Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Como será o amanhã?


Segundo o trôpego presidente privata, Aécio Neves, seu partido pretendia fazer mais prefeitos que o PMDB por todo o Brasil a fim de chegar como favorito em 2018.

Não sei no resto do Brasil, mas aqui no Pará a estratégia deu com os burros nágua. O PMDB elegeu 42 prefeitos e o PSDB apenas 31. Pra completar, o partido dos Barbalhos ganhou em Canaã dos Carajás e Parauapebas, os dois municípios mais ricos do estado, além da emergente Altamira, onde fica Belo Monte.

Diante disso, podemos afirmar que há uma vantagem pemedebista nessa largada na medida em que toda aquela retórica de Helder Barbalho a respeito da infraestrutura do estado passa pela viabilidade da comercialização de nossas riquezas, principalmente as produzidas nos municípios citados, inclusive a energia elétrica gerada pela nova hidrelétrica.

Independente de quem Jatene escolha pra seu sucessor, certamente encontrará maiores dificuldades do que as verificadas em 2014, quando o atual governador esteve a oito mil votos de perder a eleição no primeiro turno.

Flexa deve tentar renovar sua boa vida de playboy no Senado Federal, ficando até aqui como pretendentes Manoel Pioneiro e Adnam Demarcki, podendo juntar-se aos dois o próprio Zenaldo, caso vença o segundo turno das presentes eleições.

Assim, o PMDB larga na frente com um candidato já em campanha e contando com uma máquina ministerial invejável para a missão. Resta saber o que ocorrerá em 2018 lá por Brasília, capaz de impor contratempos a esse quadro.

Por exemplo, se o golpe dentro do golpe concretizar-se, isto é, se Gilmar Mendes inviabilizar Temer obrigando o Congresso Nacional a realizar eleições indiretas pra achar um sucessor que complete o mandato de Dilma, após o impedimento de vice desta.

Provavelmente estaríamos sob uma conjuntura dominada pelo PSDB, logo, com Helder bastante enfraquecido, em relação ao cacife que ostenta no momento. Mas, tudo não passa de especulação levando em conta apenas as consequências do que ocorreu ontem. A partir de agora, novos elementos aparecerão para enriquecer matizar esse quadro e apimentar a futura disputa .

Nenhum comentário: