Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Waldir Maranhão anula CPI da UNE, criada por Eduardo Cunha

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou, na sexta-feira, 8, a criação da CPI da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada no dia 4 de maio pelo ex-presidente da Casa,Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pouco antes do seu afastamento, atendendo a um requerimento de autoria do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que fazia parte da tropa de choque de Cunha.

Para anular o requerimento, Waldir Maranhão atendeu a uma questão de ordem formulada pelos deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Erika Kokay (PT-DF) que argumentaram não haver fato determinado que justificasse a criação de uma CPI.

“Com efeito, o destino que pessoas privadas conferem aos bens ou recursos que recebam do Poder Público a título e indenização por danos sofridos não podem ser objeto de inquirição por parte deste mesmo Poder Público, de modo que o interesse público não se revela presente”, disse o presidente interino na decisão.

Seguir

Erika Kokay
✔@erikakokay



O dep. @WaldirMaranhao acolheu questão de ordem dos deps Erika Kokay e @orlandosilva e anulou a CPI da @uneoficialhttp://goo.gl/JoCmRn
10: 46 - 11 jul 2016


Presidente interino da Câmara anula CPI da UNE, criada por Cunha

Ex-presidente da Casa havia atendido pedido do deputado pastor Marco Felicianooglobo.globo.com


66 Retweets
1010 favoritos

Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a CPI da UNE era mais um capítulo na criminalizaçãodos movimentos sociais. A criação da CPI havia partido de uma ilegalidade do ex-presidente da Casa.

À época, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) , denunciou que Cunha havia ignorado o regimento da casa ao abrir a CPI fora da sessão ordinária e ignorando a fila das CPIs.

STF

Na quinta-feira, 7, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, já havia negado o pedido de um grupo de parlamentares do PSDB, PTB e PSC para garantir a instalação da CPI. Na decisão, o ministro entendeu que a questão deveria ser resolvida politicamente pela Câmara.

“Não cabe qualquer intervenção deste tribunal para acelerar os trabalhos parlamentares, visto que se trata de matéria submetida a critérios de ordenação dos trabalhos parlamentares, os quais, a toda a evidência, não se submetem ao crivo jurisdicional.”
(Agência PT de Notícias)

Nenhum comentário: