Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

domingo, 11 de outubro de 2015

O delinquente


Impagável, a alcunha que Jânio de Freitas achou para caracterizar a obsessão golpista de Aécio Neves: "Taradinho do Impeachment". Há tempos, esses filhotes da burguesia descarregavam suas taras juvenis nas serviçais de suas casas. Hoje, já maduro, Aécio parece continuar o mesmo garotinho que não gosta de ser contrariado, daí tentar reverter na marra a derrota que sofreu nas urnas.

Esse atavismo político que acomete essa geração de descendentes do conservadorismo da República Velha parece induzi-los às mais estapafúrdias reações individuais, jogando por terra toda uma imagem de cavalheiros, simpáticos e democratas, soterrada pela herança autoritária que guardam dentro de si e que aflora com a violência regulada pelo tamanho da frustração.

Com efeito, Aécio coloca seu destino de vencedor, que a sua classe social imagina ter, acima da lei, da vontade da sociedade e da institucionalidade republicana. Toma as mais desvairadas decisões e, em seguida, faz discurso de estadista pregando estar limpando a política brasileira dos vícios que secularmente sofre. Alheio à origem desses vícios, bem como ao histórico da nação que aponta quem são os malfeitores, auto investe-se do benfeitor do povo e vai em frente nessa cruzada patética e ignominiosa. Triste!

Nenhum comentário: