Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O esporte usado pra tenebrosas transações


O ginásio Lorotinha, cognominado 'Guilherme Paraense', inaugurado às pressas sábado último ao lado do Mangueirão, terá pouca ou nenhuma serventia ao esporte paraense. Obedece à lógica da ação entre amigos que donos do dinheiro e governantes da patota mantém há séculos.

Nesse momento dificílimo porque passam nossos esportes de quadra, é pouco provável que o elefante branco citado sirva de palco a eventual embate entre Bragantino x Continental, pelo campeonato paraense de futsal, ou um jogo de basquete pelo torneio 'Valea Pena Ver de Novo', para maiores de 45 anos.

Com efeito, o mesmo governo que atrasa o pagamento das bolsas dos atletas sob sua responsabilidade, alegando falta de recursos, é o mesmo que gasta R$100 milhões em uma obra como essa, de serventia duvidosa. O mesmo que avaliar a prosperidade da plebe de um lugar pela suntuosidade do palácio do suserano que oprime essa plebe.

Lá está, ao lado do estádio Edgar Proença o CEJU abandonado, abandonados juntos os projetos que poderiam fomentar os esportes amadores nos quais já tivemos algum protagonismo no cenário nacional. Tivemos Edir Goes e Gui Peixoto convocados pra seleção brasileira de basquete, nos tempos de Papão, Tuna e Landi nosso futebol de salão tinha capilaridade nacional e nosso voley revelou atletas que também brilharam no cenário nacional.

Hoje, gasta-se cem milhões de reais em uma obra de serventia duvidosa, como se em um estalar de dedos estivéssemos amanhã novamente revelando atletas para o cenário nacional. Enquanto isso, aqueles espaços que poderiam servir realmente ao propósito de fabricar craques padecem da miséria recorrente da falta de recursos.

Após quase quatro anos pra concluir uma obra desse porte, finalmente entregue, deve ter sido gratificante para a empresa que a construiu. Todavia, para o esporte paraense fica um gostinho travoso de que outra receita fosse necessária pra tornar mais apetitoso esse acepipe. Do jeito que ele está, certamente não dará acesso à degustação que um gasto desse porte deveria ofertar. Lamentável!

Nenhum comentário: