Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 15 de novembro de 2015

Next sunday comes?

:

“Hoje fizemos história. Nenhum comício desta campanha reuniu tanta gente em um mesmo evento. Ontem, cheguei à cidade e as propagandas republicanas me identificaram como o extremista de Vermont. Extremista é quem nega o direito dos trabalhadores de barganhar na mesa por melhores condições de trabalho. É quem diz às mulheres que elas não são capazes de decidir o melhor para seus próprios corpos. É quem as trata como crianças ao negar o direito de acesso a contraceptivos. É quem corta os impostos de bilionários e se recusa a aumentar o salário mínimo”, disse o senador democrata Bernie Sanders, ontem em debate promovido pela Rede de Televisão CBS, entre os pretendentes democratas.

E disse mais, "A invasão desastrosa do Iraque, à qual eu me opus frontalmente, desorganizou toda a região e permitiu a ascensão não apenas da Al-Qaeda como também do Estado Islâmico. Foi a pior decisão de política externa dos Estados Unidos em toda a sua história", responsabilizando a política externa estadunidense por toda a barbárie verificada no Oriente Médio, bem como as ações terroistas na Europa e EUA.

Desde o democrata Geoge Mc Govern que um candidato assumidamente socialista pleiteava a presidência da nação capitalista mais poderosa do planeta. Em 1972, Mc Govern perdeu para o republicano Richard Nixon , que viria a ser apeado do poder, após o caso Watergate. Agora, Bernie Sanders parece assustar seus adversários internos e assombrar os republicanos e a banda conservadora daquele país.

No entanto, a conjuntura atual é bastante diferente  daquela que proporcionou a vitória de Nixon. Com uma quantidade de miseráveis como nunca dantes o país experimentou e uma crise na educação sem precedentes, é provável que o eleitorado de origem hispânica e afrodescendente compareça maciçamente às urnas pra derrotar os republicanos.

A questão é saber se Sanders conseguirá internamente derrotar  Hillary Clinton e representar o Partido democrata. Hillary parece muito forte internamente pelo desempenho moderado, principalmente no tema política externa. No entanto, diante de certos gestos de Obama, principalmente na aproximação com Cuba, mostra que os democratas parecem ter finalmente despertado para a realidade e constatado que não irão muito longe enquanto confundirem-se com os reacionários republicanos. Será?

Nenhum comentário: