 bilhões executados.

O governo usurpador de Michel Temer e seus aliados golpistas tentaram se apropriar politicamente do resultado, mesmo tendo sido, anteriormente, ferrenhos críticos do projeto.Temer chegou a visitar três vezes as obras da integração e até o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB), que deixou seu estado na seca há poucos anos, apareceu no interior de Pernambuco junto de um dos ministros golpistas.

Mas o povo do sertão nordestino sabe quem são os responsáveis por levar as águas do São Francisco a quem tem sede. Por isso, no dia 19 de março, mais de 100 mil pessoas foram prestigiar, junto com Lula e Dilma, a inauguração popular da Transposição do Rio São Francisco, na cidade de Monteiro, na Paraíba, um dos municípios beneficiados pela obra.

“Tenho muito orgulho de ter tido a coragem de iniciar esse projeto. Se eles têm vergonha, nós não temos. Nós temos orgulho de dizer que somos pai, mãe, irmão, tio e sobrinho da transposição das águas do São Francisco“, afirmou Lula, lá em Monteiro.

No entanto, vale lembrar que, para combater a seca no Nordeste, os governos do PT não fizeram apenas a transposição. Instalaram 1,2 milhão de cisternas para consumo humano, garantindo água a 4,5 milhões de sertanejos.

Esta é uma das principais conquistas sociais que ajudaram a melhorar a vida de 4,5 milhões de nordestinos e fez parte de um conjunto de políticas públicas dos 13 anos de governos petistas, que permitiram a permanência dos sertanejos no Semiárido.

Saiba mais sobre a Transposição do rio São Francisco

Uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos governos petistas e maior empreendimento hídrico brasileiro, a integração do São Francisco conta com aquedutos que somam 477 quilômetros de extensão e vão garantir abastecimento a 12 milhões de habitantes que vivem em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O empreendimento é dividido em dois eixos, leste e norte, e engloba nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações de energia e 270 km de linhas transmissão.

Além do Projeto de Integração do São Francisco, o PAC realizou outras grandes obras estruturantes na área de recursos hídricos, para garantir a tão sonhada segurança hídrica no Nordeste.
(Agência PT de Notícias)

Nenhum comentário: