Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 6 de novembro de 2016

Josué Bengtson virou honesto. Não foi milagre, mas omissão do STF



Segundo a Folha de São Paulo de hoje, "O deputado Josué Bengtson(PTB-PA) foi denunciado em junho de 2007 por supostas corrupção e associação criminosa em inquérito derivado da Operação Sanguessuga.
Segundo a Procuradoria, Bengtson recebeu de uma quadrilha de empresários R$55 mil em sua conta e outros R$39 mil na de uma igreja em que atuava como pastor. Em troca, fez 14 emendas ao Orçamento da União para compra de ambulâncias.
Quando ficou sem mandato, foi investigado e denunciado em 2007 na primeira instância. Porém virou deputado em 2010 e seu caso foi para o STF. Até que a ação desse entrada na Corte, em 2012, cinco anos haviam se passado.
Nos últimos quatro anos, o Supremo também não conseguiu julgar a denúncia. Em setembro, os ministros da Corte reconheceram a prescrição e determinaram a extinção".

É provável que o deputado/pastor considere o triunfo de sua impunidade nessa encrenca como obra da providência divina. No entanto, trata-se de famigerada rotina da justiça brasileira que, apesar de espasmos de celeridade, continua zelando pela impunidade de uma certa fração social que sempre esteve acima da lei, a dita reportagem é a respeito de 84 casos semelhantes ao de Bengtson que já se arrastam naquela Corte, uns até há 18 anos.

É verdade que está presente no texto aquele modismo de contorno épico a exaltar a figura do justiceiro togado Sérgio Moro, de resto obrigação imposta pelo business da empresa ao conteúdo informativo. Todavia, o fato principal citado é incontestável, embora possa se dizer que o STF não é caso isolado, vide o caso do 'Mensalão Tucano', em que o STF condenou apressadamente petistas e aliados, enquanto a primeira instância não dá a mínima bola pra quadrilha privata.

Quanto ao pastor/deputado, ele pode tranquilamente continuar deitando sua falação mistificadora e embusteira na medida em que esta foi reforçada por um milagre jurídico, feito em setembro deste ano, logo após a mesma Corte responsável por sua operação ter sido omissa e compactuado com um vil golpe perpetrado contra a democracia brasileira, quando a vontade soberana do povo foi aviltada pela ação de uns outros tantos bandoleiros, certamente todos à espera de um milagre.

Nenhum comentário: