Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Os bobos da corte


A célebre frase de Maria Antonieta,'se não tem pão que comam brioches', retrato da alienação da corte francesa diante da situação de ebulição que pouco depois levaria à queda da Bastilha, é um pouco a alienação daquela trupe midiática que vagueia entre imprecações,imprecisões e manipulações, na Globo News.

Ontem, por exemplo, demonstravam toda sua perplexidade advinda da ignorância de quem só vê até o limite do horizonte político e geográfico fornecido pela elite. Aquele estúdio tanto pode ser uma estilosa caverna platônica, concebida por um renomado designer sediado ali mesmo na av.Paulista, quanto uma dependência do Versalhes fora de época.

Com efeito, crer que aquela multidão que foi às ruas defender a democracia é inexplicável, diante do alto índice de desaprovação da presidenta, é viajar nas asas do helipóptero e introjetar os delírios aecistas. Primeiro, as pesquisas que se baseiam esses atabalhoados jornalistas carecem de credibilidade; segundo, a presidenta não é do agrado de todos aqueles que foram às,ruas. Mas ali havia um bem muito mais valioso a defender que um mandato: a democracia.

Se fossem um pouco mais cuidadosos no exercício da profissão, fariam uma leitura pertinente a respeito da Revolução Francesa, capaz de lhes fazer entender que havia profundas divergências entre os grupos que tinham como objetivo principal por fim à nobreza. Felizmente, para esses globais,a engenhoca inventada por Jean Guillotan não é mais usada pela massa enfurecida contra eventuais desmandos elitistas.

Nenhum comentário: