Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sábado, 25 de março de 2017

Correr ou correr


Michel Temer querendo anular as delações que colocam sua quadrilha no centro das malfeitorias cometidas pela campanha pemedebista, em 2014, lembra Oscarito em 'Matar ou Correr', paródia engraçadíssima do western clássico de Fred Zinnemann, com Gary Cooper.

Na paródia, ao aproximar-se das 14hs, a hora que o bandido marcou para ajustar as contas com o sherife, este, Oscarito, não conseguindo pensar outra alternativa, sobe na cadeira e atrasa o relógio da delegacia, como se isto conseguisse atrasar a chegada do trem.

Depois de todo o serviço dado em seus mais sórdidos detalhes pelo pessoal da Odebrecht contra a camarilha cunho/temerária, anular a delação agarrando-se ao argumento mais vilipendiado nesses três anos da malsinada operação é como atrasar diariamente o relógio pra evitar o desenrolar dos fatos.

E os fatos, ao que se depreende pela fala do relator do TSE no processo contra a chapa Dilma/Temer, triunfarão sobre sofismas que tentam adjetivar para amenizar o cometimento de crimes hediondos, levando-se a crer que Temer terá menos sorte que Gary Cooper no original e Oscarito na paródia.

Mesmo que Kid Gilmar tenha feito todos os esforços para livrar o parceiro da enrascada em que está metido, pelo que revelaram os delatores da Odebrecht, esse esforço está no momento sob estreitos limites, até mesmo pela ambição do dito protetor, que pensa sentar na cadeira ora ocupada pelo amigo, logo, Temer não contará com a ajuda de um John Herbert, como contou Oscarito; e nem a bela, recatada e do lar parece ter a fibra de Grace Kelly, esposa de Gary Cooper no original, que o ajuda a destruir o vilão do enredo.

Definitivamente, nem sempre quando a vida imita a arte isto ocorre de forma edificante, ao menos de forma séria. Nesse caso, a trapalhada temerária consegue ser mais bufa do que a solução que Carlos Manga pensou para o Oscarito, devendo entrar para a galeria das grandes farsas a que o povo brasileiro foi submetido, graças as injunções de uma classe dominante tão torpe quanto o fantoche que colocou na presidência do país. Costuma dar nisso.

Nenhum comentário: