Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Pedido de prisão de Lula reforça solidariedade internacional


Documento afirma que Lula incomoda por ser o símbolo de uma agenda contestada pelas elites: o desenvolvimento associado à universalização de direitos.

Intelectuais da Europa, EUA e América Latina acompanham com apreensão o cerco conservador e a ofensiva golpista contra Lula que subiu um novo degrau na noite desta 5ª feira, com o pedido de prisão contra o ex-presidente feito pelo Ministério Público de São Paulo.

Um abaixo assinado que já circulava em universidades e grandes capitais do mundo (leia o texto abaixo) deve ganhar maior envergadura agora, com o pedido de prisão do ex-presidente solicitado por promotores de São Paulo.


No texto do documento, os intelectuais pedem às autoridades brasileiras ‘o maior empenho em fazer cessar a perseguição que ora o atinge, bem como a sua família e seus colaboradores, com o fim das violações de direitos a que vem sendo submetidos’.

O documento afirma ainda que ‘referências históricas como Lula são um patrimônio inestimável da humanidade’.

E conclui: ‘O líder brasileiro incomoda por ser o símbolo de uma agenda contestada pelas elites: o desenvolvimento associado à universalização de direitos sociais e à democratização das decisões de Estado’.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Carta aberta em solidariedade a Luiz Inácio Lula da Silva


Nós, abaixo assinados, manifestamos nossa total solidariedade ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que vem sendo submetido a uma verdadeiro massacre contra sua reputação e a de sua família, ademais do desrespeito aos seus direitos, por parte de setores do Sistema Judiciário brasileiro, da Polícia Federal e da mídia conservadora.

Esta caçada culminou na sexta-feira, dia 4 de março, com sua detenção arbitrária e abusiva diante da lei, um verdadeiro sequestro a título de condução coercitiva para depor, de alguém que jamais se recusou a atender a Justiça e pela qual não fora intimado nem solicitado previamente

O arbítrio consumou-se na bizarra escolha de um aeroporto para interroga-lo, em dependências da Polícia Federal.

Toda a ação teve acompanhamento privilegiado por parte da mídia conservadora, previamente informada do timming da captura do maior líder popular brasileiro.

Um dos principais jornais do país, a 'Folha de São Paulo', sequer dissimulou a sintonia com os bastidores da operação: em reportagem no dia seguinte ao fato, o diário afirmou, explicitamente, que chegou ao edifício onde reside o ex-presidente às 5:15 da manhã.

A Polícia Federal chegou ao local às 5:40 hs.

Configura-se flagrante violação dos direitos humanos e de cidadania garantidos pela Constituição brasileira e uma agressividade inédita a um ex-presidente da República.

Luiz Inácio Lula da Silva é uma das mais expressivas lideranças mundiais, tendo contribuído em suas administrações para fixar um marco na luta contra a fome e a miséria --da qual 40 milhões de brasileiros se libertaram em seus dois mandatos consecutivos(2003/2010).

Os programas sociais que permitiram esse feito foram aclamados pela ONU e a FAO, tendo sido adotados em diversos países.

O cerco a Lula integra um movimento mais geral observado em toda a América Latina nesse momento.

A longa convalescença da crise mundial acirrou a disputa pela renda em economias atingidas duramente pela contração do comércio exterior.

O líder brasileiro incomoda por ser um símbolo de uma agenda contestado pelas elites:o desenvolvimento associado à universalização de direitos sociais e à democratização das decisões de Estado.

Referências históricas como Lula são um patrimônio inestimável da humanidade.

Rogamos às autoridades brasileiras o maior empenho em fazer cessar a perseguição que ora o atinge, bem como a sua família e seus colaboradores, com o fim das violações de direitos a que vem sendo submetidos.
(Forum 21/ Carta Maior)

Nenhum comentário: