Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

VITÓRIA DA DIPLOMACIA BRASILEIRA. ISRAEL RECUA E DESISTE DE INDICAR DAYAN NO BRASIL

247 - Funcionários da chancelaria israelense disseram à mídia local que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu desistiu da nomeação de Dany Dayan como embaixador em Brasília. Ele será designado embaixador em outro país.

A indicação de Dayan causou polêmica no Brasil por ter sido presidente do Conselho Yesha (entre 2007 e 2013), um órgão de colonos judeus em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, que foram ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Na última sexta-feira, um grupo de embaixadores aposentados do Itamaraty lançou um manifesto criticando a decisão de Netanyahu de indicar um embaixador no Brasil sem submetê-lo, antes, ao governo brasileiro.

Lembrando a memória do embaixador Luís Martins de Sousa Dantas, “que salvou centenas de judeus do Holocausto”, eles dizem que a indicação é uma afronta: “Essa quebra da praxe diplomática parece proposital, numa tentativa de criar fato consumado, uma vez que o indicado, Dani Dayan, ocupou entre 2007 e 2013 a presidência do Conselho Yesha, responsável pelos assentamentos na Cisjordânia considerados ilegais pela comunidade internacional, e já se declarou contrário à criação do Estado Palestino, que conta com o apoio do governo brasileiro e que já foi reconhecido por mais de 70% dos países membros das Nações Unidas”, disseram.

Nenhum comentário: