Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Dos 1.765.944 filiados ao PT, apenas 290.124 filiados votaram no PED do domingo passado.

A Secretaria Nacional de Organização do PT divulgou, nesta quarta-feira (12), o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) municipais de 2017. A votação foi realizada no último domingo (9), quando 290.124 mil filiados foram às urnas em 3.315 municípios de todo o país. Foram eleitos os Presidentes e Diretórios do PT em 2.740 municípios e também as delegações aos 27 Congressos Estaduais, segundo dados da Sorg.

O PED abre oficialmente o período que precede o “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Leticia Lula da Silva”, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho deste ano. Os números podem aumentar em função de eventuais recursos que serão analisados e julgados nos estados, segundo informou o secretário Nacional de Organização, Florisvaldo Souza.

“Temos uma votação bem próxima de 300 mil, o que é extraordinário. Claro que essa é minha opinião, mas foi uma demonstração de força, uma resposta da militância àqueles que nos atacam e tentam diminuir o PT. É o PT produzindo política e cada vez mais próxima da população para discutir o futuro dos municípios, estados e do País”, declarou Florisvaldo.

De acordo com o secretário, o número de delegados eleitos no PED que poderão votar nos congressos estaduais serão definidos somente após o julgamento dos recursos. A previsão é que todos os recursos sejam julgados pelas instâncias estaduais até o dia 24 de abril.

Agora, o partido se prepara para a segunda fase do processo: os congressos estaduais que serão realizados nos dias 5, 6 e 7 de maio. “Nos congressos estaduais vamos tirar a delegação para o Congresso Nacional. Nesse o momento, estou saindo do processo do PED de forma otimista”, declarou o secretário Nacional de Organização.

Ainda segundo Florisvaldo, o PED abriu um importante período de debates sobre a conjuntura nacional, a situação dos trabalhadores e o desmonte do País.

PED em números


Em São Paulo, o estado com mais mobilização no dia 9 de abril, 50.645 mil petistas deixaram suas casas para participar do processo. O segundo estado que mais mobilizou filiados foi Minas Gerais, com 43,208 mil votantes. No Rio de Janeiro, 25.401 petistas votaram. Dos estados do Norte e Nordeste, o PT do Ceará mobilizou 22.880 pessoas nos municípios que possuem diretório municipal. Piauí contou com 10.543 e Pará com 10.255 filiados. No Rio Grande do Sul, 18.859 petistas votaram no PED municipal e no Paraná, 11.139.

Em outros 575 municípios a votação foi válida somente para eleição de delegados estaduais, pois 486 municípios não tinham previsão de realizar a eleição municipal e outros 89 municípios não atingiram o quórum em nível municipal. Já as eleições para presidente e diretório foram realizadas em 3.315 cidades.



(Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias)

Nenhum comentário: